St Pancras - Viajando Londres x Paris

Eurostar: Viajando de Londres a Paris sob o Canal da Mancha

A Grã-Bretanha (ilha que compreende a Escócia, País de Gales e Inglaterra), pode não estar incluída no Eurail Pass, mas também é um bom ponto de partida para viagens de trem pela Europa. Além de avião e ferry (essa travessia é super normal e bem mais barata!), o trem é também uma importante ligação do Reino Unido à Europa Continental. Isso graças ao Eurostar, trens de alta velocidade que liga Londres a Paris (e outra cidades da França), a Bruxelas e, mais recentemente, a Amsterdam. De maneira super rápida, em pouco mais de 2 horas, você sai do centro de Londres ao centro de Paris em um trem confortável através do Canal da Mancha.

Eu sempre pirei com essa história de um trem passar por debaixo do oceano. Sim, o Canal da Mancha é um braço de mar que faz parte do oceano Atlântico e que separa a ilha da Grã-Bretanha do norte da França e une o mar do Norte ao Atlântico. Atravessar de trem o Canal da Mancha, gera uma enorme expectativa, e, acima de tudo, é um privilégio ter essa experiência! Mas olha… é bem mais fácil (e até barato) do que você imagina!

Comprando as passagens

Os bilhetes do Eurostar começam a ser vendidos com 120 dias de antecedência e se tornam mais caros quanto mais próximo da data de partida, igualzinho passagem de avião. Portanto, reserve com bastante antecedência, assim que você souber seus planos de viagem, para garantir que você possa viajar no dia que desejar, com o melhor preço. Já vi preços Londres x Paris de 49  € e Londres x Amsterdam de 42  €!

Você pode comprar as passagens on-line no site do Eurostar e imprimir em casa (bem melhor!) ou na estação, ou através de sites de terceiros como o Rail Europe. O site do Eurostar é bem fácil de navegar e, assim como nas passagens de avião, você compra, escolhe o vagão, a classe de preferência (primeira ou segunda) e reserva o assento.

Rail Europe é outro excelente site para comprar passagens de trem na Europa, tem versão em Português e eles não cobram taxa. Uma coisa que eu faço bastante é ver nele qual a companhia de trem que serve a tal cidade e depois ir diretamente nela e fazer a compra.

As Estações de Trem

Em Londres: St. Pancras International

Em Londres, os trens saem da St. Pancras International, construída em 1868 e planejada para ser demolida na década de 1960, entretanto foi renovada e expandida entre 2001 e 2007 com um custo superior a £800M. Localizada na Euston Road, no distrito londrino de Camden é uma das dez estações classificadas com cinco estrelas por Simon Jenkins nas “100 Melhores Estações Ferroviárias da Grã-Bretanha”.

Eurostar

A St. Pancras International é linda e gigantesca. Ela é tão maravilhosa que mesmo sem viajar, compensa a visita (estando em Londres!). Um verdadeiro local “multifunções”, com estação de metrô, hotel e shopping, aliada a uma arquitetura pitoresca gótica vitoriana que faz dela uma das mais fantásticas estações em todo o mundo. A igreja colada a ela também é fenomenal! É uma espécie de mundo antigo com toques de arquitetura contemporânea.

Eurostar  St. Pancras International

Na St. Pancras há muitas atrações para passar o tempo antes do trem sair, que incluem elegantes restaurantes, cafés, lojas, Wi-Fi gratuito e até mesmo um piano público. Ela é interligada à estação Kings Cross do metrô, o que permite que você chegue a ela sem nenhum estresse. Apesar de bem sinalizada, só tome muito cuidado com o horário porque ela é muito grande e, a depender, você pode correr o risco de perder o horário.

 St. Pancras International

Em Paris: Gare du Norde

O Eurostar chega à estação Paris Gare du Nord – outra estonteante estação histórica. De lá, você pode pegar um metrô, ônibus ou táxi até o seu destino. A Gare du Nord fica a apenas 10 minutos a pé da Gare de L’Est, onde muitos trens partem para destinos em toda a Europa. Você também pode viajar na rota do Eurostar de Londres diretamente para a Disneyland Paris.

Garu du Norde - Viajando Londres x Paris

Na Gare du Norde é onde também partem os trens para a Holanda e Bélgica (daqui segui para Bruxelas). Ela tem fácil acesso a Paris pelo metrô e opções de lojas, lanchonetes e restaurantes, além de vários serviços. Em cima, ela é bem tranquila e segura. Só embaixo, no metrô e na saída que precisa de um pouco de atenção.

Pré-embarque e Imigração em Londres

Você precisa fazer o check-in para os trens Eurostar com pelo menos 45 minutos de antecedência, mas não se preocupe, é um processo muito mais rápido que os dos aeroportos. As filas são mais curtas e rápidas, mesmo sendo necessário passar pelo controle de segurança (as malas também). Na estação de St. Pancras há uma abundância de sinalização direcionando você para onde ir.

 St. Pancras International

Já com os bilhetes em mãos, faça o check nos portões de check-in automatizados e passe pela triagem de raio-x e controle de passaporte. A única diferença do Eurostar saindo de Londres para os demais trens da Europa, é que, como Londres não faz parte do Acordo de Shengen (que derruba as fronteiras entre os países), é preciso passar pela imigração, a cada entrada ou saída do país inglês, mesmo que seja proveniente ou com destino a algum país europeu.

Mas fique tranquilo porque esse controle é bem mais “light”. O agente me fez algumas perguntas, mas, no mais, é bem de boas. Em seguida, sente-se e relaxe na área do lounge. Uma vez que sua pista é anunciada (geralmente cerca de 15 minutos antes da partida), faça o seu caminho até as escadas rolantes s suba para a plataforma.

St Pancras - Viajando Londres x Paris St Pancras - Viajando Londres x Paris

A experiência a bordo do Eurostar

A viagem entre Londres e Paris leva menos de 2 horas e meia no Eurostar, que atinge uma velocidade máxima de até 300 km/h. Incrivelmente, não há atrasos. Depois de se acomodar em seu lugar, olhe pela janela e observe a paisagem campestre inglesa dando lugar à escuridão ao entrar no Túnel do Canal da Mancha (The Channel Tunnel).

Na verdade, o trem vai até o limite do território inglês em Folkestone, Kent e só então entra no chamado eurotúnel (o túnel ferroviário tem 50,5 km de extensão sob o Canal da Mancha no Estreito de Dover), saindo posteriormente no território francês (Coquelles, Pas-de-Calais), até chegar à Paris.

Surpreendentemente, esta parte subaquática da viagem é de apenas 20 minutos! Se você cochilar, você não irá ver. Muita gente até se frustra com isso porque não dá pra ver nada no túnel, tudo fica absolutamente escuro, claro. Pra mim foi ótimo, que emoção, que privilégio!

O Eurostar oferece três classe: Standard, Standard Premier e Business Premier. Eu viajei de Standard e é normal como os outros trens da Europa. Existem duas lanchonetes à bordo do trem, que é só ir percorrendo os vagões para encontrar. Se você viajar Premier class uma refeição de cortesia está incluída.

Chegando a Paris

Como falei há pouco, acima, a chegada a Paris acontece na estação Gare du Norde, onde há táxis e transporte público disponíveis. A Gare du Nord é um importante centro de linhas RER regionais (que se conecta ao aeroporto Charles de Gaulle) e D, linhas de metrô 4 e 5, além de vários outros trens suburbanos e de alta velocidade em direção ao norte.

Leia nossa série de posts sobre Paris:

Paris: Informações Práticas

O bairro de Montmartre e o Café da Amélie Poulain

Torre Eiffel: Tudo o que você precisa saber

A Catedral de Notre-Dame

Ladurée: O mais famoso macaron de Paris

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 2 =