Bahia Othon Palace Hotel

Fechamento do Bahia Othon Palace Hotel | Pensar Salvador

Notícia lamentável para Salvador: fechamento do Bahia Othon Palace Hotel

O maior hotel em atividade de Salvador, o clássico Bahia Othon Palace Hotel, a partir de 19/11, deverá encerrar seu funcionamento na cidade. Assim como o fechamento do Pestana Rio Vermelho (e rumores de fechamento de outros hotéis), precisamos refletir sobre os motivos que (podem) estar levando a essa baixa no turismo em Salvador, seja de lazer, negócios, interno ou externo. E até mesmo se isso é também consequência dos novos tempos do nosso carnaval.

Salvador é uma cidade extraordinária e a gente nem precisa mais bater na tecla da parte física e histórica da primeira capital do Brasil. As diversas manifestações culturais da Bahia são de uma riqueza e unanimidade sem igual. A cena cultural em Salvador é rica e diversa e durante o ano inteiro tem muita coisa bacana acontecendo, especialmente nos teatros menos prestigiados da cidade. Sem essa de que aqui só tem axé e pagode no verão. Só não vê e prestigia quem não tem interesse em cultura ou não quer ter o trabalho de sair de casa.

Do ponto de vista do turismo, precisamos reconhecer que temos muito a evoluir. Enquanto os governos municipal e estadual ficam nessa guerrinha eterna de quem é o “dono” do Pelourinho, casarões desabam no nosso Centro Histórico. É doloroso ver dezenas deles prestes a cair e outras dezenas completamente tapados com cimento e ferros no lugar mais precioso da cidade.

Precisamos de segurança, de verde, de iluminação, gastronomia, bares, soteropolitanos e turistas ocupando a nossa linda e longa orla. De dia e de noite. De uma orla viva e pulsante. Não só apenas na Barra e Rio Vermelho. É difícil descobrir o que turistas desejam fazer numa cidade litorânea? De pontos turísticos limpos e preparados para receber turistas. De centro de convenções.

A Bahia e suas regiões turísticas são um sucesso, mas Salvador, definitivamente, não merece ser um mero ponto de chegada e partida para elas. Temos tuuuudo para sermos o melhor e maior destino turístico do país (só aceitamos o segundo lugar para o Rio de Janeiro, por ser a cidade de maior beleza natural do mundo, e olhe lá). Em tempos de novas expressões, precisamos nos empoderar. E agir. Urgentemente.

Foto: Othon Hotéis

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + dois =

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 10 =