Parques de Londres - Greenwich Park - O que fazer em Londres

Greenwich Park: Muito além do Meridiano de Greenwich

Se você está interessado na história marítima de Londres, procurando um bom lugar para passear no parque ou, claro, “ver” o meridiano imaginário de Greenwich, que demarca a marca zero no mundo, é claro que você tem que ir para Greenwich Park. De quebra, o parque ainda tem panoramas impressionantes de Canary Wharf, o segundo centro financeiro de Londres (foto em destaque).

Greenwich Park - O que fazer em Londres

O ponto alto de uma visita à Greenwich Park é, claro, visitar o Observatório Real de Greenwich e sua Linha Meridional. Um destaque no verdadeiro sentido da palavra, porque esta atração histórica pode ser encontrada no topo de uma colina do Greenwich Park.

Greenwich Park - O que fazer em LondresGreenwich Park - O que fazer em Londres

O Meridiano de Greenwich divide o hemisfério oriental e ocidental em dois, assim como a Linha do Equador divide o hemisfério norte e sul. Então, teoricamente, se você ficar com um pé em cada lado da linha, você estará em duas partes do mundo ao mesmo tempo, rs.

Greenwich Park - O que fazer em Londres

A famosa linha imaginária de Greenwich. Do lado esquerdo, a parte ocidental, do direito, a oriental

Greenwich Park - Meridiano de Greenwich

Eu, ninja, em duas partes do mundo ao mesmo tempo

O uso deste “Meridiano Primário” mostra a longitude e o grau da sua localização, portanto, se você calcular a que distância você está dessa linha e a que distância está do Equador (latitude), é possível determinar a sua localização exata na Terra. Bem desse jeito!

Greenwich Park - O que fazer em Londres

A Linha de Greenwich existe desde 1884 e sempre foi muito popular entre os visitantes. Então, se você quiser tirar uma foto aqui, eu recomendo um pouco de paciência, porque tem sempre gente querendo fazer mil poses para tirar essa foto.

Além do meridiano, no Greenwick Park você pode visitar o observatório e ver de perto gigantes telescópios e um museu onde é possível fazer uma viagem através da história da astronomia britânica, bem como shows em seu planetário, que também é o único do tipo em Londres.

Greenwich Park - O que fazer em Londres

Também em Greenwich Park há o Cutty Sark, um velho navio que fica ancorado na parte baixa do Parque e há uma exposição interativa a bordo deste lendário veleiro de 1869. Ele é o único sobrevivente ‘tea clipper’ (eles usaram para importar chá da China) e que costumava ser o navio mais rápido de sua época.

Cutty Sark - O que fazer em Londres

Outra atração do Greenwick Park é o Museu Marítimo de Greenwich, um dos maiores do mundo e possível conferir histórias sobre as aventuras marítimas dos britânicos e aprender mais sobre o herói britânico Almirante Horatio Nelson, o mesmo da estátua na Trafalgar Square. O museu é gratuito.

Greenwich Park - O que fazer em Londres

‼Se você chegar a Greenwich de metrô, saiba que no bairro há um famoso mercado (Greenwich Market). Não o conheci porque cheguei a Greenwich de barco.

❓Como chegar à Greenwich?

Metrô: North Greenwich.

– É possível também chegar de barco. Há barcos fluvial com serviços regulares partindo de Westminster, Embankment, London Bridge, Canary Wharf e Tower Piers para Greenwich.  Os valores são baixos e você pode pagar com o próprio cartão do metrô (Oyster Card).

Eu escolhi ir a Greenwich de barco e foi a melhor coisa poder casar nessa viagem um belo passeio pelo Rio Tâmisa. Os barcos são novos, climatizados e confortáveis e foi mais uma forma de apreciar Londres de uma outra perspectiva.

Ir a Greenwich de barco. O que fazer em LondresIr a Greenwich de barco. O que fazer em Londres

Na volta do passeio de Greenwich, aproveitamos e paramos na Emirates Air Line Cable Car, para um belo passeio por uma espécie de teleférico pelo Rio Tâmisa. Eu falo mais sobre esse passeio aqui.

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *