Galleria Uffizi: o que você precisa saber

Florença | Tudo o que você precisa saber sobre a extraordinária Galleria Uffizi

Como falei no post sobre “O que fazer em Florença”, apreciar as obras de arte da Galleria degli Uffizi é uma das coisas mais extraordinária a se fazer na cidade. A Galeria Uffizi é talvez um dos museus mais impressionantes do mundo e, certamente, aquele com a maior concentração de pinturas famosas. Literalmente, em todos os cômodos, há uma obra-prima.

Galeria Uffizi

Os belos corredores da Galleria Uffizi

Seus telhados incrivelmente belos

A Galeria Uffizi foi projetada por Giorgio Vasari em meados do século XVI para abrigar as 13 cortes florentinas mais importantes, chamadas ‘uffici’. Hoje abriga 90 salas de museu com algumas das pinturas mais importantes e famosas do mundo. Obras de Giotto, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Caravaggio e Botticelli, bem como numerosas pinturas flamengas e holandesas que são organizadas em ordem cronológica para uma emocionante viagem através da história da arte.

→ Quando devo visitar a Galeria Uffizi

A resposta depende dos dias da semana em que você estará na cidade. O museu fica aberto das 8h15 às 18h50 todos os dias, exceto segunda-feira, dia em que os museus estatais italianos estão fechados. Os dias mais movimentados são aos sábados e domingos, devido aos visitantes de fim de semana na cidade. Dos dias de semana, a terça-feira é um pouco mais cheia do que nos outros dias e as quintas são os dias mais vazios.

→ Preciso reservar ingressos antecipadamente?

Sim! Existem diversas empresas e plataformas que vendem ingressos pra Uffizi, mas sempre escolha reservar através do site oficial deles, onde não há custos adicionais (20 €) além da taxa de pré-reserva (4 €). Se você não tiver reservado ingressos, terá que ficar em uma fila muito longa, o que é um desperdício de tempo absurdo. Não faça isso com você em Florença.

→ O que há para ver na Uffizi?

Como falei no início do post, a Galeria Uffizi abriga uma coleção de prestígio principalmente de arte renascentista florentina. A coleção vai de uma pequena sala dedicada ao século XIII, ao início do naturalismo na “sala de Giotto”, segue para as maiores obras do século 15 em Florença e a Alta Renascença em Florença. Há também uma pequena coleção de pinturas de Veneza e algumas obras do norte da Itália e do norte da Europa.

Na galeria há também diversas esculturas romanas e muitos dos trabalhos podem ser reconhecidos da cultura pop, como o Nascimento de Vênus de Botticelli, a Anunciação de Leonardo, Doni Tondo de Michelangelo. A Madonna de Giotoo é considerada uma das primeiras obras que mostram o naturalismo e a comparação com pinturas similares de Cimabue e Duccio. Mas há centenas de outras obras para ver como as de Pontormo, Rafael, Gentile da Fabriano, Paolo Uccello, Masaccio, Filippo Lippi, Cranach, Durer, etc.

Saiba que é impossível ver toda a coleção da Galeria Uffizi. Algumas pinturas são mais importantes que outras e algumas obras simplesmente atrairão seu interesse e atenção mais que outras. Antes de visitar o museu, anote os trabalhos que você absolutamente não quer perder, isso pode fazer toda a diferença. Para te ajudar, aqui vão algumas das obras de arte que mais me marcaram na galeria:

→ Pintura Italiana

Os quadros mais antigos expostos nos Uffizi são as obras toscanas dos séc. XIII e XIV. Em algumas das obras ressoam ecos da tradição bizantina, outros revelam os efeitos primitivos da humanização da pintura.

As Salas da Idade Média mostram as Virgem em Majestade de Cimabue, Giotto e Buoninsegna e composições das escolas sienesa e florentina incluindo a Adoração dos Magos (Adorazione dei Magi) da autoria de Gentile de Fabriano.

→ Maestà de Duccio di Buoninsegna (lado esquerdo) e Glória da Virgem de Giotto (lado direito)

→ Algumas obras de Piero Pollaiolo

A Sala de Boticelli é uma das mais impressionante e disputada do museu, na medida que abriga dois dos mais famosos quadros do mundo: A Primavera (Allegoria della Primavera) e O Nascimento de Vénus (Nascita di Venere). Esses quadros foram pintados no séc. XV e são os primeiros exemplos da Itália de um tema secular pintado num quadro de grandes dimensões (eles são enooormes e hipnotizantes!).

→ Primavera de Sandro Botticelli 

→ Nascimento de Vênus – Sandro Botticelli

O Nascimento de Vênus se tornou uma das obras-primas da Renascença mais famosas do mundo. Foi pintado por Sandro Botticelli entre 1482 e 1485 para a família Medici. Na pintura, você pode observar Vênus, a deusa do amor, em pé em uma concha no centro. À direita dela, Zephyr, o deus do vento do oeste está soprando-a para a praia. Lá, Pomona, a deusa da primavera, está esperando com uma capa para vestir a divindade recém-nascida. Você pode ver o Nascimento de Vênus no Hall #41.

→ Madonna con Bambino, São Francisco de Assis e Santo Antonio de Padova de Francesco Raibolini

→ Crucificação com St. Jerome, St. Francis , Maria Madalena que toca aos pés de Cristo, o beato João Colombini e São João Batista, padroeiro de Florença de Perugino

→ Venus – Lorenzo di Credi

→ Sagrada Família – Michelangelo Buonarroti

→ Madonna and child “Madonna of the Milk” de Giuliano Bugiardini (1475-1555)

→ Massacre dos Inocentes – Marco Benefial (1684 – 1764)

→ Madonna das Hárpias – Andrea del Sarto (1486 – 1530)

→ O Batismo de Cristo – Leonardo Da Vinci

→ A Adoração dos Magos – Filippino Lippi

→ Cabeça de Medusa – Caravaggio

A Medusa foi encomendada a Caravaggio pelo cardeal Francesco Maria Bourbon do Monte em 1597, que a deu ao grão-duque Ferdinando I de ‘Medici como presente. Na mitologia grega, a Medusa era uma Górgona que tinha cobras venenosas como cabelo e tinha o poder de transformar qualquer um que a olhasse para pedra. Perseu, foi dado um escudo pela deusa Atena para evitar olhar para ela como ele decapitou ela.

A pintura de Caravaggio retrata o momento em que a Medusa é decapitada, quando percebe que sua cabeça e corpo não são mais um. Você pode dar uma olhada no escudo Medusa no Hall #90 dedicado a Caravaggio.

→  Esculturas

Laocoonte e seus filhos, Antífantes e Timbreu, de Baccio Bandinelli

Torso del Doriforo

→ Testa di satiro – Michelangelo

→ Arianna Addormentata – Arte Romana

→ Coloque pelo menos meio dia para sua visita

É importante ter em mente que qualquer grande museu envolve muito tempo para visitá-lo e não faça essa loucura de visitar a Galeria Uffizi com pressa ou com hora pra sair porque você deixará de ver muitas preciosidades. Saiba que menos de quatro horas não será o suficiente para apreciar as obras de artes com um pouco de tranquilidade, visto que a galeria é bastante extensa e quase sempre haverá há muitas pessoas fazendo o mesmo que você. A coleção é enorme e os trabalhos exibidos merecem mais do que um rápido olhar.

→ Outras informações sobre a Galeria Uffizi

Um detalhezinho infeliz nesse museu é que não há muitos lugares para sentar – há apenas alguns bancos no corredor principal. Então, usar sapatos e tênis macios é imprescindível. Esteja ciente também de que você irá passar por detectores de metal ao chegar ao museu e tudo é verificado, inclusive, se for muito grande, terá que ser deixado no vestiário. Ah, dentro do museu há um café e um terraço bem bonito com uma vista privilegiada para o Palazzo Vecchio.

Planeje sua viagem para Florença

Hospedagem em Florença

  • Booking.com tem 5.235 hotéis, hosteis, casas e pousadas em Florença e em todo o mundo. Você obtém cancelamento gratuito na maioria dos quartos e garantia de menor preço.

Aluguel de carros em Florença e na Itália

  • RentCars é o um dos maiores serviços de reservas de aluguel de carros do mundo, que compara todas as principais marcas. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você pode dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.

Seguro de viagem na Europa

  • Seguros Promo é um site que faz cotação para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto.
Gostou? Compartilhe!

2 comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 7 =

2 comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − 4 =