FilteBahia 2018

FilteBahia 2018 apresenta espetáculos feministas neste final de semana

Para quem vai ficar em Salvador no feriadão, uma pedida é o Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia – FilteBahia 2018, que celebra seus onze anos com a realização de uma mostra de espetáculos nesta sexta e sábado (07 e 08/09), com o objetivo de colocar em cena a luta feminina por igualdade, com espetáculos protagonizados por mulheres e que falam da condição feminina.

Frida

No Teatro Martim Gonçalves, no Canela, às 19h, “Frida”, tem a atriz Jane Santa Cruz interpretando a emblemática pintora Frida Kahlo. Em “Frida”, é mostrada a trajetória resiliente e vitoriosa de uma mulher que, mesmo após um gravíssimo acidente, sempre existiu à frente do seu tempo, rompendo padrões estéticos e morais de sua época e desfrutando ainda mais da vida. São essas e outras vertentes da grande pintora Frida Kahlo que são reveladas em cena. O espetáculo aborda de forma poética e sensível a vida incessante e conturbada desta artista latino-americana que tem reconhecimento nos quatro cantos do mundo.

ConFabulAções

Já no Xisto Bahia, nos Barris, às 20h, sobem ao palco em “ConFabulAções”, as atrizes Andréa Rabelo, Diana Ramos, Leila Kyssia e Simone Araújo, interpretando quatro bufonas que refletem e discutem, através de mitos femininos, sobre o papel da mulher ao longo dos caminhos da humanidade.

DETALHES DO ANEXO CONFAB...ULACOES.-Fotos-Adeloya-Magnoni.jpg 6 de setembro de 2018 235 KB 2048 × 1365 Editar imagem Excluir permanentemente URL http://diariodesalvador.com/wp-content/uploads/2018/09/CONFAB...ULACOES.-Fotos-Adeloya-Magnoni.jpg

Em algum lugar-tempo, quatro bufonas – Da Banguela, Tumor, Gastura e Bucerreia Damônia – confabulam… Invocam as três Moiras/Parcas, revelam as deusas Kali e Baubo. Em “ConFabulAções”, da Cia Buffa de Teatro (BA), dirigidas por por Joyce Aglae, elas convidam a plateia, sem perder o humor, a pensar sobre os sistemas do patriarcado e capitalismo e os mitos femininos que os rondam e reafirmam, deixando claro o papel imposto à mulher, a mesma que transforma a sociedade e toma em suas mãos as rédeas do seu destino.

O Galo

A atriz baiana Claudia Di Moura, que dá vida à empregada doméstica Zefa, na novela Segundo Sol, quatro vezes indicada ao Prêmio Braskem e vencedora de uma quinta indicação, vai estar em cena no espetáculo “O Galo”, às 20h, no Teatro Vila Velha.

Flite Bahia 2018

Claudia Di Moura interpreta uma esposa e mãe que perdeu seu filho e aguarda ao lado do marido algo que nunca chega… O texto original é inspirado na obra “Ninguém Escreve ao coronel” de Gabriel Garcia Marques e a concepção e direção do espetáculo são de Luis Alonso, diretor artístico do festival e do OCO Teatro que realiza há 11 anos o Filte.

Filte Bahia 2018

As apresentações cênicas do FilteBahia 2018 terão ingressos a preços populares, R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia), e serão realizadas nos espaços : Teatros Vila Velha, Gregório de Mattos, Martim Gonçalves, Molière, Xisto Bahia, Espaço Cultural da Barroquinha e Centro Cultural Plataforma, em Salvador, e na Tenda do Teatro Popular de Ilhéus.

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × três =