Morro de São Paulo

Costa do Dendê: 10 coisas para fazer em Morro de São Paulo

Pouca gente sabe, mas a história de Morro de São Paulo se confunde com a história do Brasil. Descoberto pelo navegador português Martin Afonso de Souza em 1531, Morro já foi palco, inclusive, para Segunda Guerra Mundial onde os nazistas naufragaram navios em frente à Primeira Praia, motivo pelo qual fez o Brasil entrar na guerra. E, apesar de seu descobrimento ter ocorrido junto com o do país, até pouco tempo atrás ainda era um lugar tranquilo de se viver. A luz elétrica só chegou em Morro de São Paulo em 1985!

Morro de São Paulo não ficou só na história. Hoje é considerado um dos principais destinos turísticos do Brasil e um dos mais cobiçados da Bahia. E coisa para fazer em Morro não falta. Aqui vão algumas especiais:

Tiroleza

A tirolesa de Morro de São Paulo é considerada a maior tirolesa dentro d’água do Brasil (320m de altura). Você sobe até o Farol do Morro e após poucos metros já dá no Mirante do Morro, onde está instalada a tirolesa. Mesmo quem não vai pular, vale muito a pena subir para conferir um dos mais belos visuais da ilha! Mas se você quer um pouco de adrenalina, se jogue! A caída é na Primeira Praia do Morro. Atualmente o valor custa R$50,00 e você tem que assinar um termo de responsabilidade.

Uma curiosidade: Durante a passagem da tocha olímpica pelo Brasil em 2016, a tocha desceu a tirolesa. Foi um momento lindo, de muita emoção! Nós estávamos lá! 😍

O que fazer em Morro de São Paulo

Mirante do Morro

É o mesmo mirante de onde desce a tirolesa. Mesmo quem não pretende descê-la, é o lugar que oferece uma das vistas mais incríveis das primeiras praias e onde rende excelentes fotos. Uma ótima opção para quem quiser ter uma vista privilegiada do Morro.

 

O que fazer em Morro

Forte de Morro de São Paulo

Devido Morro de São Paulo possuir uma localização estratégica para a defesa da Baía de Todos os Santos, o Forte de Morro de São Paulo foi construído para evitar as invasões holandesas no século XVII. Seu nome oficial é Fortaleza de Tapirandu e está situada ao lado do cais. Suas ruínas guardam muitas lendas e é um lugar disputado para apreciar o por do sol da ilha.

Fortaleza de Tapirandu Fortaleza Tapirandu

Igreja Nossa Senhora da Luz

A Igreja Nossa Senhora da Luz de Morro de São Paulo foi construída em várias etapas ao longo dos anos. Seu início data de 1628 e o seu término entre os séculos XVIII e XIX. Construída em estilo barroco, a Igreja de Morro de São Paulo teve em sua trajetória ouro, prata e imagens sacras. Infelizmente, já foi alvo de muitos roubos de peças históricas, datadas de 1630 como uma coroa comprada em Portugal. 🙁

Morro de São Paulo

Farol do Morro

Após uma subida de 120 degraus (mas bem tranquila!), numa trilha que se inicia em frente à Igreja de Nossa Senhora da Luz e de uma pequena caminhada, você chegará ao Farol de Morro de São Paulo. O Farol  teve o início de suas obras em 1848 e seu término só ocorreu em 1855. Durante um tempo foi considerado o farol mais moderno do Brasil e sua importância é servir como ponto de referência para chegar ao Arquipélago de Tinharé.

Morro de São Paulo

Passeio de volta à Ilha de Tinharé

O passeio de volta à Ilha de Tinharé, onde Morro de São Paulo está localizado leva um dia inteiro e passa pelas localidades de Moreré e suas piscinas naturais, Boipeba, outro paraíso baiano ainda mais rústico, com parada na Praia de Cueira, considerada uma das mais belas praias do Brasil e onde tem a famosa lagosta do Guido, Garapuá e no próprio município de Cairu, a única cidade arquipélago do Brasil. É um passeio imperdível para se ter uma visão geral de todo o arquipélago.

Morro de Sao Paulo

Caminhada até Gamboa e banho de argila

Se a maré estiver baixa você poderá fazer uma caminhada do cais do Morro até a Gamboa, passando pelas praias do Porto de Cima e Ponta da Pedra. Antes de chegar à Gamboa está a famosa encosta de argila, também chamada de Paredão da Gamboa, paradinha obrigatória para passar a argila no corpo, que segundo dizem ter funções esfoliantes e terapêuticas. A caminhada é agradável e dura cerca de 30 minutos. É uma boa alternativa para quem busca algo mais calmo, visto que essas praias são bem tranquilas e com pouco movimento.

O que fazer em Morro de São Paulo

Piscinas Naturais

A primeira, terceira e, principalmente, a quarta praia são as mais convidativas para quem busca a calmaria das piscinas naturais. Quando a maré está bem baixa ainda é possível apreciar as grandes barreiras de recifes, opção bem bacana para todo tipo de banhista, como crianças, jovens e idosos; além de um maravilhoso relax!

O que fazer em Morro de São Paulo

Curtir a nova Vila e a Feira de Artesanato

A Vila de Morro de São Paulo é uma das mais lindas do Brasil, em nossa opinião! Mesmo depois de ter perdido um pouco da rusticidade, devido a colocação das pedras, a vila continua charmosa e vibrante. Muitos restaurantes, lojas, pousadinhas e aquele vai e vem de gente num corredor estreito que deixa tudo mais especial e aconchegante! No final da tarde, tudo fica ainda melhor: a Praça Aureliano Lima recebe a Feirinha de Artesanato. Barraquinhas, luzes de lamparina e uma infinidade de produtos típicos que formam a melhor cara do turismo na Bahia.

Vila de Morro de São Paulo

1ª, 2ª, 3ª e 4ª Praia

Ah gente, fala sério! As praias do Morro são a cereja do Morro! Todas são ótimas, com um banho de mar tranquilo e muito gostoso. A segunda praia é a mais badalada, com uma excelente estrutura para se passar o dia, com cadeiras, barracas de praia e restaurantes. A terceira tem uma faixa de areia curta, só precisa tomar cuidado com a maré e a quarta é a mais tranquila de todas, ideal para ficar sossegado, relaxando na areia e aproveitar o momento.

Morro de São Paulo

Segunda Praia, num raro momento sem as cadeiras e barracas

Segunda Praia, num raríssimo momento sem as cadeiras e barracas

O que você mais curte em Morro? Conta pra gente!

Gostou? Compartilhe!

Comente direto no Facebook

comentários