Baianos em São Paulo

Baianos em São Paulo: A quantas anda a migração baiana?

Baianos em São Paulo: A quantas anda a migração baiana? A migração nordestina para o Sudeste, em especial para SP, foi um fenômeno demográfico bastante relevante entre as décadas de 30 e 80 e mesmo com o seu declínio entre as décadas de 80 e 90, segundo o último Censo de 2010, cerca de 3 milhões de baianos vivem fora da Bahia, sendo que 1,7 milhão vivem no estado de São Paulo.

Esse número é tão grande que corresponde aproximadamente à soma da população de Feira de Santana (672 mil), Vitória da Conquista (310 mil), Lauro de Freitas (163 mil), Camaçari (242 mil), Candeias (83 mil), Dias D’Ávila (66 mil), São Sebastião do Passé (42 mil), Itaparica (58 mil) e Mata de São João (40 mil) juntas.

A população da Grande São Paulo é formada por nada menos que 45,5% de imigrantes de outros estados, e, segundo o IPEA, os baianos são o principal grupo, representando 11% do total da população. Não há como negar: os baianos estão por toda parte nesta gigante cidade, difundindo a nossa cultura, lutando contra o preconceito mas sobretudo fazendo muita diferença!

E, para aqueles que dizem “se a Bahia é tão boa, por que tanta gente mora fora dela? A melhor resposta é a de um baiano boca de zero, Nizan Guanaes: “Porque lá eu não me destaco, pois todos são baianos”. ❤

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *