Igreja de São Pedro Gonçalves do Corpo Santo

Igreja de São Pedro Gonçalves do Corpo Santo: Mais uma igreja para Salvador chamar de sua

Desde 2016, o Diário de Salvador sonhava em ver a Igreja de São Pedro Gonçalves aberta. Desconhecida pelos soteropolitanos mesmo que localizada nos arredores do Mercado Modelo e Elevador Lacerda, há 9 anos ela estava completamente abandonada e, há 2 anos, passava por reforma.

Pequenina e graciosa, essa riqueza estava escondida e, agora, pronta pra ser apreciada e valorizada pelos baianos e turistas que tanto transitam naquela parte da cidade, que, para nós, é a mais l.i.n.d.a e r.i.c.a de Salvador.

Igreja de São Pedro Gonçalves do Corpo Santo

A Igreja de São Pedro Gonçalves, também conhecida por Igreja do Corpo Santo, foi fundada em 1711 pelo marujo espanhol Pedro Gonçalves, em agradecimento por ter sobrevivido a uma tempestade na Baía de Todos os Santos.

Sua planta é do tipo arcaico, encontrado na arquitetura religiosa rural, com nave e capela-mor formando um só corpo de construção, dividido convencionalmente pelo arco cruzeiro. No acervo, a imagem do Senhor da Redenção, atribuída a Francisco das Chagas (Cabra), um dos mais importantes escultores do barroco brasileiro. Além de São Pedro Gonçalves, na capela também se venera São José. Sua restauração nos custou R$3,5 milhões de reais.

Igreja de São Pedro Gonçalves

Por falar em Comércio, depois iremos falar aqui sobre o “conserto” das suas calçadas. Algumas já não existem mais, fato que obriga as pessoas a andarem nas ruas e muitas pedras portuguesas, testemunhas e relíquias da nossa história, estão nos dando um doloroso adeus. 🙁

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 4 =

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 11 =