Salvador Bahia

Igreja de São Francisco de Assis: a nossa jóia de ouro

A história da Igreja de São Francisco de Assis, no Pelourinho, remete ao descobrimento do Brasil. Os franciscanos foram os primeiros missionários do Brasil e realizaram as primeiras missas em Porto Seguro, onde foi construída a Igreja de São Francisco de Assis do Outeiro da Glória, em 1503, sendo considerada a primeira igreja do Brasil.

O convento franciscano foi fundado em Salvador, em 1587, ano em que a a primeira Igreja de São Francisco começou a ser construída na cidade, pelo frei Antônio da Ilha. Em 1675 foi decidida uma reconstrução e o atual convento foi construído a partir de 1686. Em 1708, começou a construção da igreja atual, em estilo barroco, concluída só após 40 anos.

Pelourinho Salvador Bahia

O interior da Igreja é de uma beleza rara, todo em uma deslumbrante talha dourada e imagens policromadas de mestres santeiros baianos, obras primas da arte sacra. Tem bastante jacarandá esculpido e duas pias de pedra, doadas por D. João V, rei de Portugal. Também de grande beleza são os púlpitos e o teto, com várias pinturas sacras.

Igreja de São Francisco de Assis

Pelourinho Salvador

Igreja Salvador

Ainda de grande valor artístico, são as imagens de São Pedro de Alcântara, São Benedito, São José, Coração de Jesus, Santo Antônio e São Francisco de Assis no altar-mor. No lado esquerdo, destacam-se as imagens de N. S. da Conceição, N. S. da Glória, N. S. da Piedade, N. S. de Santana, Santa Luzia e São Domingos.

Salvador Bahia

365 Igrejas

Salvador Bahia

Na parte externa da igreja, é possível ver o grande painel de azulejos do século 18, que retratam passagens bíblicas, a vida de São Francisco e cenas do cotidiano pagão. São mais de 50 mil azulejos, parte deles criada por Bartolomeu de Jesus em meados do século XVIII, e que mostram cenas e inscrições moralistas diversas, retiradas do livro Teatro Moral da Vida Humana e de toda a Filosofia dos Antigos e Modernos, ilustrado com estampas de Otto van Veen. Todo esse lindo e maravilhoso complexo carece de restauração. É visível a deterioração de paredes e painéis.

Salvador Bahia

IMG_2709

É uma grande pena que as visitas guiadas a esta igreja bem como às outras no Pelourinho sejam praticamente escassas. Além da evidente falta de incentivo ao turismo, ouvimos respostas que é difícil encontrar pessoas que conheçam e entendam a complexidade dessa igreja. Mas gente… 🙁

Eu sou aquele tipo de turista que não aguenta ver uma igreja que já vai logo entrando. Além da delicada questão religiosa, as igrejas, em especial as católicas, ortodoxas e protestantes são verdadeiros templos de história, cultura e arte sacra. Eu já vou logo entrando, me encantando e quase sempre me emocionando.

Entre as dezenas de igrejas que já conheci pelo mundo afora, uma coisa é certa: o mundo ainda não me apresentou uma igreja como a de Igreja de São Francisco, pela sua quantidade de ouro e absurda riqueza de detalhes!

Igreja e Convento de São Francisco
End: Largo do Cruzeiro de São Francisco, Pelourinho | Salvador –BA
Tel:  3322-6430
Funcionamento: segunda, 8h30 às 17h30, terça, 9h às 14h30; quarta a sábado, 9h às 17h30 e domingo, 13h às 17h30.
Ingresso: R$5,00 (gratuito nos horários de missa, segunda – 7h; terça – 7h, 8h, 16h e 18h; quarta a sexta, 7h; sábado – 7h30 e domingo, 8h.

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *