Belícia Blog

Beleza e resistência na Ladeira da Preguiça, confira o ensaio da modelo Vanessa Ventura

Estamos encantados! Uma linda modelo baiana, negra, num ensaio encantador em plena Ladeira da Preguiça! Imaginou? A menina da vez é a Vanessa Ventura, modelo, ativista social e a blogger do Bélicia Blog. O ensaio, espetacular, vai muito além da beleza estética dela e do pitoresco local. A Ladeira da Preguiça não foi escolhida à toa. Mais que uma escolha geográfica, foi uma escolha também política para Vanessa.

Ladeira da Preguiça

A Ladeira da Preguiça foi uma das três primeiras ladeiras construídas em Salvador, provavelmente, já no século XVII, após a abertura das ladeiras da Misericórdia e da Conceição e foi construída dentro de uma determinada finalidade. Cumpria então o papel de ligar o porto da cidade à Cidade Alta. Dela partiam duas conexões para o extremo sul da cidade. Uma, a conhecida Visconde de Mauá, com saída no Largo Dois de Julho e a outra pelo Sodré, transversal da Rua do Cabeça.

Gradualmente preterida por em prol de vias de acesso mais rápido, depois de passar por um longo período de abandono, hoje existe um levante popular e cultural que fomenta o resgate e a cultura local. executado por moradores, tendo sido declarada toda ladeira como um centro cultural.

Para Vanessa Ventura, a Ladeira da Preguiça não é mesmo um lugar simples. “Há complexidade evidentes em seus moradores carentes e em suas ruas, coloridas por ilustrações de artistas diversos. Quem mora na Preguiça é leve, respira arte e cultura no dia a dia. Mas, tal qual a flor de um mandacaru, a beleza da comunidade é também resistência: é encarar a falta de apoio, o preconceito, a falta de pertencimento muitas vezes imposta pela Salvador que rodeia a Ladeira”.

Encante-se também por esse ensaio! Confira todas as lindas fotos acessando o link: http://beliciablog.com.br/beleza-e-resistencia-na-ladeira-da-preguica/

Gostou? Compartilhe!

Comente direto no Facebook

comentários