Natural History Museum. Museus para visitar em Londres

7 museus de Londres para você conhecer

Museus podem ser um programa chato para muita gente, mas tem alguns que são imperiosos você conhecer. Os museus de Londres estão entre os mais espetaculares do mundo e aqui nós vamos tentar convencer você a experienciar cada um deles. Confira a seguir nossa lista dos melhores museus de Londres.

7 museus de Londres para você conhecer

 

1. Museu de História Natural (Natural History)

O Museu de História Natural só pelo prédio já dá vontade de visitar, mas ele é uma atração que você simplesmente não pode omitir em seu itinerário. Desde a incrível arquitetura do próprio edifício até as famosas exposições internas, este museu é um dos mais populares no Reino Unido.

Museus de Londres - Natural History MuseumMuseus de Londres - Natural History MuseumMuseus de Londres - Natural History Museum

A lista de exposições no Museu de História Natural está sempre mudando. Algumas galerias e exposições são permanentes – a espetacular coleção de esqueletos de animais bem preservados, por exemplo, continua sendo uma das principais atrações de todo o museu. Mas há também uma lista atualizada regularmente de exposições temporárias que se concentram em um elemento específico da vida natural e educam sobre o poder da natureza.

Museus de Londres - Natural History MuseumMuseus de Londres - Natural History Museum

Outros destaques do Natural History Museum incluem coleções completas de fósseis de dinossauros e de animais pré históricos, teorias da evolução humana, biologia humana, botânica e outras curiosidades. A seção da dinâmica interna e externa da Terra “The Power Within” com uma simulação do tremor de terra de Kobe/Japão ao vivo é bem bacana também.

Museus de Londres - Natural History MuseumMuseus de Londres - Natural History Museum

Esse museu é muito interativo e dinâmico e dá facilmente para se perder vendo os setores e salas que abordam vários aspectos de história natural. Algumas salas têm exposição paga, mas a maior parte é gratuita. Há, claro, fila na entrada, mas anda rápido e de modo muito organizado. Ele é o paraíso, principalmente, para as crianças e adolescentes, mas vai, adulto também, parece que você está dentro de um filme! Museuzaço!

Museus de Londres - Natural History Museum

Charles e a soberania de quem entra pra história

?Entrada franca, mas vale a pena fazer a doação de £5.00 que solicitam na entrada.

?South Kensington. Cromwell Road | South KensingtonLondres SW7 5BD.

2. Museu da Ciência (Science Museum)

Ao lado do Museu de História Natural, está o Museu da Ciência, que é o museu de ciência e tecnologia mais visitado da Europa. “Lar” da engenhosidade humana, são mais de 15.000 objetos em exibição, incluindo histórias de realizações científicas incríveis, exposições premiadas e objetos icônicos mundialmente famosos, como a cápsula de comando Apollo 10 e o Foguete de Stephenson.

Museus de Londres - Science MuseumMuseus de Londres - Science MuseumMuseus de Londres - Science Museum

Galerias interativas dão vida aos primeiros princípios científicos e debates sobre ciência contemporânea. Além disso, é possível experimentar como é voar com o Red Arrows ou decolar em uma missão espacial Apollo em simuladores 3D e 4D ou assistir a um filme em uma tela mais alta que quatro ônibus de dois andares no IMAX 3D Cinema. Não falta coisa muitooooo interativa pra fazer aqui.

Museus de Londres - Science MuseumMuseus de Londres - Science Museum

O Museu da Ciência explora desde o “início” do sistema solar até como a ciência contribui para o avançar da tecnologia e a invenção de objetos/técnicas que permitiram a evolução do ser humano, bem como  inovações e desenvolvimento tecnológico. Extremamente interativo, ele é muito interessante, principalmente, para as crianças.

Museus de Londres - Science MuseumMuseus de Londres - Science MuseumMuseus de Londres - Science Museum

Não perca nenhum dos andares, cada um revela mais surpresas que o outro. No subsolo, tem a mostra da evolução dos eletrodomésticos e eletrônicos, uma super viagem no tempo, na qual não faltam histórias e risadas, rs.

Espetacular e ainda melhor: gratuito! Fica do lado do Museu de História Natural. Faça os dois juntos.

?Gratuito

?South Kensington. Exhibition Road, South Kensington, London, SW7 2DD.

3. Victoria and Albert Museum

O Victoria and Albert Museum é o maior museu de arte e design do mundo, representando mais de 3.000 anos de criatividade humana, com coleções inigualáveis em seu escopo e diversidade.

Museus de Londres - Victoria and Albert Museum

O Victoria and Albert Museum está localizado no “bairro dos museus de Londres”, em South Kensington. O Museu de História Natural e o Museu da Ciência estão a poucos passos de distância (já falamos sobre ele aí acima), facilitando a visita a todos os três museus no mesmo dia, se você tiver fôlego pra tanto, rs. Mas claro que você precisará de muito mais do que um dia para ver tudo em qualquer um desses museus.

Se você entrar no Museu Victoria and Albert pela entrada principal da Cromwell Road, verá algo especial antes mesmo de entrar em qualquer uma das galerias. Pendurado no teto do lobby há um lindo lustre de vidro soprado esculpido por ninguém menos que Dale Chihuly. (Ok, eu nem conheço esse designer, mas tava lá a informação!).

Museus de Londres - Victoria and Albert Museum

À direita do lobby principal é um dos espaços mais bonitos do Victoria and Albert Museum. Estão as Galerias Paul e Jill Ruddock e as esculturas renascentistas exibidas nelas. Esculturas é uma das minhas artes favoritas de se ver nos museus, principalmente porque não preciso de um ‘background’ em história da arte para entender e apreciá-las, rs, mas também porque são de ficar babando mesmo, fala sério!

Museus de Londres - Victoria and Albert MuseumMuseus de Londres - Victoria and Albert MuseumMuseus de Londres - Victoria and Albert MuseumMuseus de Londres - Victoria and Albert Museum

Nos últimos anos, o V & A passou por um programa de renovação e restauração. Os destaques incluem além das galerias medievais da Renascença que contêm alguns dos maiores tesouros sobreviventes do período, a galeria de joias de tirar o fôlego e as impressionantes galerias britânicas, ilustrando a história da Grã-Bretanha através da arte e do design da nação.

Museus de Londres - Victoria and Albert MuseumMuseus de Londres - Victoria and Albert MuseumMuseus de Londres - Victoria and Albert Museum

Outra joia boa de conferir é a Biblioteca Nacional de Arte do Victoria and Albert Museum, uma das maiores bibliotecas de referência do mundo para as artes finas e decorativas. Qualquer pessoa pode entrar depois de apresentar uma identificação, mas todos os pertences precisam ser deixados na recepção. Você pode ter acesso a qualquer um dos livros só não pode ser retirados das instalações.

Museus de Londres - Victoria and Albert Museum

Além da coleção permanente gratuita, o V & A oferece um programa de exposições temporárias e extenso programa de eventos. Uma dessas exposições temporárias que conferi foi a de vestidos de casamentos de 1775 a 2014, uma exposição muitooo bacana e interessante!

Museus de Londres - Victoria and Albert Museum

Como se não bastasse tanta coisa linda para explorar dentro desse museu, os próprios museus de Londres são uma obra de arte em si. O V & A é um exemplo perfeito disso, com uma mistura de design vitoriano e eduardiano e uma arquitetura de tirar o fôlego, de nos fazer suspirar bem fundo. E você se dá ainda mais conta que está vivendo uma e em um lugar de fantasia quando o café do museu pode rivalizar tranquilamente com muitas das igrejas que você visitou. Oh, God! ?

Museus de Londres - Victoria and Albert MuseumMuseus de Londres - Victoria and Albert Museum

Na parte externa do V & A também tem um café muito gostoso?Gratuito

Metrô: South Kensington. Cromwell Road, Knightsbridge, London SW7 2RL

4. Tate Modern

O Tate Modern Museum é o museu nacional da Grã-Bretanha de arte moderna e contemporânea. Como todo museu de arte moderna, O Tate Modern é moderno (redundante isso, rs) e oferece salas e galerias com muito espaço para as mais variadas exposições. Diferente dos outros museus de Londres, você não irá ficar se batendo em ninguém, rs. E, sinceramente, você pode chamar um museu de arte moderna, se não tiver uma sala inteira dedicada a uma coleção de palitos entrelaçados? Acho que não, rs.

Museus de Londres - Tate ModernMuseus de Londres - Tate ModernMuseus de Londres - Tate Modern

Mesmo sendo fora do comum ir a um museu de arte para ver outra coisa que não seja arte, mas como eu amo uma vista e, em Londres, não dá para perder a oportunidade de se ter uma boa visão! Por isso, suba até o último andar, onde há um restaurante e aproveite uma super vista panorâmica do Rio Tâmisa, da St Paul’s Cathedral e da Millenium Bridge.

Museus de Londres - Tate ModernMuseus de Londres - Tate Modern

Valor: Gratuito

Metrô: Southwark ou Blackfriars. Chegue a ele também através da Millenium Bridge.

5. National Gallery (Galeria Nacional de Arte)

Museus de Londres - National GalleryMuseus de Londres - National Gallery

Outro museu arrebatador de Londres! A National Gallery é o lar de mais de 2.000 pinturas de nomes conhecidos como Monet, Van Gogh, Michaelangelo, Botticelli, Leonardo da Vinci, Rembrandt e muito mais que eu nunca ouvi falar.

A entrada na Galeria Nacional é gratuita (aliás, sério mesmo que ela é de graça?) e a exposição de arte começa antes mesmo de você entrar nas galerias, pois o piso no hall de entrada é uma obra de arte em si. Dezenas de cenários coloridos em mosaico, retratando os Trabalhos e os Prazeres da Vida e as Virtudes Modernas, decoram os patamares do salão principal (me perdoem porque eu não tirei fotos da parte interior da galeria, realmente eu tava com a cabeça nas nuvens).

A maioria dos museus de arte na Europa possui o design bastante discreto, de modo a manter o foco principal na arte. Não é assim na National Gallery. Em todas as grandes galerias você encontrará tetos altos, coloridos e uma luz natural que entra por pequenas cúpulas com tampo de vidro. Verdade que as galerias da National Gallery são tão lindamente projetadas que às vezes eu achava mais atraentes que a própria arte ali exposta, (pessoa sem cultura, rs).

Localizada no coração histórico e na praça mais pulsante de Londres, a Trafalgar Square, é aquele lugar onde você se sente em Londres e sente Londres dentro de você! Antes ou depois da visita à galeria, sente e aproveite a praça e os muitos turistas que se divertem no seu monumento e principalmente com os grandes leões. A dica é aproveitar ao máximo esse lugar que é um dos lugares mais movimentados e enérgicos de Londres.

Confira aqui nosso post completo sobre a Trafalgar Square

Museus de Londres - National Gallery

Metrô: Charing Cross.

6. Museum of London

Museus de Londres - Museum of LondonMuseus de Londres - Museum of London

No Museu de Londres é possível conhecer o passado turbulento da capital, sua pré-história e como a cidade mudou sob romanos e saxões, bem como a Londres medieval, nos tumultuados anos em que Londres foi devastada por guerras civis, pragas e incêndios. Nas Galerias da Londres Moderna, é possível passear pelas ruas da Londres vitoriana e outros.

Infelizmente, quando cheguei ao Museum of London ele já tinha fechado, mas ainda foi possível conferir uma exposição muito massa de fotos da família real. Kate, minha musa inspiração!

Museus de Londres - Museum of London Museus de Londres - Museum of London Museus de Londres - Museum of London Museus de Londres - Museum of London Museus de Londres - Museum of LondonMuseus de Londres - Museum of London

Metrô: St Pauls / Barbican / Moorgate. Barbican e Moorgate: Siga as placas para o museu ao longo da High Wall. 150, London Wall.

7. Shakespeare Globe Theatre

O Shakespeare’s Globe Theatre não é um museu e, sim, um teatro, mas que vale a pena ser visitado. Ele é uma reconstrução fiel da casa de espetáculos ao ar livre, projetada em 1599, onde muitas das peças de Shakespeare foram realizadas. Inspirado nas condições históricas únicas de dois belos teatros icônicos, o Globe Theatre estimula o poder da performance, a curiosidade intelectual e estimula o aprendizado para tornar Shakespeare mais acessível a todos.

Museus de Londres - Shakespeare Globe TheatreMuseus de Londres - Shakespeare Globe Theatre

Dizem que assistir a um espetáculo de Shakespeare aqui é mais que memorável, pois como teatro é fiel ao seu original e reproduz os antigos teatros de arena, o foco está na atuação dos atores, mesmo com ausência de cenários e figurinos mais elaborados.

Museus de Londres - Shakespeare Globe Theatre

As peças que encenam a obra de Shakespeare só ficam em cartaz por temporadas. Caso você não dê essa sorte (eu não dei), é possível fazer um tour pelo teatro e conferir a Globe Shop, a lojinha do teatro que oferece uma gama exclusiva de presentes peculiares de Shakespeare, como livros, joias exclusivas, DVDs e outros. É uma verdadeira perdição essa lojinha, você vai querer comprar tud.

Metrô: Mansion House / St Paul’s. Fica do lado do Tate Modern, pegue a Millenium Bridge. London Bridge / Blackfriars / Waterloo. Caminhe ao longo da margem a do rio a partir da London Bridge ou Waterloo. 21 New Globe Walk, Bankside. London SE1 9DT.

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *