Gabinete Português de Leitura

Gabinete Português de Leitura: um deslumbre! Quem já foi?

Não seria exagero afirmar que a maioria dos soteropolitanos não conhece esse lugar. Localizado no coração do centro de Salvador, na Praça da Piedade, o Gabinete Português de Leitura de Salvador foi fundando em 1863 e o seu atual edifício, de estilo Neomanuelino (estilo arquitetônico verdadeiramente português, cujas origens remontam à época do descobrimento), foi inaugurado em 1918.

Em sua fachada há elementos alusivos às glórias da nação portuguesa na era das grandes navegações, representadas pela figura do Infante D. Henrique e os feitos literários representados pelo ilustre Luiz de Camões. Compõem também a fachada escudos e brasões que completam o estilo arquitetônico e evidenciam o patriotismo português.

Gabinete Português de Leitura

O prédio por fora é um dos mais belos e singelos de Salvador e a sua Biblioteca Infante D. Henrique é também digna de aplausos. O acervo bibliográfico visa a divulgação da história e da cultura de Portugal e outros países de língua portuguesa, com cerca de 25.000 volumes, entre livros, folhetos e periódicos, abrangendo diversas áreas do conhecimento, como História, Geografia e Literatura de Portugal; possuindo um acervo representativo sobre a presença portuguesa no país, principalmente, para compreender questões culturais que unem Portugal e Brasil.

Gabinete Português de LeituraGabinete Português de Leitura

O espaço da biblioteca não tem grandes proporções mas é simplesmente esplendoroso e quase dá pra se sentir num filme de Harry Potter, rs. Os móveis são liiiindos e preciosos, num estilo único raro de se encontrar por aí. No primeiro andar, há exposição de pequenos navios portugueses. Se você é um amante de história e literatura portuguesas, não deixe de conhecer.

Gabinete Português de Leitura Gabinete Português de Leitura

O Gabinete Português de Leitura de Salvador também promove Cursos de Gramática e Redação, Leitura Pública de Livros, Exposições de pinturas e esculturas, Lançamentos de Livros, Palestras, conferências e seminários ligados à cultura. Funcionamento de seg a sex, 8h às 12h/13h às 17h. A entrada é gratuita.

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − oito =