Pastelaria de Belém, Lisboa Portugal

Lisboa: Por dentro da famosa Pastelaria de Belém

Vamos começar esse post falando um pouco da história da Pastelaria de Belém.

A história da Pastelaria de Belém remonta ao início do Século XIX, em Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, onde laborava uma refinação de cana-de-açúcar associada a um pequeno local de comércio variado. Como consequência da revolução Liberal ocorrida em 1820, em 1834 são encerrados todos os conventos e mosteiros de Portugal, expulsando o clero e os trabalhadores. Numa tentativa de sobrevivência, alguém do Mosteiro põe à venda nessa loja uns doces pastéis, rapidamente designados por “Pastéis de Belém”.

Pastelaria de Belém, Lisboa Portugal

Na época, a zona de Belém era distante da cidade de Lisboa e o percurso era assegurado por barcos a vapor. No entanto, a imponência do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém, atraía os visitantes que depressa se habituaram a saborear os deliciosos pastéis originários do Mosteiro.

Em 1837, inicia-se o fabrico dos “Pastéis de Belém”, em instalações anexas à refinação, segundo a antiga “receita secreta”, oriunda do Mosteiro. Transmitida e exclusivamente conhecida pelos mestres pasteleiros que os fabricam artesanalmente, na “Oficina do Segredo”, esta receita mantém-se igual até aos dias de hoje.

Hoje, a única e verdadeira fábrica dos “Pastéis de Belém” consegue, através de uma criteriosa escolha de ingredientes, proporcionar o paladar da antiga doceria portuguesa.

A verdade é que a fábrica, por si só, já vale a visita, mesmo que você não goste tanto de pasteizinhos de Belém. O prédio é histórico e é possível ver algumas dependências internas, os fornos e a enorme quantidade de pastéis que são produzidos a cada dia.

Pastelaria de Belém, Lisboa Portugal

A Pastelaria de Belém é gigante, tem diversos ambientes e está sempre lo-ta-do por gente ávida em provar o famoso pastel, de creme e massa folhada que derretem na boca e que custa apenas  €1,10!

Pastelaria de Belém, Lisboa Portugal

Pastelaria de Belém, Lisboa Portugal Pastelaria de Belém, Lisboa Portugal

Mas é bom falar que a Pastelaria de Belém não se resume apenas aos pastéis de Belém, há outras opções de salgados diversos, tortas e quiches. Eu até experimentei outras opções, mas melhor só focar nos pastéis mesmo, haha.

DSC04292 Pastelaria de Belém, Lisboa Portugal

O atendimento na Pastelaria de Belém pode não ser tão rápido pela quantidade de pessoas e, se você estiver com pressa, é até melhor pedir no balcão, pagar e comer. Independente, só sei que é maravilhoso comer uma receita secular que renasce a cada dia pelos mesmos processos artesanais. Não coma pastel em outro lugar de Lisboa que não seja aqui primeiro!

Pastelaria de Belém, Lisboa Portugal

End: Rua de Belém nº 84 a 92, 1300 – 085 Lisboa.

Leia também:

Lisboa: Um passeio pelo bairro de Belém

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *