Bélgica: Um dia em Gent | Bate e volta de Bruxelas

Se você estiver viajando pela Bélgica ou procurando uma alternativa bacana para fazer uma pausa em Bruxelas, por que não visitar Gent, a capital da província dos Flandres Oriental? Bruges está uma verdadeira febre entre os brasileiros, porém Gent é também uma excelente opção. Eu simplesmente amei Gent e iria muito lastimar não ter conhecido uma cidade tão encantadora como essa.

Um dia em Gent

Eu fiz uma programação de passar um dia em Bruges, em um bate e volta a partir de Bruxelas. Porém resolvi dividir esse meu dia entre Gent (pela manhã) e Bruges (pela tarde). Foi super tranquilo, o dia rendeu bastante e maravilhoso ter conhecido essas suas cidades belga. Se você pretende ficar mais tempo em Gent, eu acredito que dois dias é o suficiente para conseguir ver o melhor de Gent, mas a sua estadia lá, sem dúvida, ficará em sua mente por um longo tempo.

Como chegar a Gent

Eu cheguei a Gent de Bruxelas, partindo da Estação Central de Bruxelas (Centraal Station ou Bruxelas Midi). É super simples. Basta pegar o trem nessa estação, que tem horário a cada uma hora. Eu não comprei a passagem antecipado, pois é bem tranquilo comprar na hora. Caso você queira comprar antes, compre aqui. Você só precisa ficar ligado na hora da escolha do trem se ele fará o trajeto mais curto, que dá uma média de 56 min. Há outros itinerários que levam pouco mais de duas horas. Valor da passagem: 15,80€.

Se você for direto para Gent ou para Bruges (fazendo pit stop em Gent), não haverá diferença da estação. Você soltará na Gent – St. Pietres e, indo para Bruges, depois retorna para esta mesma estação e pega outro trem seguindo para Bruges e sem pagar nada a mais por isso e o horário é livre, você pode pegar os trens a hora que quiser.

O que fazer em Gent

Gent é um pouco incomum em comparação a outras cidades europeias porque a sua estação de trem não está bem no meio da cidade. A estação de trem de St. Pieters está localizada na parte sul da cidade, sendo a outra, Dampoort, um pouco para o leste do centro, em uma parte da cidade. A St. Pieters fica um pouco afastada e leva cerca de 30 minutos caminhando até o seu centro.

Você também pode pegar um elétrico até o centro histórico, visto que ele fica a pouco mais de 2km de distância da estação. Eu curto ir andando porque já dá pra ir curtindo a cidade. O Elétrico Número 1, sai de frente da estação de comboios até à Igreja de São Nicolau.

Um dia em Gent

Na saída da estação, do lado direito, há um posto de turismo onde é possível pegar um mapinha da cidade, que ajuda bastante. De qualquer sorte, saindo da estação, caminhe um pouco para o lado direito e siga numa rua reta mais movimentada que ela dará no centro.

Um dia em Gent

St. Pieters: a estação central de Gent

A primeira impressão que você tem da cidade caminhando em direção ao centro é de um lugar exuberante e agradável, com ruas largas e arquitetura interessante. Uma vez no centro, você realmente vai perceber por que sua decisão de ir andando cá não foi um desperdício de energia.

Gent

Gent - Bélgica

A rua que leva ao centro histórico de Gent… tava uma chuvinha

Por que você deve visitar Gent

Gent é a segunda maior cidade da Bélgica, sendo muito maior que Bruges. Ela cresceu como uma importante cidade de comércio na Idade Média e mantém esse caráter histórico até nos tempos modernos. Com igrejas famosas, a universidade, a cidade é movimentada e vibrante, abrigando diversos festivais, como o de luzes, música e dança e cinema.

A igreja de São Nicolau, o campanário (Patrimônio da Humanidade pela Unesco) e a catedral de São Bavo formam o trio de prédios em estilo gótico responsável pelo apelido do município: Cidade das Três Torres. Gent é adorável e atraente, sua arquitetura é impressionante, traços de história podem ser encontrados em todos os lugares.

Gent

Roteiro de um dia em Gent

Diferentemente do post de Bruges, onde elenquei algumas dicas sobre o que fazer na cidade, em Gent não fiz nada muito programado, me dediquei a andar sem destino certo pela cidade, tentando explorar ao máximo seu centro histórico, e que centro histórico! Então, desta vez irei falar como foi o meu passeio por Gent, caso você precise de alguma inspiração sobre o que fazer em Gent.

Ghent é um verdadeiro sonho de cidade medieval. Apesar de estar estar bem localizada na Europa e no meio de duas cidades badaladas (Bruges e Bruxelas), Gent é surpreendentemente não-turística, apesar de ter uma infinidade de atrações, e esse ritmo mais lento torna a sua atmosfera mais relaxante, atraente e encantadora.

→ O centro histórico da cidade ou “Kuip”, como os locais chamam fica no ponto de encontro de dois rios: o Leie e o Scheidt. Os edifícios que revestem os cursos de água têm fachadas semelhantes, mas a vibração de conto de fadas na cidade não pára por aí na “Manhattan Medieval” da Europa.

GentGent

→ A Igreja de São Nicolau fica bem no coração do centro histórico, em frente à praça Korenmarkt, sendo um dos marcos mais antigos e proeminentes de Gent. Vale a entrada e apreciada! A igreja é linda pro dentro e começou a ser construída no início do século 13, como um substituto para uma igreja românica anterior e a construção continuou pelo resto do século em estilo gótico local.

Igreja de São NicolauIgreja São Nicolau - Gent

A torre central serviu originalmente como um posto de observação e abrigava os sinos da cidade até que o campanário fosse construído. O órgão dentro da igreja é considerado um dos mais importantes na Bélgica e foi construído pelo famoso construtor francês de órgãos Aristide Cavaillé-Coll. Os vitrais da igreja são muito belos, pena que essa foto que eu tirei não tenha ficado legal.

Igreja São Nicolau - Gent Igreja São Nicolau - Gent Igreja São Nicolau - Gent Igreja São Nicolau - Gent

No dia em que visitei a igreja estava funcionando um pequeno mercado de livros bem legal na própria dependência da igreja. Achei uma iniciativa muito bacana, mas não saberia dizer se é fixo. Pena que a foto não ficou boa. 🙁

Igreja São Nicolau - Gent

→ O Campanário de Gent é uma das três torres medievais que compõem a paisagem do centro da cidade. Os outros dois são Saint Bavo Cathedral (em construção quando visitei) e a Igreja de São Nicolau. O Campanário de Gent, a 300 metros de altura, é o campanário mais alto da Bélgica e patrimônio mundial da UNESCO, juntamente com outros cinquenta campanários na Bélgica e na França.

A ponte de São Miguel é o melhor lugar para conferir as três torres de Gent, uma paisagem urbana medieval de tirar o fôlego!

Campanário de Gent

O Campanário de Gent é a segunda torre à esquerda

→ Um passeio de barco ao longo do Rio Leie com certeza é outra ótima opção para conhecer a cidade. Os passeios são gratuitos se você adquirir o CityCard Ghent ou pagando ao barqueiro na hora (7 €). Esses passeios são super normais em toda cidade da Europa que tem um rio para chamar de seu. E eles sempre permitem que você veja a cidade a partir de uma outra ótica. De quebra, se você der sorte, o guia ainda fala algo interessante ao longo do caminho.

O que fazer em Gent O que fazer em Gent

→ Os bairros de Graslei e Korenlei ficam nas margem opostas do Rio Lys (também conhecido como Leie). A cada passo, a beleza parece aumentar, até chegar ao ápice logo após passar por baixo da ponte São Michel, quando descortina-se dezenas de imóveis em estilo medieval. Por ali, se vê pessoas sentadas na mureta de concreto próxima ao rio, provavelmente tentado recuperar o fôlego diante de tanta formosura (pelo menos, esse foi o meu caso).

Um dia em GentO que fazer em Gent

A rua que os dividem é, na verdade, um canal, com calçadas em ambas as margens, que vale a pena contemplar e dar uma circulada.

O que fazer em Gent

→ Seguindo circulando pelo centro, você encontrará o Castelo de Gravensteen, construído na Idade Média. O nome significa “castelo das contagens” em holandês. O castelo serviu originalmente como o assento dos Condes de Flandres até que o abandonaram no século XIV. O castelo foi então usado como um tribunal, uma prisão até que finalmente decaiu. Foi então restaurado no final de 1800. E mais recentemente tem sido usado como pano de fundo em vários programas de TV e filmes.

Um dia em Gent

Gostou desse formato de post? Tem alguma sugestão? Ficou com alguma dúvida? Escreve aqui nos comentários!

Gostou? Compartilhe!

3 comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro − 2 =

3 comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × cinco =