Geronimo - Escadaria do Passo

Geronimo na Escadaria do Passo: você precisa dessa experiência em sua vida

Eu fui. Eu vi. Eu vivi. Geronimo na Escadaria do Passo no Pelourinho, sem dúvidas, é uma das coisas mais únicas, originais e melhores a se fazer em Salvador.

Se você não sabe o que está por trás da famosa Escadaria do Passo, vou te situar no tempo, no espaço e na história. O único filme brasileiro até hoje a vencer o prêmio mais cobiçado do Festival de Cannes na França, a Palma de Ouro, foi O Pagador de Promessas de Dias Gomes em 1962, um feito histórico do cinema brasileiro.

O filme conta a história de Zé do Burro, um sertanejo ingênuo e inocente que quer apenas pagar uma promessa: levar uma cruz até o altar da igreja para agradecer a cura do seu animal. Mas para cumprir o que foi prometido num terreiro de candomblé, ele enfrenta a intolerância religiosa, sofre com a incompreensão, com todo tipo de aproveitador e o seu desfecho é trágico.

O palco principal dessa saga, uma monumental escadaria de 55 degraus que levaria à Igreja de Santa Bárbara (que levei muito tempo achando que o nome da igreja era realmente esse, por causa do filme), mas que na verdade se trata da Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo.

E é nesse local imortalizado e surpreendente que Geronino Santana se apresenta às terças (o ano todo!) no Pelourinho. Postes lamparinas na escadaria (mas enfiaram um poste de cimento imenso e horroroso na rua de baixo, alguém avisa, #peloamor?) e casarões seculares nos arredores (com turistas estrangeiros encantados nas janelas por estarem ali) completam esse cenário arrebatador!

Figurinha fácil e carimbada do Pelô (poderia até morar lá), falar de Geronimo é chover no molhado. Ele faz uma apresentação gostosa, com músicas mais gostosas ainda; fica a sensação que cada dia é especial. Verdade que, com a sua “É D’oxum” já virou um mito vivo e nem precisaria fazer mais muita coisa. Mas ele está lá, nos presenteando.

O espetáculo começa entre às 19h e 20h. E o melhor dia pra ir ao Pelourinho à noite é terça-feira mesmo. Pelo menos no verão, está sempre animado e lotado de gente. Muito astral!

Não deixe de conferir essa escadaria, o show e assistir ao filme (versão original!). Todos os três são de matar!

Gostou? Compartilhe!

Comente direto no Facebook

comentários