Palhaços do Rio Vermelho

Movimento Cultural Palhaços do Rio Vermelho acontece neste sábado

O Diário de Salvador já está em clima de pré-carnaval! E a gente acredita que a ressignificação do Carnaval de Salvador passa por uma série de ações, e uma delas, sem dúvidas, é o fortalecimento do genuíno carnaval de rua, de cunho popular, com bandas de fanfarra, grupos folclóricos e muita diversidade.

O Movimento Cultural Palhaços do Rio Vermelho iniciou em 1986, com apenas 20 integrantes, onde os próprios confeccionavam suas perucas e a fantasia era livre. A intenção era sair com atitude e protestar com alegria e brincadeira contra a monocultura do abadá. O ciclo histórico acabou criando uma atitude mais ampla. A aceitação irrestrita e adesão da comunidade do bairro era de total apoio.

Para o desfile de 2018, os Palhaços do Rio Vermelho vão intensificar ainda mais a sua atuação, ampliando as intervenções artístico-cultural no bairro. O Movimento vai aproximar linguagens artísticas como artes plásticas, circenses e teatrais, através de ações que vão transformar o Rio Vermelho em um grande picadeiro cultural.

A ideia é promover eventos que vão levar aos espaços públicos milhares de pessoas, entre crianças, jovens e adultos que, movidos pela magia da figura do palhaço, transmitam a alegria e a leveza do circo, dos antigos carnavais sem cordas e a cultura da paz.

Palhaços do Rio Vermelho

Com um público estimado de 6 mil pessoas desfilando pelas ruas do bairro do Rio Vermelho, gratuito, sem cordas, muita fantasia e participação da comunidade do bairro, com a presença de crianças, jovens, adultos e idosos, turistas, artistas e baianos de todas as partes, o desfile dos Palhaços do Rio Vermelho é um tributo à diversidade, à paz e à alegria.

A concentração será às 17h, na Quadra Esportiva na Rua da Paciência, com maquiadores, pernas de pau, malabaristas, palhaços, baianas, grupos folclóricos e culturais que animam a população do bairro para o cortejo, que seguirá até a Rua Fonte do Boi, acompanhado pela Banda Marmelada, Grupo Folclórico Zambiapunga de Taperoá, Os Enlatados de Madre de Deus (Bloco da Latinha), Ala das Baianas, Bagunçaço, As Xicas, Pau de Fita, grupo circense, entre outras manifestações. O desfile sai às 19h em direção as Ruas Odilon Gomes e Guedes Cabral, finalizando na Fonte do Boi.

Desfile Palhaços do Rio Vermelho
Quando: 27 de janeiro de 2018
Horário: Concentração às 17h e saída do desfile às 19h
Onde: Quadra Esportiva na Rua da Paciência
Reis: Andrezão Simões e Márcia Short

Fotos: Rafaella Dominguez

Gostou? Compartilhe!

Comente direto no Facebook

comentários