O Palácio Nacional é a sede do Poder Executivo Federal do México

Conexão na Cidade do México: o que dá pra visitar?

Esse post é para quem irá fazer uma conexão na Cidade do México e, tendo um bom tempo disponível, não pretende passar as horas trancafiado e sentado dentro de um aeroporto. Já basta quando não tem jeito, não é mesmo? Então, se você for fazer uma conexão na Cidade do México de algumas horas e quer saber o que dá para visitar na cidade e como aproveitar melhor o seu tempo livre, essas dicas são para você!

Em uma conexão, a coisa mais importante a se avaliar sobre a viabilidade de sair ou não do aeroporto é o número de horas que se tem disponível e a sua predisposição para assumir um certo risco. Claro, tudo tem um risco, mas, neste caso, precisa ser um risco muito bem calculado. Perder uma conexão seria um transtorno imenso. Tem gente que prefere não pagar pra ver. Eu prefiro calcular todas as possibilidades e aproveitar.

A maioria dos voos que vão para Cáncun fazem conexão na Cidade do México e esse foi o meu caso. Era um pouco mais de cinco horas que eu teria disponível e aproveitei para conhecer dois dois principais pontos turísticos da cidade: a Praça de Constituição (Plaza de La Constitucíon) e a antiga e a nova Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, deixando outra opções para uma outra oportunidade. Let’s go?

❓Como ir do aeroporto para o centro da Cidade do México?

Se você tiver a mesma média de cinco horas, não pense em outra possibilidade que não seja pegar um táxi e, ainda melhor, combine com o motorista um valor previamente para que ele fique te aguardando durante o tour. Fale a ele o tempo que você terá disponível e deixe que ele avalie se terá condições de cumprir ou não. Se não der tudo o que você deseja, avalie abrir mão de alguma coisa, mas não deixe de aproveitar. O taxista que eu peguei era um senhor muito bonzinho e me passou muita segurança relacionado ao tempo, então foi muito tranquilo. 🙂

😍 Conexão na Cidade do México: o que dá pra visitar?

Por muito incrível que pareça, o Aeroporto Internacional da Cidade do México – Benito Juárez fica relativamente próximo da Plaza de La Constitucíon, a principal praça e epicentro da cidade e a minha primeira parada. Do aeroporto para a praça dá uma média de 11 km e 26 minutos de táxi. Também conhecida como El Zócalo, ela está localizada no coração do Centro Histórico da Cidade do México, localização esta que foi escolhida pelos conquistadores por ser antigamente o centro político e religioso de Tenochtitlan, capital do império Asteca.

Cidade do México - O que fazer na conexão na Cidade do México

A praça é considerada a quarta maior do mundo e seu enorme quarteirão abriga o Palácio Nacional (sede do governo do México), a Catedral Metropolitana de La Ciudad de México, o edifício do Governo do Distrito Federal, sede do Poder Executivo local, o Antigo Palácio del Ayuntamiento e alguns edifícios comerciais.

O Palácio Nacional é a sede do Poder Executivo Federal do México

O Palácio Nacional é a sede do Poder Executivo Federal do México

Catedral Metropolitana da Cidade do México

Catedral Metropolitana da Cidade do México

Cidade do México - O que fazer na conexão na Cidade do México

Não foi possível visitar nenhum desses edifícios, mas valeu muito o giro por essa praça gigante e tão bonita!

Do Zócalo, parti para a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, que dá uma média de 8 km e 3o minutos. Foi uma emoção entrar nessa igreja que guarda uma história de aparição da Virgem Maria tão forte!

O Santuário possui duas basílicas. A mais nova, de 1974, foi construída próximo à igreja original. Nesta Basílica, o manto sagrado da Virgem Maria, pintado no manto do humilde indígena, fica protegido por um vidro à prova de bala. A Nova Basílica tem um formato circular característico, o que permite que 50.000 pessoas vejam o símbolo religioso ao mesmo tempo.

Igreja Nossa Senhora de Guadalupe

Na hora que entrei estava tendo uma celebração e foi muito emocionante. Vocês verão aqui como eu adoro uma igreja, rs.

Igreja Nossa Senhora de Guadalupe - O que fazer na Cidade do México

A basílica original foi construída entre os anos de 1682 e 1708, mas esta acabou sofrendo grandes danos estruturais por conta do terreno pantanoso da região. Ainda é possível visitá-la, e é fácil notar como seu piso e suas paredes estão tortas.

Igreja Nossa Senhora de Guadalupe - O que fazer na Cidade do México

Ao lado da antiga basílica, há uma estátua em homenagem ao Papa João Paulo II. A primeira viagem internacional do seu pontificado aconteceu em 1979 justo para a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe.

Igreja Nossa Senhora de Guadalupe - O que fazer na Cidade do México

Da Basílica para o Aeroporto são mais 15 km, numa média de 25 min. Em resumo, o total de tempo que eu gastei: Aeroporto x Zócalo: 11 km – 26 min. Zócalo x Basílica de Guadalupe: 8 km – 30 min. Basílica x Aeroporto: 15 km – 25 min. Média de distância e tempo total: 34 km e 1h e 20 minutos e lembrando que esse tempo foi só nos deslocamentos. Claro que eu levei bem mais tempo nesses dois lugares, numa média de quatro horas. Valeu muito a pena!

‼Se você tem um pouquinho mais de tempo, tipo umas 7 ou mais horas de conexão e esta será a sua primeira vez por lá, uma opção é esticar do Zócalo até as Ruínas do Templo Mayor, que fica perto da Catedral Metropolitana e é ótimo para quem quer conhecer mais sobre a cultura Asteca e suas antigas fortificações existentes dentro da Cidade do México.

💰Na Cidade do México, eles aceitam dólar ou peso mexicano.

Gostou? Compartilhe!

Comente direto no Facebook

comentários