Glaciar El Morado

Chile: Canjón del Maipo e o incrível trekking até o Glaciar El Morado

O Cajón del Maipo e o Glaciar El Morado é o lugar ideal para quem quer fugir um pouco da movimentação de Santiago e curtir um ou mais dias de aventura e contato com a natureza durante a passagem pela capital chilena. A região é perfeita para a prática de esportes ao ar livre e, por não ser tão explorada (poucos brasileiros conhecem), também é ótima opção para fugir das multidões de turistas que lotam as os pontos turísticos mais conhecidos de Santiago.

Glacial El MoradoGlaciar El Morado

Como as estações de esqui do Valle Nevado ainda estavam fechadas quando fui à Santiago (era o mês de maio), procurei outro destino de montanha onde houvesse a possibilidade de ver a neve. Na verdade, a probabilidade de ver neve nesse lugar no mês de maio era pouco provável, mas como havia chovido em Santiago na noite anterior, nevou em partes do cajón (dei muitaaa sorte!). O Cajón del Maipo é enorme e oferece diversas opções de passeios e atividade e eu não poderia ter feito escolha mais certeira: a trilha para o monumento natural El Morado, nos confins do Cajón del Maipo.

Glaciar El Morado

Cajón del Maipo: Opções de atividades

→ Trekking

O Cajón del Maipo é um destino favorito de viajantes que buscam fazer caminhadas em meio a paisagens montanhosas. O canyon oferece diversas trilhas e vistas incríveis dos Andes. No site oficial do Cajon del Maipo, você pode encontrar mapas com diferentes caminhos que você pode percorrer pelo canyon.

→ Embalse el Yeso

Este reservatório de água potável azul turquesa fica um pouco mais distante de San Jose del Maipo. O trekking de dificuldade média, leva você a 2.500 metros acima do nível do mar e oferece ótimas fotos. Considere fazer esse passeio com um guia local, que você pode contratar em San Jose ou no site do Cajón. A Jorge Excursiones (que eu fiz o passeio até o Glaciar El Morado) também faz esse e eles são ótimos.

→ Mirador del Morador

Se você é um pouco mais aventureiro, a trilha ao Mirador del Morado tem 4.320 metros de altura, e está localizada em uma reserva natural perto da pequena cidade de Baños Morales. Toda a área é protegida pela CONAF (a National Forest Corporation) e ótima para observação de aves e exploração de diversas faunas e floras. Se tiver sorte, você pode até ver alguns animais locais em seu habitat natural.

→ Reserva Cascada de las Animas

Se você está procurando uma trilha mais leve, a reserva Cascada de las Animas oferece uma trilha em cascata com vistas deslumbrantes naturais. A reserva é o lar de pumas e condores e está localizada a 5 km de San Jose del Maipo.

→ Glaciar El Morado

Esse foi o trekking que fiz e recomendo for-te-men-te. A caminhada do Vale do Maipo até El Morado tem um total de +/- 16 km (ida e volta) e  5.060 metros (16.602 pés). Essa é uma das trilhas mais desafiadoras de todo o vale, mas extremamente gratificante. Vou falar detalhadamente sobre ela abaixo.

O trekking até o Glaciar El Morado

O caminho até a geleira El Morado tem dificuldade média/alta e a caminhada dura um total de seis horas no Parque do Monumento Natural El Morado, mas as visões espetaculares ao longo do caminho recompensa qualquer tipo de esforço.

Glaciar El Morado

Como falei mais acima, fiz esse trekking com a Jorge Excursiones, o que me deu muita segurança. De Santiago, fazemos uma pausa na pequena cidade de San José de Maipo e continuamos pelo vale do rio Maipo até Baños Morales. Esse é o lugar onde as pessoas deixam o carro e inicia o trekking.

Glaciar El Morado

A caminhada em direção ao Glaciar El Morado começa com uma subida muito pouco exigente em relação ao terreno e que dura aproximadamente uns 50 minutos. Ao final dela você estará no setor “Águas Panimávidas”, a partir de onde você passa a andar sem enfrentar muito sobe e desce, e onde é possível ver na parte baixa do terreno diversas fontes de água mineral brotando do chão. Durante o inverno, só é permitido caminhar até este setor do parque, dado que o acúmulo de neve pode alcançar 1 metro de altura no trecho mais à frente. Até o final do setor, a caminhada é de 3 Km.

Glaciar El Morado

Glaciar El Morado

Visual dos primeiros 3 km do trekking…

No momento do trekking não estava nevando mas como havia nevado na noite anterior, à medida que íamos avançando era cada vez maior o volume de neve no chão e nas montanhas. O visual era extremamente inebriante e dei muita sorte de ver a neve pela primeira vez no coração da Cordilheira dos Andes. Foi inesquecível! Eu pensava que estaria tudo seco e nem fui preparada com muita roupa de inverno. Na verdade, só consegui avançar porque outros dois caminhantes cederem alguns dos seus casacos.

Após os primeiros 3 km, a rota segue por mais 3 km até a Lagoa de Morales, onde o próprio guia sinaliza que é preciso utilizar mais roupas de frio. Ventava e fazia muito frio especialmente nos últimos 2 km até o que eles chamam de “saia” do Glaciar. Desde o início desta parte do caminho você já tem uma visão incrível do Glaciar San Francisco e do Glaciar El Morado, que dá nome ao parque nacional.

Glaciar El MoradoGlaciar El Morado

A caminhada até o Glaciar El Morado, também conhecido como “O Glaciar Escondido”, foi definitivamente um dos meus programas favoritos até hoje. A sensação de chegar a final desse trekking e se deparar com esse visual tão lindo e congelante é algo difícil de traduzir em palavras. Simplesmente inesquecível e indescritível. Vale muito, muito a pena!

Glaciar El Morado

Glaciar El Morado

Olha eu fazendo a maior farofa na neve.. hahha

Como Chegar ao Cajón del Maipo

A cidade de San Jose de Maipo, no coração de Cajón del Maipo, fica a 48 km ao sudeste do centro de Santiago. Você levará menos de duas horas para chegar de carro, dependendo do ponto de partida e do tráfego. A estrada principal, Camino al Volcán, atravessa todo o vale e começa no bairro de Puente Alto, em Santiago, e termina em Pueblo Valdés.

Existem várias formas de chegar o Cajón del Maipo, a partir da cidade de Santiago. Vamos às opções:

→ De transporte público

Do Centro de Santiago para Baños Morales, o vilarejo aonde começa o trekking ao Glaciar, você tem que pegar o Metrobus Nº 72 (MB 72), operado pela TurMaipo, no ponto de ônibus que fica na saída da estação de metrô Bellavista La Florida (Linha 5). A passagem de ida e volta custa por volta de $9.000 e só há uma saída por dia, às 7:30 hs da manhã.

Cerca de 30-40 minutos depois, o ônibus também para no ponto em frente à estação Las Mercedes (Linha 4 – Azul). O ônibus retorna à Santiago às 18h. Tenha atenção que geralmente esses ônibus só funcionam regularmente durante os meses de verão.

→ De carro

Se você estiver indo com um grupo, alugar um carro lhe dará mais liberdade para explorara a área. A Rota Y-25 (Camiño al Volcán) é a estrada que corta toda a região do Cajón del Maipo e leva até o povoado de Baños Morales. Na maior parte do caminho a estrada é asfaltada e bem sinalizada. O visual da região é outro atrativo durante a viagem, que tem o Rio Maipo beirando a estrada durante boa parte do trajeto.

O cenário vai se modificando até encontrar as montanhas nevadas, já próximo ao Glacial El Morado. No trecho mais próximo à Baños Morales, é necessário dirigir com um pouco mais de cautela, pois há alguns caminhões trafegando nessa parte, já que ali há muitas empresas de mineração. Chegando de carro próprio ou de excursão, é aqui que todos deixam o carro e iniciam o trekking.

É altamente recomendável conduzir um 4×4 se você quiser alcançar qualquer ponto mais alto na montanha ou nas fontes termais. Veículos menores podem chegar facilmente à cidade de San Jose de Maipo, mas podem ter dificuldades para chegar a seções mais isoladas do cânion.

→ Agência de passeios

Foi a forma que eu fiz. Fui com a Jorge Excursiones e foi muito bom, pois dessa forma você otimiza o tempo e não se preocupa com alguns pormenores, apesar de pagar um pouco mais caro. Neste caso específico, eu achei que valeu muito! Estrangeiros pagam 35.000 pesos e a saída é na Plaza Italia, em frente ao Teatro da Universidade do Chile (Metrô: Baquedano). Outra opção é pela empresa Chile4U.

Dicas para visitar o Cajón del Maipo

→ Leve dinheiro. A área de Cajón del Maipo é bastante remota e passado o centro de San Jose del Maipo, você não encontrará nenhum caixa eletrônico. Muitos lugares também não aceitam cartões de crédito ou débito, apenas dinheiro.

→ Leve sua própria comida e bebida, principalmente água. Passando pela cidade de San Jose del Maipo, você só vai encontrar mini-mercados esparsos onde você pagará bem caro por uma variedade limitada de mercadorias. Se você não tiver trazido nada de Santiago, em San Jose tem mercearias. Nada grande coisa mas tem.

→ Monte uma mochilinha e coloque roupas quentes, luva, gorro e chapéu dentro. Protetor solar e óculos também são fundamentais. O clima e as temperaturas no vale são muito imprevisíveis e podem mudar em um instante. Eu vivi isso na pele. Fui achando que era verão, que iria ver vegetação e só encontrei neve e frio. Se não fosse duas outras pessoas que me emprestaram um casaco, eu não iria até o fim. Algum tipo de precipitação também é muito provável. Cuidado. No auge do inverno, as estradas podem ficar muito perigosas.

Finalizando, tenho certeza de que o Cajón del Maipo e o Glaciar El Morado são um dos lugares mais lindos que eu já pisei e recomendo fortemente que você não perca a chance de visitá-lo caso esteja em Santiago e curta aventuras e praticar esportes ao ar livre. Esse pedaço do Chile é incrível e ainda pouco explorado. Se você tiver alguma dúvida, dica ou quiser contar a sua experiência no Cajón del Maipo, compartilhe conosco e com os outros leitores na área de comentários abaixo.

Planeje sua viagem para o Chile

Hospedagem em San Jose de Maipo

  • Booking.com tem 48 hotéis, hosteis e pousadas em San Jose de Maipo e em todo o mundo. Você obtém cancelamento gratuito na maioria dos quartos e garantia de menor preço.

Aluguel de carros no Chile

  • RentCars é o um dos maiores serviços de reservas de aluguel de carros do mundo, que compara todas as principais marcas. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você pode dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.

Seguro de viagem na América do Sul

  • Seguros Promo é um site que faz cotação para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto.
Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × quatro =

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 3 =