Valparaíso e Viña del Mar

Conhecendo Valparaíso e Viña del Mar | Bate e volta de Santiago

Como falei no post sobre O que fazer em Santiago, sempre que eu tenho mais tempo em uma cidade, eu aproveito para fazer um bate e volta até algum lugar próximo. Valparaíso Viña del Mar ficam a 1h e 45 min de Santiago e é um passeio bem interessante de fazer pois como são duas cidades vizinhas, dá para curtir metade do dia em cada lugar.

As cidades litorâneas de Viña del Mar e Valparaíso exibem dois lados diferentes do Chile. Viña é uma cidade resort cosmopolita e Valparaíso, um Patrimônio Mundial da UNESCO conhecido por sua arte de rua, funiculares, casas coloridas e por ser a antiga casa de Pablo Neruda. Poucos quilômetros separam as duas cidades e, se você não optar por descobrir apenas uma delas, geralmente acabará visitando ambas no mesmo dia. A Chile4U costuma oferecer viagens de ida e volta a partir de Santiago e incluem as duas cidades no itinerário.

Valparaíso e Viña del Mar

Construções típicas de Viña del Mar

Como ir de Santiago à Valparaíso e Viña del Mar

Tours

Há muitas empresas de turismo que fazem viagens de um dia ou de fim de semana, elas vão levá-lo até lá e guiá-lo pela cidade. Uma rápida pesquisa no site Chile4U oferecerá qualquer tipo de passeio que você esteja disposto a fazer.

De ônibus

Se você não viajar com agência, uma opção é ir de ônibus. Foi assim que eu fui e é bem simples. Fui de metrô até a Estação Pajaritos (saia o mais cedo que puder para aproveitar o dia) e de lá peguei um ônibus até Viña del Mar. Na estação, você facilmente identificará as empresas que fazem a rota e os ônibus saem regularmente de Santiago, você não terá problemas com isso.

Chegando à rodoviária de Viña/Valparaíso, você pode pegar transporte público e explorar as cidades por conta própria, como também pode fechar com empresas de turismo que oferecem passeios para as duas cidades.

Para otimizar o tempo, escolhi fazer esse passeio com uma das empresas de turismo que ficam na própria rodoviária de Viña (tem agências no térreo e no subsolo). Cote antes de decidir porque tem diferença grande entre elas. O tour é feito em uma topic e acaba sendo mais dinâmico e o legal é que eles saem até mesmo com poucos passageiros.

O tour inicia por Viña del Mar e vai parando em alguns pontos estratégicos e depois segue para Valparaíso, onde tem a parada para o almoço. O almoço estava incluso no pacote mas não gostei muito do restaurante. Talvez valha a pena negociar o passeio sem o almoço e ter a liberdade de almoçar por conta própria. Avalie isso também na hora.

De carro

Você também pode alugar um carro. De Santiago, pegue a estrada 68 West, que leva diretamente à Valparaíso. Não esqueça de levar dinheiro para os pedágios, um na ida e na volta, pois não aceita outra forma de pagamento. A Rentcar é um site buscador excelente para encontrar o menor preço de aluguel de carros.

O que ver em Viña del Mar

Viña del Mar é menor e mais moderna que Valparaíso, sendo um dos lugares favoritos dos chilenos durante o verão e uma das cidades portuárias mais famosas do país. Existem onze praias em Viña del Mar e a mais famosa é a Praia Reñaca.

A Laguna Sausalito foi a primeira parada do passeio e fiquei encantada com a tranquilidade e a beleza do lugar e por poder conhecer um pouco mais da história de Viña del Mar contada pelo guia. A lagoa fica próxima ao Estádio Sausalito, então, o passeio se torna um 2 em 1. Lá próximo também há uma espécie de mirante onde é possível avistar a lagoa e o estádio do alto.

 Valparaíso e Viña del Mar Valparaíso e Viña del Mar

O Wulff Castle é um dos edifícios mais famosos da cidade. O castelo, considerado monumento histórico, foi construído para ser a casa de um comerciante alemão, Gustavo Wulff, e agora é um local artístico onde se organizam exposições de fotografia, escultura e pintura.

O Casino Municipal de Viña del Mar abriga o Hotel del Mar, o primeiro hotel 5 estrelas da cidade. Com suas pérgulas e grandes escadarias, é difícil perder este enorme edifício branco, parte do patrimônio arquitetônico da cidade.

O Parque Quinta Vergara tem jardins lindos, com espécies de plantas do mundo todo e algumas árvores super diferentes, que eu ficava simplesmente babando. Essa foto foi a única que eu tirei, mas é impressionante a beleza das árvores desse parque. Todas são extremamente diferentes e muito bonitas. Explorar esse parque é uma delícia!

Valparaíso e Viña del Mar

Ainda no parque, o Palácio Vergara é um lindo prédio de estilo gótico veneziano (lembra um pouco o Palácio Ducal) que era a antiga casa do fundador da cidade, José Francisco Vergara. Devido a terremotos sofridos no Chile, era visível como o palácio possuía bastante rachaduras. O Anfiteatro de la Quinta Vergara, é um espaço bem bonito com capacidade de 16 mil pessoas, que tem uma arquitetura inovadora e serve como sede do Festival Internacional da Canção de Viña del Mar, que é o maior festival musical da América Latina.

Valparaíso e Viña del Mar Valparaíso e Viña del Mar

O Relógio de Flores, um presente da Suíça para a Copa do Mundo de Futebol celebrada no Chile em 1962, é uma atração já beem conhecida mas bem bacana. Todo o relógio é feito apenas com flores e é muito bonito. Aqui você pode dar um passeio de carruagem pelas ruas históricas e ao longo da orla. Essa área fica bem em frente ao Oceano Pacífico e é bem legal para apreciar.

Valparaíso e Viña del Mar

Uma das maiores surpresas em Viña del Mar, para mim, foi dar de cara com um Moai original da Ilha de Páscoa, que fica em frente ao Museu de Arqueologia e História Francisco Fonck, que viajou mais de 3 mil quilômetros para estar ali. Isso aconteceu em 1951. Se você gosta da cultura Rapa Nui, definitivamente vale a pena essa visita! A estátua não tá na Ilha de Páscoa mas senti uma energia fora do normal…. sério.

O que fazer em Santiago

O que ver em Valparaíso

A Plaza Sotomayor e a sede da Marinha do Chile (Armada do Chile), você não pode perder. Essa é uma das principais praças da cidade e o prédio da Marinha muito bonito.

Além das vistas panorâmicas da área histórica de Valparaíso conhecida como Cerro Alegre, suas ruas são repletas de arte de rua. As autoridades locais permitem o trabalho artístico e recebem artistas locais e estrangeiros para se expressarem. À medida que você passeia, você encontrará cafés locais, albergues e qualquer parede coberta de pichações vibrantes e colorida. Não é de admirar que Valparaíso seja conhecido como a capital do Graffiti do Chile. A Avenida Alemania oferece muitas vistas diferentes da cidade, casas interessantes e muitos estilos diferentes de arte de rua.

A Ascensore Artilleria é um dos 16 funiculares remanescentes que ligam a área plana da cidade à colina Artilleria. A viagem dura uns 80 segundos e é uma das coisas bem bacanas de se fazer lá.

A ida a Valparaíso é também a ocasião perfeita para visitar uma outra casa de Pablo Neruda: La Sebastiana, localizada no Cerro Bellavista. O poeta chileno viveu nesta casa com visão para o mar por muitos anos. O Palácio Baburizza, também conhecido como o Museu de Belas Artes, no Cerro Alegre têm muitas pinturas de Valparaíso e os arredores.

Tome alguns cuidado andando, pois, ao contrário de Santiago, as ruas de Valparaíso não são tão bem cuidadas. Há muitas ruas extremamente íngremes e para você cair é a coisa mais fácil, rs. Tem muitas escadas bem longas também. Para poupar energia, pegue algum funicular e aproveite a vista. Cada um deles oferece uma visão diferente.

Há muitas lojas em Valparaíso, mas muitas delas estão fechadas nos fins de semana, especialmente aos domingos. No entanto, se você precisar de uma farmácia ou loja, a maioria das coisas estão abertas em torno da Calle Condell, perto da Calle Yerbas Buenas, no centro da cidade.

Uma observação: Se você estiver dirigindo, verifique se o hotel tem estacionamento antes de reservar seu quarto, pois nem todos eles têm estacionamentos. Se você ficar hospedado em um dos cerros, isso evitará você estacionar em ruas absurdamente íngremes.

Gente, dá para acreditar que não tirei nenhuma foto de paisagem de Valparaíso? Para não ter nenhum problema com direitos autorais, infelizmente, vou deixar o post sem fotos.

Planeje sua viagem para Valparaíso e Vinã del Mar

Hospedagem em Valparaíso

  • Booking.com tem 747 hotéis, hosteis e pousadas em Valparaíso e em todo o mundo. Você obtém cancelamento gratuito na maioria dos quartos e garantia de menor preço.

Hospedagem em Viña del Mar

  • Booking.com tem 2.047 hotéis, hosteis e pousadas em Viña del Mar e em todo o mundo. Você obtém cancelamento gratuito na maioria dos quartos e garantia de menor preço.

Aluguel de carros no Chile

  • RentCars é o um dos maiores serviços de reservas de aluguel de carros do mundo, que compara todas as principais marcas. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você pode dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.

Seguro de viagem na América do Sul

  • Seguros Promo é um site que faz cotação para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto.
Gostou? Compartilhe!

Um comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 1 =

Um comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × cinco =