Candeal Guetho Square | Salvador Retrô

Candeal Guetho Square | Salvador Retrô

O Salvador Retrô de hoje é especial, busca relembrar os tempos áureos do Candeal Guetho Square e falar da volta dos ensaios da Timbalada nesse espaço mágico encravado no meio do Candeal.

Quem não lembra da comunidade nostálgica do finado Orkut “Candeal Guetho Square – Quem viveu, viveu”? Pois então, a sensação era exatamente essa. Lá pela década de 90, início dos anos 2000, o Guetho era o melhor lugar do verão de Salvador para se ir, para dançar, para paquerar, pra se divertir, pra tuuudo (os ingressos eram caros que só).

De dentro, Ninha (esse abençoado) e cia faziam os melhores shows de suas vidas e a Timbalada estremecia e revitalizava. Era tão tão tão cheio, que a volta no Guetho (origem da “volta no trio”) era uma opção quase obrigatória, hehe, regada a muito calor e suadeira. Coisa pra qualquer turista ficar louco.
De fora, quem não conseguia entrar, seja por não ter dinheiro, não ter mais espaço ou ia só pra isso mesmo, aproveitava quase do mesmo jeito: a porta do Guetho era pura animação e também bombava.

Antes de chegar ao Guetho Square, o melhor dos caminhos: muita arte de rua, cores e grafites pelos muros do Candeal Pequeno (vale incluir o bairro numa rota turística mais alternativa!), sorrisos e moradores nas janelas a contemplar todo aquele movimento.

Devido a uma ação de moradores de uma parte do Candeal e Cidade Jardim e do Ministério Público do Meio Ambiente, graças ao “barulho, brigas, fechamento de ruas e tumulto para uma área residencial”, desde 2002, os ensaios não mais prosseguiram no Guethoe, foram para o Wen’t Wild e, desde 2008, funcionavam no Museu do Ritmo (mesmo calor e aperto). Após esse longo inverno, o Candeal Guetho Square reabriu no último domingo, com o Reguetho.

Sob o comando do multifacetado Carlinhos Brown, me pareceu um novo batismo da nova Timbalada e desse lugar tão importante para a nossa cena musical soteropolitana. Buja Ferreira, Paula Sanffer e Rafa Chagas, o maior sucesso do mundo é o mínimo que desejamos pra vocês! Que essa volta seja um novo e tão bom tempo pra essa Cidade da Música e para a valorização de muitas das nossas raízes!

Foto: Timbalada Oficial

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 9 =

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − quinze =