Biblioteca Pública do Estado da Bahia

Conhecendo um pouco do acervo da Biblioteca Pública do Estado da Bahia

A Biblioteca Pública do Estado da Bahia é popularmente conhecida como Biblioteca Central dos Barris. Em maio de 2014, ela completará 202 anos de fundação e é um motivo de orgulho para todos os baianos.

Considerada a primeira biblioteca do Brasil e da América do Sul, é a maior do estado da Bahia. Possui um acervo de 120 mil livros, duas salas de cinema (Walter da Silveira e Alexandre Robato), a galeria Pierre Verger, o Teatro Espaço Xis, biblioteca infantil, a Diretoria de Imagem e Som da Bahia e um acervo de mais de 600 mil jornais; que eu garanto, é excelente!

As instalações da biblioteca são modernas e climatizadas. E a variedade do seu acervo é bem grande e múltiplo, contando com os setores de obras raras, obras valiosas, material bibliográfico sobre a Bahia, braile, artes, periódicos e infantil.

A coleção de obras raras possui cerca de 60.000 títulos e está constituída por obras publicadas do século XVI ao século XX, abrangendo todas as áreas do conhecimento. São publicações que permanecem à disposição de pesquisadores, estudiosos e bibliófilos, obras de grande valia que se revelam testemunhos da história.

No acervo de obras valiosas encontramos este livro de seda, de luxo, com ilustrações coloridas a mão. Este foi o primeiro livro no Brasil que foi empregado a seda no lugar de papel. Muitas dessas obras são tão valiosas e raras, que é prudente preservá-las em caixas de vidros e trancadas.

Biblioteca Pública do Estado da Bahia

O acervo de livros didáticos e acadêmicos carece de exemplares mais atualizados para consultas de cunho mais aprofundado e abrangente. Este setor, atualmente, está desatualizado.☹

No interior da biblioteca há um charmoso jardim de inverno, bom para conhecer gente, trocar uma ideia ou esparecer. Meus lugares preferidos na biblioteca? Os setores de periódicos! Os jornais e as revistas… hehhehe… AMO!

Uma sugestão de melhoria para essa importante biblioteca baiana é ampliação dos horários disponíveis ao público nos finais de semana. Aos sábados, ela fecha ao meio-dia (poderia ficar à tarde aberta!) e aos domingos, não há expediente, (poderia abrir até o o meio-dia!). Aliás, não existe nenhuma biblioteca que abras aos domingos em Salvador, o que é uma lástima!

O blog/site da própria biblioteca vale muito a pena conhecer. Além de conhecer um pouco mais sobre a biblio, tem várias dicas culturais.

Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Endereço: R. Gen. Labatut, 27 – Barris
Telefone: (71) 3117-6000

Gostou? Compartilhe!

Comente direto no Facebook

comentários