O que fazer em Oxford

7 locais de filmagem de Harry Potter em Oxford

Harry Potter em Oxford! Da Biblioteca de Hogwarts ao Grande Salão de Jantar, várias cenas de Harry Potter foram filmadas nas faculdades de Oxford. Se você já esteve em alguma dessas faculdades, isso não será nenhuma surpresa. Metade delas poderia, tranquilamente, passar como uma vida real em Hogwarts.

Confesso que fiquei muito impressionada e tocada com tudo o que vi em Oxford. A arquitetura, estrutura e atmosfera daquelas enormes e pesadas faculdades misturadas a um ambiente estudantil muito sério mas também doce. E foi, realmente, inevitável dentro desse contexto não me remeter a algumas semelhanças e memórias da série Harry Potter.

Eu não adentrei em todos os locais de filmagem da série Harry Potter em Oxford, mas irei tentar nesse post contextualizá-los e fazer alguns links com os lugares em que realmente ocorreram gravações ou serviram de inspiração.

7 locais de filmagem de Harry Potter em Oxford

1. Biblioteca de Duke Humphrey x Biblioteca Bodleian

Com cantos escuros e misteriosos e prateleiras do chão ao teto de livros e manuscritos antigos, não é de admirar que a Duke Humfrey’s Library foi escolhida para ser a Biblioteca de Hogwarts em “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. Demorou três dias para completar as cenas filmadas aqui e a cena mais memorável é quando Harry usa sua capa da invisibilidade (Cloak of Invisibility) pela primeira vez para entrar na seção restrita da Biblioteca de Hogwarts sem ser visto.

Harry Potter em OxfordHarry Potter em OxfordO que fazer em Oxford

A Duke Humphrey’s Library está localizada dentro da Biblioteca Bodleian, a principal biblioteca de pesquisa da Universidade de Oxford. Para visitar a Biblioteca Duke Humphrey, você precisa se inscrever para uma das excursões diárias da biblioteca. A opção mais barata é um mini tour de 30 minutos por £6. Uma lista de todos os tours e horários pode ser encontrada aqui. (Foto 1 e 2: Internet)

2. A Escola de Divindade x Bodleian Library de Oxford

Usado nas filmagens dos quatro primeiros filmes da série, você reconhecerá a Escola de Divindade que serviu como a Enfermaria de Hogwarts. Este salão é onde Harry acorda no final do primeiro filme depois de confrontar Voldemort pela primeira vez, onde Harry e Hermione usam o time turner para salvar Sirius Black em “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” e onde a Professora McGonagall ensina Rony a dançar para o Baile de Inverno em “Harry Potter e o Cálice de Fogo”.

Harry Potter em OxfordHarry Potter em Oxford

Também localizado dentro da Bodleian Library de Oxford, você pode visitar a Divinity School como parte de uma das visitas guiadas mencionadas acima, ou pode comprar um bilhete por £1 que permite acesso somente à Divinity School.

3. Novos alunos x New College

Os corredores de Hogwarts mudam de filme para filme, mas eles compartilham uma coisa em comum: eles sempre parecem saído de um castelo de conto de fadas (ou de bruxo, rs). Os corredores de Hogwarts em “Harry Potter e o Cálice de Fogo” são semelhantes a claustros desmoronados de um castelo dentro do New College.

Harry Potter em Oxford

Os claustros estão localizados ao lado do Quadrilátero Frontal, dentro do New College, uma das faculdades mais antigas da Universidade de Oxford. A entrada no New College é £5. (Foto New College: Internet)

4. New College Courtyard x New College

Você pode reconhecer este pátio e a velha árvore retorcida no mesmo filme do claustro acima. O pátio do New College é onde Harry derruba Cedric sobre os dragões que eles estavam lutando na primeira tarefa, e a árvore (que tem quase 200 anos) aparece na cena imediatamente após a troca de Harry e Cedric, onde Malfoy provoca Harry, fazendo com que Mad-Eye Moody o transformasse em um furão.

Harry Potter em Oxford

Tal como os claustros, o pátio do New College pode ser visto através de uma visita auto-guiada ao colégio. Horário de funcionamento e informações para visitantes podem ser encontradas aqui. (Foto New College: Internet).

5. Bodley Tower Staircase x Christ Chuch

Um dos mais famosos locais de filmagem de Harry Potter em Oxford, a grande escadaria de pedra dentro da Bodley Tower aparece proeminentemente nos dois primeiros filmes. Várias cenas memoráveis ​​foram filmadas aqui – desde a primeira chegada de Harry em Hogwarts até uma sequência de flashback entre Tom Riddle e Dumbledore até a cena perto do final do primeiro filme em que Harry se reencontrará com Ron e Hermione após serem liberados da enfermaria.

Harry Potter em OxfordO que fazer em Oxford

A escadaria da Torre Bodley está localizada dentro da faculdade Christ Church. Os bilhetes de entrada custam entre £8 e 10, dependendo da época do ano em que você visitar. Você pode verificar o horário de funcionamento e comprar bilhetes on-line aqui.

Saiba mais sobre a Christ Church: a principal faculdade de Harry Potter em Oxford 

6. Grande Salão de Hogwarts x Christ Chuch

Embora nenhuma filmagem realmente tenha acontecido aqui, o refeitório da Christ Church forneceu a principal inspiração para o Grande Salão de Hogwarts. É fácil identificar as semelhanças entre os dois – as janelas arqueadas que revestem as paredes, as mesas extra longas, entre outras.

Harry Potter em OxfordO que fazer em Oxford

O refeitório também está incluído no seu ingresso para a Christ Church. Esteja preparado para multidões aqui, bem como na escadaria. Todos querem conferir de perto!

7. Novos alunos x Christ Chuch

Os belos claustros da Christ Church foram transformados nos corredores de Hogwarts em “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. Depois que Harry é procurado pelo time de Quadribol da Grifinória, Hermione diz a Harry que o candidato está “no sangue dele” e mostra uma vitrine no corredor contendo um troféu de quadribol com o nome do pai dele. Esta cena foi filmada nos claustros do que é atualmente uma livraria.

Harry Potter em Oxford

Os claustros da Christ Church estão incluídos no seu ingresso para a faculdade. Você pode verificar o horário de funcionamento e comprar bilhetes on-line aqui. (Foto do claustro da Christ Church: Internet).

Você curtiu Harry Potter? O que você achou?

Gostou? Compartilhe!

2 comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =

2 comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × três =