Café Tortoni - Onde comer em Buenos Aires

Buenos Aires: O tradicionalíssimo Café Tortoni

O Café Tortoni é parada mais que obrigatória para quem visita Buenos Aires pela primeira vez. Ele, definitivamente, não é clichê, muito menos um ‘pega turista’. Inaugurado em 1858, o clássico Tortoni é o mais autêntico dos cafés portenho. A visita ao café permite-nos conhecer parte da cultura e as tradições dos portenhos, seus habitantes locais. Até hoje ele mantém alguns de seus móveis e decoração original.

Café Tortoni - Onde comer em Buenos Aires Café Tortoni - Onde comer em Buenos Aires

No início do século XX, o Café Tortoni era frequentado por artistas, intelectuais, poetas e boêmios. Entre eles Alfonsina Storni, Quinquela, Luigi Pirandello, Federico Garcia Lorca e Juan de Dios Filiberto. Por suas mesas passaram figuras importantes como Juan Manuel Fangio, Carlos Gardel, Jorge Luis Borges, Arthur Rubinstein, Tita Merello, Rei Juan Carlos I da Espanha e outras personalidades.

Café Tortoni - Onde comer em Buenos Aires

Jorge Luis Borges, Carlos Gardel e Alfonsina Storni

Lembrando bastante o Café Colombo no Rio de Janeiro, o Café Tortoni é, essencialmente, o seu ambiente. A arquitetura é maravilhosa, a decoração é incrível e entrar no café mais antigo da Argentina, te remete a uma época que não vivemos, não temos muito conhecimento mas que é maravilhoso imaginar como ela pode ter sido. Não deixe de reparar cada detalhe, do chão ao teto!

Café Tortoni - Onde comer em Buenos Aires

Algumas informações:

Atualmente, a maior parte das pessoas que frequenta o Tortoni é turistas mas nem por isso ele fica menos interessante. É importante destacar que é bem provável que aos finais de semana e feriados você pegue fila para entrar. Mas é fila mesmooo! E mesmo tarde da noite, o Tortoni tem filas nesses casos. Mas acredito que vale a espera.

Dentro do café existe um pequeno teatro em que, normalmente, acontece espetáculos mais tradicionais de tango. Se você não quiser gastar tanto no Señor Tango, já vale riscar esse item da listinha por lá mesmo.

O cardápio agrada a vários gostos, tem bastante opções de salgados, doces, cafés, chocolate quente, etc. E agrada a vários bolsos também, tem desde opções mais simples a mais rebuscadas. Agora, o atendimento não é dos melhores e nem dos mais simpáticos e muita gente fala a mesma coisa. É uma pena, mas ainda vale a visita.

Avenida de Mayo 825 (Buenos Aires)
+54 (11) 4342-4328
tortoni@cafetortoni.com.ar

 

Gostou? Compartilhe!

Comente direto no Facebook

comentários