CAIXA Cultural Salvador recebe as mostras “Poesia Agora ” e “Mundo Giramundo”

A CAIXA Cultural Salvador encontra-se instalada na Av. Carlos Gomes, na Antiga Casa de Oração dos Jesuítas, imóvel do século XVII tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional. De forma permanente, a CAIXA Cultural Salvador desenvolve um amplo calendário de eventos que contemplam exposições de diversos portes, performances musicais e teatrais, lançamentos de livros, oficinas e palestras. As nossas dicas culturais sobre o que fazer em Salvador neste final de semana vêm de lá: “Poesia Agora” e “Mostra Mundo Giramundo”. Anota aí:

Poesia Agora

A mostra interativa Poesia Agora se propõe a fazer um mapeamento do cenário da poesia contemporânea nas mais diferentes regiões do país. Priorizando as iniciativas inclusivas que agregam o público, a mostra aproxima o leitor do poeta, por vezes embaralhando esses papéis. Dividida em seis alas que apresentam diferentes abordagens da poesia, serão expostos textos de mais de trezentos poetas de todo o Brasil.

O público é convidado a participar de maneira ativa da mostra, ora arregaçando as mangas e escrevendo livremente seus próprios poemas, ora dando luz às criações a partir de desafios selecionados. A interatividade é um dos pontos altos da exposição que traz, pela primeira vez a Salvador, um projeto assinado pelo premiado cenógrafo mineiro, André Cortez.

“O objetivo é tirar a poesia do pedestal e mostrar às pessoas que ler e escrever poesia é uma possibilidade para todos”, revela Lucas Viriato, curador da exposição.

Poesia Agora

Interação – A participação do público acontece em diversos momentos, desde a primeira sala onde a luz é o principal elemento. Lá, o visitante é iluminado pelos versos. “A ideia é de que o poema ilumina o que ele está contando e o leitor ilumina a poesia na hora de ler. É um jogo de retroiluminação”, conta Viriato.

A Sala “Scriptorium” é o espaço para leitura e Escrita. Nela, o envolvimento evolui para a possibilidade de o público deixar seus poemas nos 50 livros com diferentes palavras em suas lombadas, que também funcionam como um convite para as pessoas montarem frases poéticas ao reordená-los. Ao abrir esses livros, cada um com quatro poemas e diversas páginas em branco, os espectadores podem deixar seus versos.

Na mesma sala, o visitante é convidado para participar dos desafios poéticos, escrevendo um poema sem utilizar uma das vogais. Os poemas mais criativos serão impressos em formato lambe-lambe e expostos na mostra. Assim, a exposição vai sendo modificada ao longo do tempo, subvertendo a ideia de que uma exposição literária apresente somente obras antigas e já consagradas.

No espaço destinado à poesia de rua, em meio a tijolos e texturas urbanas, imagens captadas pelas ruas de várias cidades exibem formas diversas de expressão poéticas, como grafites, cartazes, escritas, entre outras. O público é convidado a participar mandando sua imagem de poesia das ruas pelo e-mail participepoesiagora@gmail.com ou usando a hashtag #PoesiaAgora em suas redes sociais (desbloqueadas). As melhores imagens serão selecionadas e expostas ao longo da exposição.

Por fim, no último espaço, a poesia ganha corpo e voz. O visitante encontrará gangorras poéticas onde serão exibidos conteúdos em áudio e vídeo, como documentários e compilações de apresentações de poetas de diversos lugares do país. Além disso, o som ambiente dará o tom do espaço, com autores respondendo a pergunta: “O que é poesia para mim?”.

Data: 15/03/2017 a 28/05/2017
Horário: das 9h às 18h, de terças-feiras a domingos
Valor do Ingresso: gratuito

Mostra Mundo Giramundo

A exposição propõe a adultos e crianças uma experiência especial, de mergulhar no universo do teatro de bonecos. Mostra Mundo Giramundo faz um apanhado da longa trajetória do grupo mineiro Giramundo, considerado o mais importante grupo de teatro de bonecos do Brasil e que possui o maior acervo do estilo teatral no país.

A exposição exibe 57 bonecos criados ao longo de quase cinco décadas, bem como materiais gráficos que revelam o processo criativo e de construção desses personagens.

Giramundo - Caixa Cultural Salvador

Baú de Ossos e Anatomia dos Bonecos – na mostra Mundo Giramundo, o público conhecerá o projeto educativo Baú de Ossos, que exibirá desenhos, estruturas e mecanismos utilizados na criação dos bonecos. Ao lado destes materiais, também são expostos modelos reais de personagens, o que permite aos visitantes conferir de perto o processo de criação do grupo. Com isso, o público pode ter uma experiência divertida e curiosa, ou mesmo um estímulo para a criação dos seus próprios bonecos.

Se a seção Baú de Ossos se volta mais para os mecanismos e estruturas “ósseas” dos personagens, o espaço Anatomia dos Bonecos se inspira na medicina para explicar outras questões relativas à criação dos personagens. O estudo convida o público a perceber como os mecanismos pensados dão vida ao boneco. Os visitantes compreenderão como os artefatos se articulam, possibilitando o movimento, além de entender como se dá a criação de volumes e o revestimento das superfícies das marionetes.

A mostra possibilita aos visitantes uma visão ampla sobre o maior grupo de teatro de bonecos do Brasil. O grupo Giramundo foi pioneiro na pesquisa e experimento de técnicas de criação, construção e manipulação de bonecos. Produziu um repertório único na história do teatro brasileiro e alcançou reconhecimento nacional e internacional, que o gabarita como um referencial da pesquisa em teatro de bonecos.

A exposição se propõe a ir além da relação estática de uma parte que expõe e outra que observa. Fiel à sua história, o grupo concebeu uma mostra pautada em uma relação que envolve movimento, troca, aprendizado e interação. Afinal de contas, foram os artistas do Giramundo que romperam com a ideia arcaica de que o teatro de bonecos seria uma forma simplória de expressão para o público infantil. Ampliaram essa percepção ao produzir espetáculos que divertem, encantam e levam adultos e crianças a pensar.

Data: 05/05/2017 a 02/06/2017
Horário: de terças-feiras a domingos, das 9h às 18h
Local: Galeria Arcos
Valor do Ingresso: gratuito

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + seis =