Munique - Alemanha

Alemanha: Um passeio pelo centro histórico de Munique

Munique foi a última cidade que visitei na Alemanha e confesso que, além de já estar um pouco cansada, eu não tive muito tempo na cidade. Então o meu tour consistiu basicamente no centro histórico, que é muito lindo e tem muita coisa legal para ver. Mas claro que, para conhecer melhor Munique, você precisará de muito mais tempo na cidade.

O centro de Munique é o melhor lugar para você se familiarizar com a cidade e o lugar perfeito para começar a explorá-la tendo muitos ou poucos dias. A Marienplatz, por sua vez, é a principal praça de Munique desde 1158, com uma coluna mariana homônima em seu centro erguida em 1638 para marcar o fim da ocupação sueca durante a Guerra dos 30 Anos.

Marcando o epicentro da cidade e construído em estilo neogótico, o Neues Rathaus (a nova prefeitura) é um gigante edifício repleto de gárgulas, dragões e gerânios e acredito ser um dos prédios mais maravilhosos da cidade e de toda Alemanha. Ele é lindo e impressionante mas o da praça principal de Bruxelas, que é bem parecido, é ainda mais grandioso. Nesse prédio também funciona o principal escritório de informações turísticas de Munique e você pode ter uma visão da cidade, subindo (por elevador) até a sua torre de 85 m de altura.

Munique - Alemanha Munique - Alemanha Munique - Alemanha

Ainda no Rathaus, não perca jamais o Glockenspiel, o espetáculo do carrilhão dos sinos em memória de acontecimentos marcantes na história do antigo império da Baviera. Acho que esse é o ponto alto para qualquer pessoa que visite Munique. O Glockenspiel consiste em três níveis que retratam cenas diferentes, incluindo o Ritterturnier, um torneio de cavaleiros. Com uma antiga música bávara abrilhantando o espetáculo, é o mais puro deleite. Para ver essa linda, singela e emocionante (eu me emocionei) apresentação, basta ficar à sua frente às 11h, 12h e às 17h. É uma grande pena que não dá para anexar aqui o vídeo que fiz dele.

Munique - Alemanha Munique - Alemanha

A Igreja de Nossa Senhora de Munique fica próxima à praça principal e tem uma história interessante sobre a sua construção. Apesar do seu enorme tamanho, ela foi concluída em apenas 20 anos. Diz a lenda que o próprio ‘diabo’ ajudou na construção da igreja, dando a razão porque ela foi concluída tão rápido. Ele ordenou que uma igreja fosse construída sem janelas, para que ele pudesse entrar na casa de Deus e espalhar seus ensinamentos vis enquanto estava sendo obstruído da luz do dia. Os construtores, espertos, construíam a parte de trás da igreja sem janelas, então quando o diabo entraria, ele pensaria que a igreja foi construída sem janelas.

Munique - Alemanha Munique - Alemanha

Para sua surpresa, no dia em que terminou, o ‘diabo’ decidiu dar um passeio até a frente da igreja, onde descobriu enormes janelas deixando entrar a luz do céu. Em um ataque de raiva, ele bateu o pé e desapareceu deixando uma grande pegada na parte de trás da igreja. Se você acredita na história ou não, aí está a maldita pegada.

Munique - Alemanha

Depois de ver o “sapato do demônio”, vá até a Igreja de São Pedro caso queira desfrutar de uma visão de todo o centro da cidade. Sua torre tem nada menos que 299 degraus. Eu comecei a subir mas desisti logo no início, porque meu pé estava muito doendo. Dizem que a vista panorâmica do centro de Munique compensa o esforço e quando o tempo está muito bom, você pode até mesmo vislumbrar os Alpes à distância. Essa subidinha vai ficar para a próxima. Há uma pequena taxa de entrada para a plataforma de observação de 3 € por pessoa.

Outra igreja que vale a parada e apreciada é a Igreja de São Miguel (St. Michael Kirche), que fica na Neuhauser Straße, entre a Marienplatz e a Karlsplatz. Eu amo igrejas! Mas essa não é apenas mais uma no centro de Munique. Trata-se da maior igreja de estilo renascentista ao norte dos Alpes. Seu estilo teve uma enorme influência na arquitetura do início do barroco no sul da Alemanha. Ela é um verdadeiro encanto.

Munique - Alemanha

Munique e sua cerveja são mundialmente famosas. Há uma tradição contínua de mais de 1.000 anos de arte cervejeira e o melhor que você tem que fazer é aproveitar o quanto pode isso. Procure pela Hofbräuhaus, provavelmente o salão de cerveja mais famoso de Munique e copiado em todo o mundo. Ele fica no centro e tem muitos turistas, mas ainda assim uma autêntica coisa que você pode fazer em Munique.

Munique - Alemanha

O Hofbräuhaus fica numa área cheia de bares em Munique e próxima ao centro

A Königsplatz (Praça do Rei) é também um destaque de Munique. A praça, mantida em estilo grego clássico, abriga dois museus maravilhosos. Mas mesmo que você não pretenda entrar, tenho certeza de que a arquitetura fantástica da praça deixará sua marca em você. Aqui está o site do Glyptothek , um dos dois museus. (Foto: Reprodução/Internet)

Munique - Alemanha

→ Coisas que, em pouco tempo, dá para fazer no centro de Munique

Beba cerveja – Sério, é por isso que você visita a Alemanha, certo? Tem para todo tipo de gosto. Nós não somos grandes bebedores como os alemães mas sentar e beber cerveja alemã ajuda a fazer aquela atmosfera local que buscamos em toda e qualquer viagem.

Eat Brats – Beber cerveja em Munique ou em qualquer outro lugar na Alemanha deve vir acompanhado por uma visita a qualquer uma das BratwurstHause’s que você pode encontrar. Jogue sua dieta no espaço e experimente todas as delícias de salsicha oferecidas com um pouco de chucrute ao lado. Eles também servem uma salada de batata alemã bem interessante.

→ Onde ficar em Munique

Nós ficamos no The 4 You Hostel & Hotel, à esquerda em frente à Hauptbahnhof, principal estação de trem e que fica muito fácil se locomover pela cidade. O The 4 You fica a apenas 3 minutos a pé dessa estação e tem toda uma proposta ecológica, com quartos modernos com TV a cabo, internet no saguão e buffet de café da manhã incluso. Eu amei ficar nesse local!

→ Como ir a Munique

Eu cheguei a Munique de Praga e comprei minhas passagens de trem na Deutsche Bahn, a companhia ferroviária nacional alemã. Nesse caso específico, eles ofereceram uma passagem híbrida, uma parte do trajeto fiz de ônibus (Praga x Nuremberg) e uma outra parte de trem (Nuremberg x Munique). Foi a primeira vez que viajei dessa forma na Europa. Nuremberg, para quem não se lembra, foi a cidade onde ocorreu uma formação inédita de um tribunal militar internacional para julgar o alto escalão nazista por crimes de guerra e contra a humanidade durante a Segunda Guerra Mundial.

Planeje sua viagem para Munique

Hospedagem em Munique 

  • Booking.com tem 575 hotéis, hostels e pousadas em Munique e em todo o mundo. Você obtém cancelamento gratuito na maioria dos quartos e garantia de menor preço.

Aluguel de carros em Colônia

  • RentCars é o um dos maiores serviços de reservas de aluguel de carros do mundo, que compara todas as principais marcas. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você pode dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.

Seguro de viagem na Europa

  • Seguros Promo é um site que faz cotação para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto.
Gostou? Compartilhe!

Um comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =

Um comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 6 =