Inglaterra: O que fazer em Brighton em 1 dia

Procurando dicas sobre o que fazer em Brighton? Então, se liga nesse post!

Brighton foi a única cidade litorânea que conheci na Inglaterra. Situada na costa sul, ela é extremamente popular no verão quando os britânicos (que raramente conseguem ver o sol) querem aproveitar o tempo bom. Como praia para os ingleses não é exatamente o mesmo que para nós, brasileiros, ainda mais por ser uma praia de pedras, Brighton é uma cidade que também oferece outros atrativos como festas, festivais e muita diversão.

A menos de uma hora de trem de Londres, Brighton é banhada pelo Canal da Mancha, o mar que divide a Inglaterra da França e ela tem sido associada ao hedonismo, desde os dias do indulgente Royal Pavilion de George IV até os modernos cais de prazer que estendem seus braços até o mar. E isso para não falar do seu contraste não tradicional à cultura bem mais linear de Londres.

Se você for passar apenas um dia em Brighton, saiba que você poderá percorrer a cidade a pé, a partir da sua estação de trem. Não será necessário pegar ônibus mas também sou daquela teoria que você já aproveita, vai andando e explorando a cidade.

O que fazer em Brighton? Viagem de um dia a Brighton

1. St Nicholas’ Church

A minha primeira parada ao sair da estação de trem foi na The Church of St. Nicholas of Myra, geralmente conhecida como Igreja de São Nicolau, uma igreja anglicana. Ela é a igreja paroquial original de Brighton e o mais antigo edifício sobrevivente da cidade, localizada no alto da junção da Church Street e Dyke Road. Saindo da estação, siga à direita.

O que fazer em Brighton

A Igreja São Nicolau em Brighton. Foto do site da Igreja. Não tirei foto dela. 🙁

2. The Brighton Clock Tower

A Torre do Relógio de Brighton foi construída em 1888 para o jubileu da Rainha Vitória, possuindo uma estrutura distinta e que se tornou-se um marco na cidade. Esse ponto é bem estratégico e, sem dúvida, uma boa referência para explorar a cidade, pois ele fica próximo a diversos pontos importantes da cidade.

O que fazer em Brighton

Descendo direto da estação pela Queen’s Road, você chegará à Torre do Relógio de Brighton, que fica no cruzamento da Queen’s Road com a West Street. A Western Road, uma importante área comercial, fica à direita (oeste) e a North Street para a esquerda (leste). Você encontrará diversas atrações de Brighton a uma curta distância da Torre do Relógio, incluindo as The Lanes, que estão localizadas na metade da rua North Street e o Royal Pavilion, que está localizado mais à esquerda da North Street.

3. North Laine

A North Laine é um dos melhores lugares para ver Brighton em seu ponto mais brilhante. As ruas são pequenininhas e fazem um labirinto de becos, cheios de lojinhas e casas tão coloridas, que até lembra Notting Hill. Vi muitos cafés legais escondidinhos aguardando a descoberta, rs. Aqui você encontra lojas independentes de moda, móveis vintage, artigos para casa, presentes e até loja que vende sapatos vegetarianos (!). É pra esquecer que existem aquelas mesmas lojas que estão por todas as partes do mundo.

O que fazer em Brighton

The Lanes de Brighton. Foto: Reprodução/Internet

4. Royal Pavilion

Descendo a North Street, à esquerda, você irá se deparar com a atração mais famosa da cidade: o Royal Pavilion (Pavilhão Real). Muitos dos que vêem fotos do Brighton Pavilion não acreditam que ele esteja na Inglaterra. Parecendo mais um parente do Taj Mahal, o impressionante edifício foi adaptado de uma antiga casa de fazenda e usado por George, o Príncipe de Gales (que se tornou o Príncipe Regente) como um de seus locais de entretenimento.

O que fazer em Brighton

Gente, dá pra acreditar que isso esteja localizado a poucos metros do mar da Inglaterra?

O Royal Pavilion é cercado por jardins deslumbrantes, que são livres para passear. Eu não entrei no palácio mas uma amiga entrou e relatou que a decoração interior tem fortes influências orientais de tirar o fôlego e os quartos são impressionantes e que há também muitas obras de arte para aqueles, principalmente, que são fãs da história da arte. A única desvantagem da turnê no Royal Pavilion é que não é permitido tirar fotos lá dentro.

O que fazer em Brighton

Esse é o hall de entrada do Royal Pavilion, mas até aqui é proibido tirar fotos

Valor de entrada: £12.15

5. Praia de Brighton

Nenhuma viagem a Brighton está completa sem a vibração cosmopolita do Brighton Pier e de Brighton Beach. Se você espera encontrar uma praia de areia como no Brasil, saiba que a famosa praia de Brighton estará repleta de pedras. As pessoas vão à praia de sandália ou até mesmo de sapato (que foi meu caso, kk). Além de ver uma praia de pedras pela primeira vez, o que mais achei legal nessa praia foi a possibilidade de você deitar na areia nas pedras, e não precisar de canga. De roupa mesmo você deita, não fica à milanesa e está tudo certo, rs.

O que fazer em BrightonO que fazer em Brighton

Na beira do mar da praia de Brighton há diversos prédios de moradores locais e para turismo. Há também bares, restaurantes, boates, galerias de diversões e instalações esportivas. Andando pela praia você irá se deparar com adoráveis cabanas (casinhas) coloridas ​que correm ao longo da beira-mar. Elas servem de suporte para banhistas, uma coisa bem legal.

O que fazer em Brighton

O dia tava um pouco frio mas no quando o Sol sai, o negócio ferve, rs

O que fazer em Brighton

6. Brighton Píer

O Píer de Brighton possui um parque de diversões, máquinas de jogos e restaurantes. Esse píer atrai muitas famílias, crianças e jovens e tem diversas pequenas barracas de brinquedos, souvenirs e de comidinhas (as de peixe e batata frita ganham disparado, hehe). É impossível esquecer o cheiro frito da massa de Donuts desse píer, rs. Não usei nenhum dos brinquedos do píer, depois até me arrependi.

O que fazer em BrightonO que fazer em Brighton

Saiba que recentemente foi instalada a Brighton a i360 pela Marks Barfield Architects, a mesma que projetou o London Eye. Eles trouxeram para a Brighton a i360 da British Airways, projetada para oferecer o mesmo tipo de visão da sua versão em Londres, mas em um formato desafiadoramente diferente e exclusivo de Brighton. Acho que deve valer a view!

‼Tem museus em Brighton também (claro). Entrei em um, mas sorry, nem lembro mais qual foi.  Salvo engano ele ficava próximo ao Royal Pavilion.

❓Como ir de Londres para Brighton?

Eu fui para Brighton de trem, e eles saem da estação London Bridge e Victoria. Dá para comprar na hora ou antes no site da RailEurope.

De ônibus, eles saem da estação Victoria em Londres, e a linha é a National Express.

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =