Notting Hill - O que fazer em Londres

Londres: Um passeio pelo charmoso bairro de Notting Hill

Tudo em Londres é charmoso mas o bairro de Notting Hill tem um charme ainda mais especial. Não é porque o famoso filme “Um lugar chamado Notting Hill” foi rodado aqui, apresentando Notting Hill ao mundo e nos encantando com uma história romântica mas não necessariamente chata e superficial.

Notting Hill - O que fazer em Londres

Notting Hill é mais um bairro sofisticado de Londres, com lindas ruas e belíssimos prédios e o bacana de lá é que muitos dos seus prédios possuem a fachada branca, contrastando com os prédios marrons, tão característicos de Londres. E em Portobello Road, uma das suas ruas principais, tem prédios baixinho e coloridos, que dão um ar mais informal, leve e gostoso ao bairro.

Notting Hill - O que fazer em Londres

Se você assistiu ao filme, certamente irá procurar pelos lugares onde algumas de suas cenas foram gravadas. Eu conferi dois desses lugares. A livraria “Travel Bookshop”, que serviu de inspiração para a livraria de William Thacker (personagem de Hugh Grant), que existia no endereço 13-15 Blenheim Crescent. Esta livraria fechou em 2011, mas atualmente há uma nova livraria no local. Ela apenas serviu de inspiração. No entanto, a livraria na qual foi filmado o filme, fica em Portobello Road,  142, onde hoje funciona essa loja de souvenirs chamada Notting Hill.

Notting Hill - O que fazer em Londres

Aiii, não tinha foto sem eu

A famosa “The Blue Door” ou porta azul da casa de William Thacker (personagem de Hugh Grant), fica em 280 Westbourne Park Road, mais ao final à esquerda da Portobello Road. A casa pertencia ao autor do filme Richard Curtis e foi colocada à venda, na época do lançamento do filme por 1,3 milhões de libras. É bom frisar que apenas a porta azul existe de verdade em Notting Hill, a parte interna da casa eram produções de estúdio em Hollywood.

The Blue door. Um lugar chamado Notting Hill

A foto não ficou tão boa. Mas taí a famosa porta da casa que Willian e seu amigo hilário moravam

Mas claro que Notting Hill e Portobelo Road não se resumem a isso. São diversas lojas de cafés, livrarias, restaurantes e lojinhas de doces maravilhosas, cada uma mais impressionante que a outra, que forma uma atmosfera extremamente agradável e fascinante.

Eu fui a Notting Hill em um dia de semana e fica bem mais tranquilo para se passear pelas ruas, apreciar as lojinhas, as casas e o movimento das pessoas. Porém, não tem muita badalação. Se você quiser conhecer o seu famoso mercado (Portobello Road Market), você precisa ir aos sábados.

Portobello Road Market tem uma história que remonta ao século XIX. O mercado acontece sempre aos sábados na rua principal de Notting Hill (Portobello Road) e abrange quase dois quilômetros de extensão, com enorme quantidade de barracas vendendo frutas, verduras, produtos de segunda mão e antiguidades, e claro, atrai muitos turistas.

Pouca gente sabe mas o Carnaval de Notting Hill é bem famoso também. Trajes extravagantes e cores vibrantes se misturam a mais de quarenta sistemas de sons estáticos, com centenas de barracas que vendem comida caribenha criando uma bela festa. O evento começou em 1964 como uma celebração da diversidade da cor da cultura afro-caribenha britânica, atraindo até dois milhões de pessoas, sendo a maior festa de rua da Europa, numa mistura de ritmos, comidas, músicas e etnias.

Fique ligado! Se você estiver em Londres em agosto, o Carnaval de Notting Hill ocorre no domingo e segunda-feira do feriado bancário de agosto.

Metrô: Notting Hill Gate. Vire à esquerda e siga as placas.

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *