Fiorde de Oslo

Fiorde de Oslo: Vale a pena fazer o passeio?

Como falei nesse post sobre O que fazer em Oslo, escolhi fazer o passeio pelo Fiorde de Oslo a visitar os seus principais museus. Infelizmente não dá para fazer tudo em uma única viagem e o bom é isso: ter sempre um pretexto ou um bom motivo para voltar a algum lugar, rs.

Fiorde de Oslo

Antes de falar como é o passeio, vou ser honesta: o Fiorde de Oslo não se assemelha àqueles fiordes que imaginamos encontrar na Noruega. De forma simples, fiorde é uma entrada – ou braço de mar – entre montanhas. Imaginou? É algo de rachar de lindo. O fiorde de Oslo é um fiorde, sim, mas não há essas montanhas. O que vemos são pequenas baías e ilhas com casas de veraneio muito fofinhas e pitorescas e paisagens bonitas, mas não é aqueeela coisa, ‘ohhh que deslumbrante’.

Fiorde de OsloFiorde de Oslo

O passeio pelo Fiorde de Oslo

Mesmo que o fiorde de Oslo não seja aquele fiorde típico norueguês, como falei acima, não me arrependi de ter feito esse passeio. A paisagem da Noruega é bonita e bem diferente, o passeio é agradável e se tem boas e panorâmicas vistas de Oslo, especialmente da famosa Opera House e da Fortaleza Akershus.

Fiorde de Oslo Fiorde de OsloO que fazer em OsloFiorde de Oslo

O barco que faz o “cruzeiro” é grande e muito bonito e há opção de comprar coisas a bordo. Faz MUITO frio durante esse passeio, mesmo na primavera, quando em Oslo estava sol e fazendo um calorzinho. Vá muito agasalhado mesmooo, porque independente da temperatura em Oslo, na água ela é muito mais baixa. Para ajudar, eles disponibilizam um cobertor de assento e cobertores de lã para quem necessite de um de calor extra, rs.

Fiorde de OsloFiorde de Oslo

Há muitas pequenas ilhas espalhadas pelo fiorde e às vezes o barco navega bem perto da costa, onde é possível ver melhor as ilhotas e as muitas casas de verão de madeira. Elas são muito fofinhas!

Fiorde de Oslo Fiorde de OsloFiorde de Oslo

Embora este edifício de madeira se pareça com uma igreja ou uma casa, é na verdade o Farol de neblina Dyna. Foi construído em 1827 e fica no ponto norte da costa na Ilha de Hoggholmen. A torre no topo abriga o sino de nevoeiro e a lanterna está localizada sob o pequeno telhado. É um dos marcos do tour (foto abaixo).

Fiorde de OsloFiorde de Oslo

O barco também passa perto da península de Bygdøy, que abriga museus interessantes, bem como praias como a Baía de Huk.

Quanto custa o passeio pelo Fiorde de Oslo

O “cruzeiro” ao fiorde de Oslo (Oslo Fjord Sightseeing) não é uma pechincha e não há descontos para idosos ou estudantes. A empresa que fiz esse passeio foi a Båtservice e o passeio durou duas horas. O ingresso custa 315NOK, cerca de R$145,00. Os horários de saída são 10: 30, 13:00 e 15:30 e ela fica bem em frente ao cais da Prefeitura.

Se você quer muito fazer esse passeio, compre antes porque eu qua-se perdi o passeio, cheguei bem em cima e quase não tinha mais ingresso. Esteja lá 10 min antes da partida. Durante a temporada de inverno, há menos partidas semanais que durante a temporada de verão.

Finalmente, onde ver o típico fiorde norueguês

A Noruega é o país dos fiordes e, se você quiser vê-los realmente, existem opções bem melhores que o fiorde de Oslo em cidades do interior e que (certamente) valem mais a pena. Por isso, se você tiver tempo para explorar outras cidades do interior da Noruega, uma próxima a Oslo e que dizem ser excelente é Bergen (Fjord Mostraumen). Vai ser a minha próxima parada na Noruega.

Leia também outra atração imperdível em Oslo: Parque Vigeland

Gostou? Compartilhe!

Um comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 2 =

Um comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 4 =