Metrô de Salvador

E o nosso Metrô de Salvador?

Passando pela BR 324, é impossível não reparar a grande estação do Metrô de Salvador que está sendo feita no Bom Juá (Estação do Bom Juá). É algo pra ficar animado? Sim, mas um sim um pouco amarelo.

Isso porque após mais de dezesseis anos, ainda esperamos a conclusão do primeiro trecho prometido, ademais os relatos de roubos, desvios e erros irreparáveis do projeto. E pra quem acha que está tudo muito bem só porque ele está funcionando, fazendo um mini trecho (ainda) sem grande serventia, raras vezes ao dia e de graça; além de estarrecedor, a conta deve estar nos saindo muito mais cara que uma passagem de três reais.

Contudo, já estamos num ponto que, apesar de tantos túneis negros, a torcida é grande para sair esta estação, a Estação Pirajá, e, finalmente, a conclusão da Linha 1 do Metrô de Salvador, tão sonhada e necessária. Entretanto, esse superfaturado meio de transporte só trará benefícios, de verdade, para Salvador, se tiver segurança e quando novas linhas forem criadas para interligar a cidade de forma minimamente satisfatória e incentivar aquela pessoa que tem carro a utilizar o metrô.

Caso não, continuaremos sendo a capital que tem no carro particular, o principal meio de locomoção e um transporte público subutilizado, segregador, caro e usado apenas pelos menos providos. É um cenário que, fatalmente, nos condenará a diversos fracassos urbanos e sociais.

Gostou? Compartilhe!

Comente direto no Facebook

comentários