Caetano Veloso e Gilberto Gil em Salvador

“Dois amigos – Um século de Música” chega a Salvador

Ontem, finalmente, a turnê “Dois Amigos – Um Século de Música” aportou em Salvador! Marcado para às 20h, Caetano Veloso e Gilberto Gil subiram ao palco às 20:20, uma atrasinho completamente aceitável para esta noite emblemática. Os dois maiores expoentes da música boa baiana e uns dos maiores da música boa brasileira, lado a lado, na sua terra.

O momento era histórico! Se isso era intimamente emocionante para eles que, naturalmente, viveram e vivem grandes emoções, não sei (espero que sim); porém para a maioria das pessoas que se espremeram no Farol da Barra, com certeza; esse subconsciente tinha um apelo emocional forte. A noite prometia pros espectadores!

Mesclando canções antigas e novas, o dueto foi alternando quase sempre entre um e outro. Ponto alto em Three Little Birds, canção de Bob Marley, Sampa, Terra, Tropicália, Toda menina Baiana, A Luz de Tieta, Domingo no Parque (the best de Gil), Odeio você (que assumiu tom de protesto pelas pessoas com… “Cunha”). Houve também gritos do “Não vai ter golpe”.

Como este show possui um caráter mais intimista, mais adequado para lugares fechados, consequente, a qualidade musical não foi tão perceptível pela multidão. Porém, o som baixo contribuiu pra isso e foi uma lástima para os que estavam ali se esforçar para ouvir algo. Também, o vigor vocal de Gil estava um pouco comprometido e, de fato, aquém do de Caetano.

O ambiente aberto e mais informal pedia, e, fez falta no repertório canções como “Meia lua inteira”, “Você não entende nada”, “É hoje”, e a top “Reconvexo” e, claro, alguma revelação da relação pessoal dos dois com a cidade de Salvador. Por que não?!

Tirando o som baixo, o aperto (pior que carnaval) e o calor que estava absurdo, foi tudo lindo! Um deleite ouvir os dois juntos e sentir um orgulho danado da arte desses baianos para a Bahia e para o Brasil! A turnê é extensa e segue… “It’s a long way”…. Caê (a íntima, kk), coloca essa no repertório dos seus shows, please! E boa sorte com a voz, Gil!

➡️Parabéns ao Shopping Barra que salvou a festa com o estacionamento ao preço normal.👍
➡️Tava difícil uma foto ficar boa.😣. A foto em destaque é reprodução da Internet.
➡️Não vou entrar no mérito que os shows “de graça” são os que pagamos mais caro.😏

Gostou? Compartilhe!

Comente direto no Facebook

comentários