Chichen Itzá - O que fazer em Cancun

Chichén Itzá: um passeio marcante e imperdível de Cancún

De todos os passeios que é possível fazer de Cancún, sem dúvidas, Chichén Itzá é o mais marcante de todos: seja porque ele é o mais diferente de tudo que Cancún oferece, seja porque é um sítio arqueológico, seja porque é o local onde você terá maior contato, de fato, com a história e cultura mexicana. Portanto, se você quiser apenas fazer uma viagem/passeio de um dia durante suas férias em Cancún, este deve ser esse.

História 

Chichén Itzá é provavelmente a cidade mais importante da cultura maia na Península de Yucatán e tem os edifícios mais incríveis de qualquer outra cidade antiga maia. Chichen-Itza (chee-chehn eet-sah) em Maya, era uma cidade sagrada do Itza e o nome literalmente significa: “Boca do poço do Itza”. Localizado a cerca de 220 km de Cancún, o sítio abrange uma área de cerca trezentos hectares.

As pirâmides, os templos, as arcadas em colunas e outras estruturas de pedra de Chichén Itzá foram sagrados para os maias e um sofisticado centro urbano de seu império de 750 a 1200 a.C. Visto como um todo, o complexo incrível revela muito sobre a visão maia e tolteca do universo – que estava intimamente ligada ao que era visível nos céus noturnos da península de Yucatán.

Chichén Itzá era mais que um local religioso e cerimonial. Foi também um sofisticado centro urbano e centro do comércio regional. Mas depois de séculos de prosperidade e influxos absorventes de outras culturas como os toltecas, a cidade encontrou um fim misterioso.

Durante os anos 1400, as pessoas abandonaram Chichén Itzá para a selva. Embora tenham deixado para trás trabalhos incríveis de arquitetura e arte, os habitantes da cidade não deixaram nenhum registro conhecido de por que eles abandonaram suas casas. Os cientistas especulam que secas, solos exaustos e missões reais de conquista e tesouros podem ter contribuído para a queda de Chichén Itzá.

Recentemente, este Patrimônio Mundial da Humanidade recebeu outra honra. Em um voto mundial, Chichén Itzá foi nomeado uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo.

❓O que encontrar em Chichén Itzá?

Todos os tempos do sítio impressionam pela imponência, arquitetura e riqueza de detalhes. Rode todo o sítio sem pressa e tente ver o maior número possível deles, pois cada um revela detalhes impressionantes.

A estrutura mais conhecida em Chichén Itzá é o Templo de Kukulkan, também conhecido como El Castillo Pirâmide de Kukulkan. Esta gloriosa pirâmide demonstra a precisão e a importância da astronomia maia – e a forte influência dos toltecas, que precipitou uma fusão das duas tradições culturais.

O templo tem 365 degraus – um para cada dia do ano. Cada um dos quatro lados do templo tem 91 degraus, e a plataforma superior faz o ângulo de 365º.

Chichen Itzá - O que fazer em Cancun

Conceber um calendário de 365 dias era apenas uma façanha da ciência Maya. Incrivelmente, duas vezes por ano, nos equinócios da primavera (21 de setembro) e do outono (20 de março), uma sombra cai sobre a pirâmide na forma de uma serpente. Por volta das 3 da tarde, a luz solar banha a balaustrada ocidental da escada principal da pirâmide. Isso faz com que sete triângulos isósceles formem imitando o corpo de uma serpente de 37 metros de comprimento que se arrasta para baixo até juntar a cabeça da enorme serpente esculpida em pedra no fundo da escada. Deve ser uma experiência única estar lá justo nesses dias!

As habilidades astronômicas dos eram tão avançadas que podiam até mesmo prever os eclipses solares e essa estrutura observatória impressionante e sofisticada permanece no sítio até hoje.

Campo de bola de Chichén Itzá  é o maior conhecido nas Américas, medindo 168 metros de comprimento e 70 metros de largura. Durante os jogos rituais aqui, os jogadores tentaram atingir uma bola de borracha de 12 quilos através de aros de pontuação de pedra colocados no alto das paredes da quadra. A competição deve ter sido feroz e os perdedores foram mortos.

Edificio de las Monjas –  o chamado Edificio de Monjas (Nunnery), com suas miríades de quartos, se assemelhava a um convento europeu, daí o nome para o prédio. As dimensões do edifício são imponentes: sua base é de 60m de comprimento, 30m de largura e 20m de altura. A construção é Maya em vez de Tolteca, embora uma pedra sacrificial tolteca esteja na frente. Um pequeno edifício adjacente ao leste, conhecido como La Iglesia (a Igreja), é coberto quase que por inteiro com esculturas.

Chichen Itzá - O que fazer em Cancun

Templo de Los Guerreros (Templo dos Guerreiros) – Atrás da pirâmide de El Castillo, está o Grupo das Mil Colunas, uma verdadeira floresta de pilares que se estendem ao sul e ao leste. Muitas das colunas em frente do templo são esculpidas com figuras de guerreiros, não deixe de observar.

Chichen Itzá - O que fazer em Cancun

Algum dos muitos templos espalhados por Chichén Itzá

‼O que você não pode deixar de aproveitar dentro de Chichén Itzá é a possibilidade de comprar artesanatos e e souvernirs. Tem diversas opções, vendidos por simpáticos mexicanos e dispostos a negociar muito. Me gusta, haha!

Chichen Itzá - O que fazer em Cancun

❓Como ir à Chichén Itzá?

Eu fui de ônibus, naquele esquema, agência de passeio-guia-almoço incluso e que pega a gente na porta do hotel. O passeio dura o dia inteiro e é bem prático e confortável dessa forma. Porém é super tranquilo também alugar um carro em Cancún e fechar um guia no local. Se você tiver com várias pessoas, fica mais barato dividir o custo do aluguel do veículo e mais rápido que fazer uma excursão.

IK KIL

Quem vai a Chichén Itzá por agência de passeio, geralmente passa antes num lugar chamado Ik Kil, para conhecer o “Cenote Sagrado Azul” em que os Maias desfrutaram por mais de 3.000 anos. Cenote é uma conexão entre a superfície e partes alagadas do subsolo e, segundo informações, os maias os usavam para fazer sacrifícios. O lugar é uma mega buraco, de água esverdeada e muito bonito e você tem a opção de dar um mergulho, por isso, leve toalha e roupa de banho, se for o caso.

Chichen Itzá - IK KIl

Chichen Itzá - IK Kil

A parada para o almoço ocorre no Restaurante Pueblo Maya, onde tem apresentação com danças mexicanas e há uma área com bastante artesanato à venda. A comida achei bem mais ou menos.

Chichen Itzá - IK Kil

💰Quanto custa a entrada em Chichén Itzá?

172 pesos mexicanos, uma média de R$30,00.

Gostou? Compartilhe!

Comente direto no Facebook

comentários