Isla Mujeres - O que fazer em Cancun

Isla Mujeres: o passeio mais procurado de Cancún

Quem vai a Cancún sabe que um dos atrativos são as muitas opções de passeios que podem ser feitos lá. Quem viaja por agência de turismo, já tem a opção de fechar os passeios antecipadamente. Mas mesmo quem for viajar de forma independente ou decidir fechar os passeios lá, não tem motivo pra se preocupar, pois há muita oferta de passeios nos hotéis, nas agências de turismo ou empresas de passeios.

Um dos passeios mais famosos de Cancún é o que vai para Isla Mujeres (Ilha das Mulheres), uma ilha/cidade de pequeno porte, bem próxima a Cancún (mais ou menos 30 min de travessia) e acessível através de barcos/catamarã. Essa ilha possui uma grande formação de corais e a água é extremamente cristalina e azul, portanto uma boa opção para a prática de snorkel, mergulho, windsurf, caiaque e outros esportes marítimos.

Isla Mujeres - O que fazer em Cancun

Eu fiz esse passeio por uma agência, que não me recordo o nome, mas acredito que foi a Ultramar. A maioria das agências oferece o mesmo passeio e todos são bem parecidos. A primeira parada do passeio foi no Parque Dholphin Discovery, a atração mais famosa da ilha.

Dolphin Discovery

O Dolphin Discovery é uma empresa com várias unidades no Caribe, só em Cancun e na Riviera Maya são oito unidades e seu grande atrativo são as diversas atividades relacionadas aos golfinhos. Se você fechar o pacote por agência, você terá que escolher previamente o tipo de atividade com os golfinhos que você irá fazer. Quem vai de forma independente, pode comprar a atividade na hora mas corre o risco de não ter mais vaga ou não ter a sua atividade favorita.

Isla Mujeres - O que fazer em Cancun

Atualmente, são oferecidas quatro tipos de atividades: Dolphin Encouter ($98,1 USD), Dolphin Swim Adventure ($104,25 USD), Dolphin Royal Swim ($152,10 USD) e Sea Life Discovery Plus ($179,10 USD). Como se vê, tudo bastante caro!

Eu fiz o Dolphin Encouter (Encontro com os Golfinhos), que inclui um beijo no rosto, na boca e um aperto nas mãos do golfinho, além de alguns contatos com a mão durante o tempo em que você fica na água. Ele é o mais indicado para crianças, por ser o mais simples.

Isla Mujeres - Dolphin Discovery

Isla Mujeres - Dolphin Discovery

É preciso reconhecer: os golfinhos são muito graciosos e fazem acrobacias que são um espetáculo pros olhos. Mas é preciso falar: tudo é muito artificial e calculado para as caríssimas fotos que você terá que pagar (imensamente caro!) depois. E mesmo as outras atividades, que podem ser um tiquinho mais “emocionantes” não diferem quanto ao quesito da artificialidade.

Como funciona? Uma fila de pessoas é formada e cada uma tem um tempo cronometrado para executar o que está combinado e posar para o melhor ângulo para a foto. Na verdade, tudo é produzido para esse momento. Apenas isso. É feio e patético. E olha que a gente aqui nem está entrando no mérito de uma pauta super atual sobre o não incentivo desse tipo de turismo, dos animais viverem em cativeiro e tal.

Para piorar, ao final da atividade, você claro quer ver as fotos, que realmente têm muita qualidade e são muito bonitas. Porém, é um verdadeiro ABSURDO o custo de CD com as fotos. O pior é que em nenhum momento eles avisam que essas fotos são pagas à parte. Na época, paguei 100 dólares (valor mais caro que atividade!) por todas as fotos, mas fiquei tão indignada que quase deixei as fotos lá. Se você não quiser levar todas, tem a opção de escolher apenas três fotos ao custo de 5o dólares ou ainda optar por levar uma única foto ao absurdo preço de 30 dólares. Um abuso.

‼Eu NÃO recomendaria de jeito nenhum o Dholphin Discovery, a não ser que você esteja com criança, pelo lado lúdico delas com os golfinhos, mas mesmo assim acho um passeio descartável e questionável, tanto pela superficialidade da atividade em si, quanto pela exploração dos animais e, principalmente, pelo lance das fotos.

Bem, superada essa decepção, há muitas coisas legais a serem exploradas em Isla Mujeres. O Parque  Natural Garrafón é muito bacana e você pode soltar de tirolesa, descansar nas redes ao ar livre (cuidado pra não cair, eu caí rs), fazer mergulho com cilindro, snorkel, tomar banho de piscina (maravilhosa!) e outras atividades.

Isla Mujeres - O que fazer em Cancun

Isla Mujeres - O que fazer em Cancun

Outra coisa muito bacana a ser feita em Isla Mujeres é explorar a ilha através de um tour de bike. Neste passeio estava incluso e fomos até o chamado “Acantilado del Amanecer”, o Penhasco do Amanhecer, no ponto mais extremo ao sul da República do México. Este lugar, a cada manhã, recebe os primeiros raios de sol do México e tem um visual sensacional!

Antes de chegar à Punta Sur, pare no Templo Maya dedicada à deusa IXCHEL. O templo fica à beira mar e é repleto de estátuas e obras de arte. próprio museus. Todos querem o seu suado dinheirinho por essas fotos no final.

Isla Mujeres - O que fazer em Cancun

❓O que ainda ver em Isla Mujeres?

Se você não pegar o passeio que vá para o Parque Nacional Garrafón, é possível visitar o centro da Isla. Em Isla Mujeres também há o Musa, o Museu Subaquático, mas não fui.

Gostou? Compartilhe!

Comente direto no Facebook

comentários