Morro de São Paulo

Costa do Dendê: O que fazer em Morro de São Paulo

O que fazer em Morro de São Paulo. Pouca gente sabe, mas a história de Morro de São Paulo se confunde com a história do Brasil. Descoberto pelo navegador português Martin Afonso de Souza em 1531, Morro já foi palco, inclusive, para Segunda Guerra Mundial onde os nazistas naufragaram navios em frente à Primeira Praia, motivo pelo qual fez o Brasil entrar na guerra. E, apesar de seu descobrimento ter ocorrido junto com o do país, até pouco tempo atrás ainda era um lugar tranquilo de se viver. A luz elétrica só chegou em Morro de São Paulo em 1985!

Morro de São Paulo não ficou só na história. Hoje é considerado um dos principais destinos turísticos do Brasil e um dos mais cobiçados da Bahia. E coisa para fazer em Morro não falta. Aqui vão algumas dicas sobre o que fazer em Morro de São Paulo.

O que fazer em Morro de São Paulo

Tiroleza

A tirolesa de Morro de São Paulo é considerada a maior tirolesa dentro d’água do Brasil (320m de altura). Você sobe até o Farol do Morro e após poucos metros já dá no Mirante do Morro, onde está instalada a tirolesa. Mesmo quem não vai pular, vale muito a pena subir para conferir um dos mais belos visuais da ilha! Mas se você quer um pouco de adrenalina, se jogue! A caída é na Primeira Praia do Morro. Atualmente o valor custa R$50,00 e você tem que assinar um termo de responsabilidade.

Uma curiosidade: Durante a passagem da tocha olímpica pelo Brasil em 2016, a tocha desceu a tirolesa. Foi um momento lindo, de muita emoção! Nós estávamos lá! ?

O que fazer em Morro de São Paulo

Mirante do Morro

É o mesmo mirante de onde desce a tirolesa. Mesmo quem não pretende descê-la, é o lugar que oferece uma das vistas mais incríveis das primeiras praias e onde rende excelentes fotos. Uma ótima opção para quem quiser ter uma vista privilegiada do Morro.

 

O que fazer em Morro

Forte de Morro de São Paulo

Devido Morro de São Paulo possuir uma localização estratégica para a defesa da Baía de Todos os Santos, o Forte de Morro de São Paulo foi construído para evitar as invasões holandesas no século XVII. Seu nome oficial é Fortaleza de Tapirandu e está situada ao lado do cais. Suas ruínas guardam muitas lendas e é um lugar disputado para apreciar o por do sol da ilha.

Fortaleza de TapiranduFortaleza Tapirandu

Igreja Nossa Senhora da Luz

A Igreja Nossa Senhora da Luz de Morro de São Paulo foi construída em várias etapas ao longo dos anos. Seu início data de 1628 e o seu término entre os séculos XVIII e XIX. Construída em estilo barroco, a Igreja de Morro de São Paulo teve em sua trajetória ouro, prata e imagens sacras. Infelizmente, já foi alvo de muitos roubos de peças históricas, datadas de 1630 como uma coroa comprada em Portugal.

Morro de São Paulo

Farol do Morro

Após uma subida de 120 degraus (mas bem tranquila!), numa trilha que se inicia em frente à Igreja de Nossa Senhora da Luz e de uma pequena caminhada, você chegará ao Farol de Morro de São Paulo. O Farol  teve o início de suas obras em 1848 e seu término só ocorreu em 1855. Durante um tempo foi considerado o farol mais moderno do Brasil e sua importância é servir como ponto de referência para chegar ao Arquipélago de Tinharé.

Morro de São Paulo

Passeio de volta à Ilha de Tinharé

O passeio de volta à Ilha de Tinharé, onde Morro de São Paulo está localizado leva um dia inteiro e passa pelas localidades de Moreré e suas piscinas naturais, Boipeba, outro paraíso baiano ainda mais rústico, com parada na Praia de Cueira, considerada uma das mais belas praias do Brasil e onde tem a famosa lagosta do Guido, Garapuá e no próprio município de Cairu, a única cidade arquipélago do Brasil. É um passeio imperdível para se ter uma visão geral de todo o arquipélago.

Morro de Sao Paulo

Caminhada até Gamboa e banho de argila

Se a maré estiver baixa você poderá fazer uma caminhada do cais do Morro até a Gamboa, passando pelas praias do Porto de Cima e Ponta da Pedra. Antes de chegar à Gamboa está a famosa encosta de argila, também chamada de Paredão da Gamboa, paradinha obrigatória para passar a argila no corpo, que segundo dizem ter funções esfoliantes e terapêuticas. A caminhada é agradável e dura cerca de 30 minutos. É uma boa alternativa para quem busca algo mais calmo, visto que essas praias são bem tranquilas e com pouco movimento.

O que fazer em Morro de São Paulo

Piscinas Naturais

A primeira, terceira e, principalmente, a quarta praia são as mais convidativas para quem busca a calmaria das piscinas naturais. Quando a maré está bem baixa ainda é possível apreciar as grandes barreiras de recifes, opção bem bacana para todo tipo de banhista, como crianças, jovens e idosos; além de um maravilhoso relax!

O que fazer em Morro de São Paulo

Curtir a nova Vila e a Feira de Artesanato

A Vila de Morro de São Paulo é uma das mais lindas do Brasil, em nossa opinião! Mesmo depois de ter perdido um pouco da rusticidade, devido a colocação das pedras, a vila continua charmosa e vibrante. Muitos restaurantes, lojas, pousadinhas e aquele vai e vem de gente num corredor estreito que deixa tudo mais especial e aconchegante! No final da tarde, tudo fica ainda melhor: a Praça Aureliano Lima recebe a Feirinha de Artesanato. Barraquinhas, luzes de lamparina e uma infinidade de produtos típicos que formam a melhor cara do turismo na Bahia.

Vila de Morro de São Paulo

Curtir as praias: 1ª, 2ª, 3ª e 4ª praia

Ah gente, fala sério! As praias do Morro são a cereja do Morro! Todas são ótimas, com um banho de mar tranquilo e muito gostoso. A segunda praia é a mais badalada, com uma excelente estrutura para se passar o dia, com cadeiras, barracas de praia e restaurantes. A terceira tem uma faixa de areia curta, só precisa tomar cuidado com a maré e a quarta é a mais tranquila de todas, ideal para ficar sossegado, relaxando na areia e aproveitar o momento.

Morro de São Paulo

Segunda Praia, num raro momento sem as cadeiras e barracas

Segunda Praia, num raríssimo momento sem as cadeiras e barracas

O que você mais curte em Morro? Conta pra gente!

Onde ficar em Morro de São Paulo

Eu já fiquei na Pousada Bahia 10, que fica na Segunda Praia, a 2 minutos a pé da areia. Essa pousada é nova e bem bonitinha, com piscina em deck de madeira, wifi gratuito, ar-condicionado e café da manhã incluso. O café da manhã foi bom e a equipe da pousada é bem atenciosa. Eu tive até um incidente nela, manchei um lençol e acabei tendo que pagar por ele. Foi o justo, na verdade. É um lugar que eu indicaria. Se você quiser saber mais informações sobre a Bahia 10, clique aqui.

Outras pousadas que já fiquei e conheço é a Pousada Tinharé e a Pousada Tia Preta. Ambas ficam da Rua da Fonte Grande, próximas à vila de Morro. A Pousada Tia Preta é bem simples, com quartos pequenos e certamente onde você encontrará preços mais em conta. Para mais informações dela, clique aqui. Já a Pousada Tinharé, tem uma infraestrutura melhor e acomodações melhores que a da Preta, mas não encontrei link dela no Booking.

Para ver mais opções de hospedagens em Morro, sabia que o Booking.com tem 323 hotéis, hostels e pousadas em Morro de São Paulo e em todo o mundo. Você obtém cancelamento gratuito na maioria dos quartos e garantia de menor preço.

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três − um =

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + dezessete =