O que fazer em Cambridge

O que fazer em Cambridge | Bate e volta de Londres

O que fazer em Cambridge? Enquanto a própria cidade de Londres fornece uma experiência que não pode ser descrita em palavras, são os patrimônios mundiais da UNESCO, os castelos reais britânicos e suas cidades medievais nas áreas circundantes que fornecem uma experiência britânica por excelência.

Cidades pitorescas famosas por seu chá ou universidades, castelos e construções de tirar o fôlego ao longo das margens de rios, círculos de pedra misteriosos comandando uma paisagem inteira ou abadias monumentais; verdade é que são muitos os encantos na terra da rainha. Se você procura uma cidade para conhecer no interior do Reino Unido, Cambridge é uma dessas cidades que vai lhe arrebatar e te proporcionar uma inesquecível lembrança de viagem e da Inglaterra.

A cidade de Cambridge

A história britânica é tão vasta e profunda que, para realmente entender a história do Reino Unido e seu impacto no mundo como o conhecemos hoje, seria interessante que fãs de história começassem em uma das duas mecas eruditas no Reino Unido – a Universidade de Cambridge. Depois de Oxford, é a universidade mais antiga do mundo de língua inglesa, que remonta a 1209, quando um grupo de estudiosos de Oxford teve um “desacordo” com os moradores locais e decidiu começar sua própria universidade de prestígio.

O que fazer em Cambridge

E enquanto alguns podem sugerir que Oxford seria o único lugar lógico para iniciar uma lição de história britânica adequada, Cambridge tem uma lista de ex-alunos inigualável. A universidade produziu mais de 80 ganhadores do Prêmio Nobel (!) e alguns dos maiores pensadores do mundo, como Francis Bacon, Charles Darwin e Issac Newton.

Conhecer essas históricas faculdades, óbvio, está no topo da lista de qualquer visitante em Cambridge, mas há também outras razões para visitar essa cidade, como museus e bibliotecas fascinantes, pubs, comida de rua, fazer um passeio pelo seu belo rio ou aproveitar os espaços verdes que oferecem um local tranquilo para relaxar. Confira abaixo algumas dicas sobre o que fazer em Cambridge.

O que fazer em Cambridge

Eu não segui nenhum roteiro muito certinho sobre “o que fazer em Cambridge”. Estando no centro da cidade, o negócio é sair explorando as suas ruas, que, naturalmente, você vai fazendo o que “precisa” ser feito na cidade, rs.

1. Apreciar a arquitetura da cidade

Para apreciar a esplendorosa e fascinante arquitetura medieval de Cambridge, basta, simplesmente, passear pelas suas ruas, ou pedalar, se você quiser dar uma inovada. Tudo chama a atenção, mas claro que os mais belos desses prédios, são as históricas faculdades, que irei falar logo abaixo.

O que fazer em CambridgeO que fazer em Cambridge

2. Explore as faculdades mundialmente famosas

St John’s College

A minha primeira contemplação e caída de queixo em Cambridge foi a lindíssima St John’s College. A arquitetura da St John’s é muito bonita, com construção em tijolos vermelhos mesclados com outros mais claros. Ela é a segunda maior faculdade depois da Trinity e foi fundada em 1511 pela mãe de Henry VII, Margaret Beaufort, se estendendo ao longo de ambas as margens do Rio Cam e unida pela Ponte dos Suspiros (tem foto dela mais abaixo), uma outra obra-prima da cidade.

O que fazer em CambridgeO que fazer em Cambridge

King’s College

A King’s College é outra faculdade imponente e belíssima de Cambridge e celebrada também por seus serviços de corais, incluindo o famoso Festival de Nove Lições e Coral, transmitido ao vivo pela BBC para o Reino Unido e em todo o mundo na véspera de Natal.

O que fazer em CambridgeO que fazer em CambridgeO que fazer em Cambridge

Se você tiver a chance de ouvir o Coro do King’s College, deve ser uma experiência inesquecível. Ele acontece todos os dias, às 17:30, na bela capela – King’s College Chapel – construída por Henry VIII. A grande variedade de hinos é acompanhada por um órgão banhado a ouro, que se eleva acima da congregação. É totalmente gratuito para o público. O coro é de classe mundial, então, tendo a chance, não é para ser desperdiçada.

O que fazer em Cambridge

A extraordinária capela do King’s College

Trinity College

Maior das faculdades de Cambridge, a Trinity oferece um extraordinário portal Tudor, um ar de suprema elegância e uma grande Corte – a maior de seu tipo no mundo. Também possui a famosa Biblioteca Wren, contendo 55.000 livros datados antes de 1820 e mais de 2.500 manuscritos. Os trabalhos incluem os de Shakespeare, São Jerônimo e Isaac Newton. Nesta biblioteca você ainda pode ver a bengala de Newton! aff

O que fazer em Cambridge

O que fazer em Cambridge

Ao entrar em Trinity pelo portão parcialmente dourado, dê uma olhada na estátua do fundador da faculdade, Henrique VIII, que a adorna. Sua mão esquerda segura uma esfera dourada, enquanto a direita, um cetro original. É uma introdução maravilhosa para uma das faculdades mais veneráveis ​​de Cambridge!

O que fazer em Cambridge

Amei tanto a Trinity, que fiquei umas duas horas deitada numa espécie de coreto no centro do gramado, relaxando e tentando captar a vibração do lugar, quem sabe não saía um pouco mais inteligente.

O que fazer em Cambridge

Eita! Olha eu dando às caras

O que fazer em Cambridge

Christ’s College

Vale a sua parada nessa gigante faculdade de Cambridge. A Christ’s College tem mais de 500 anos de idade e o que mais impressiona é o seu grande portão central, estampado com esculturas heráldicas de rosas Tudor. Sua fundadora, Lady Margaret Beaufort, paira acima como um espírito guiador.

O que fazer em Cambridge

Uma robusta porta de carvalho leva ao First Court, um dos tribunais frontais mais pitorescos de Cambridge e o único circular. Procure pelo rosto do seu ex-aluno mais famoso no campus ou pelos jardins dedicados à Charles Darwin, com espécies trazidas da volta de sua famosa viagem a Galápagos.

O que fazer em Cambridge

Pembroke College

A Pembroke College, fundada em 1347, é a terceira mais antiga das faculdades de Cambridge. Este é uma dos colleges mais pequenos, mas tem muita beleza e um charme muito próprio e peculiar. A capela  é encantadora e os jardins bem cuidados. Aqueles que estudam aqui, se torna um membro para o resto da vida.

O que fazer em CambridgeO que fazer em Cambridge

Outras faculdades

Conhecer as 31 faculdades de Cambridge em um único dia é uma tarefa impossível. Mas conhecer um número razoável delas é muito simples. Por elas estarem muito concentradas, ao tempo que você vai andando e explorando as ruas medievais – e apaixonantes – da cidade, você, naturalmente, vai avistando as faculdades.

Não daria para explorar mais a fundo cada uma delas, mas, pelo menos, entrar, apreciar a arquitetura e seus jardins internos, dá pra aproveitar, tranquilamente.

O que fazer em CambridgeO que fazer em Cambridge

3. Great St Mary’s Church – Igreja de Santa Maria

Com 800 anos de idade, a principal igreja de Cambridge serve a um duplo propósito: como a igreja da cidade e a da Universidade de Cambridge. Ela fica praticamente de frente para o King’s College, é pequena mas muito bonita por dentro e por fora, com características da arquitetura gótica.

O que fazer em Cambridge

Subindo os 123 degraus da torre da Igreja de Santa Maria é possível ver Cambridge de cima e uma super vista do King’s College Chapel. O valor é bem acessível, 4£.

4. Passeio de Punting

Tão essencial quanto conhecer os colleges de Cambridge, é fazer um passeio de punting pelo Rio Cam. Alugue um barquinho, sente-se e relaxe enquanto o guia faz o trabalho duro com o barco e conta histórias sobre a cidade e seus famosos moradores.

O que fazer em CambridgeO que fazer em CambridgeO que fazer em Cambridge

As vistas do passeio de punting são tão lindas, com tantas lindas paisagens para se apreciar, que nessa hora você até esquece quem você é se sente parte de uma espécie de filme encantado, de tão deslumbrante que é o cenário, rs. Nossa, como tudo é diferente da nossa realidade, às vezes você nem acredita que é uma cenário real.

O que fazer em Cambridge

The Backs

O passeio de punting permite uma bela vista das grandiosas fachadas e dos imponentes tribunais das faculdades de Cambridge, uma série de jardins e parques que se alinham ao lado do rio. Também conhecidos como Backs, os tranquilos espaços verdes e águas cintilantes oferecem uma vista incomparável das faculdades e, com certeza será a imagem mais duradoura que você terá de Cambridge! Instantâneos flashes da vida estudantil e das graciosas pontes podem ser vistos a partir desses caminhos ribeirinhos.

O que fazer em CambridgeO que fazer em Cambridge

Como falei acima, outro super destaque do passeio de punting é deslizar sob as famosas e históricas pontes da cidade, que incluem a Ponte dos Suspiros, que foi inspirada na Ponte dos Suspiros de Veneza e a Ponte Matemática (Mathematical Bridge), uma ponde de madeira muito popular em Cambridge.

O que fazer em Cambridge

Essas são as duas pontes mais famosas, mas há também outras belíssimas pelo caminho…

O que fazer em CambridgeO que fazer em Cambridge O que fazer em Cambridge

Como fazer o passeio de punting?

Siga as placas e dirija-se ao Quayside Punting Station, perto da Ponte Madalena, e você encontrará diversas opções de barcos que saem regularmente das 09:00 até o anoitecer. Também é possível pegar o barquinho em outros pontos ao longo do rio, porém não saberia dizer qual o trajeto a partir desses lugares. Desse ponto principal, a rota é de tirar o fôlego.

No inverno, cobertores são fornecidos para que você fique mais confortável em seu passeio. O fabuloso passeio de barco pelo rio Cambridge dura uma média de 45 minutos. O custo de um passeio de barco compartilhado (cerca de 8-10 pessoas no total) é £10 por pessoa.

5. Curtir os arredores ao longo do Rio Cam

Haverá sempre um cantinho bacana para você aproveitar a vista, descansar ou desfrutar de um (rápido) piquenique. De lei: deitar ao sol e tirar algumas fotos.

O que fazer em CambridgeO que fazer em Cambridge

6. The Corpus Clock

O fabulosamente angustiante “Grasshopper Clock” na esquina da Biblioteca Taylor de Corpus é imperdível para qualquer visitante de Cambridge. Revelado ao público em setembro de 2008, esta extraordinária proeza da tecnologia está orgulhosamente na King’s Parade, próximo ao King’s College.

O que fazer em Cambridge

O relógio tem um brilhante mostrador de ouro de 24 quilates e um horrível cronometrista – um gafanhoto – que fica em cima do relógio e é conhecido como “Chronophage”, aquele que come o tempo. Coloque a cabeça bem próximo do vidro e você verá como é intrigante e, confesso, apavorante, vê-lo comendo o tempo rapidamente a cada segundo.

7. Ainda o que fazer em Cambridge

O Fitzwilliam Museum (foto abaixo), da Universidade de Cambridge, abriga coleções de arte e antiguidades de classe mundial abrangendo séculos e civilizações e a Kettle’s Yard é uma das melhores galerias do país e um importante centro de arte contemporânea e do século XX, onde os visitantes encontrarão uma grande variedade de obras de arte, trilhas de esculturas e galerias para apreciar.

O que fazer em Cambridge

Jardim Botânico da Universidade de Cambridge – São mais de 8.000 diferentes espécies de plantas exibidas em 30 hectares. É o local perfeito para um piquenique ou um passeio e a atração inclui um lago, estufas, cama cronológica, jardins de pedras e uma coleção de árvores maduras. Fica a uma curta caminhada da estação e do centro da cidade.

Cemitério Americano – Numa encosta tranquila, emoldurada por árvores, do lado de fora da cidade, estão os túmulos de 3.812 militares americanos. O cemitério foi criado em 1956, e a maioria dos que foram enterrados aqui morreu na Batalha do Atlântico durante a Segunda Guerra Mundial.

Mercado de Cambridge – O mercado de Cambridge existe desde a idade média, sem nenhum sinal de parar. Queijos artesanais, chocolate orgânico, pães, doces, comida quente , ou roupas, livros e DVDs. É realizado na Praça do Mercado todos os dias, exceto aos domingos, quando há um mercado de artesanato.

Como de ir de Londres para Cambridge

Se você for de trem, eles saem da estação de Liverpool Street em Londres para a estação de Cambridge. E o ônibus National Express sai da estação de ônibus Victoria em Londres para Cambridge.

Eu fui de ônibus para Cambride e foi beeem rápido e tranquilo. Tanto trem como ônibus, dá para comprar o bilhete na hora, sem problemas. Soltando da estação ou do local em que o ônibus para, é só seguir rumo ao centro e começar a explorar a cidade.

O local que esse ônibus para, não é exatamente na rodoviária de Cambridge. Ele para ao lado de uma enorme área verde e é desse mesmo local que ele retorna. A área é essa da foto abaixo. É só atravessar esse gramado, que você já estará no centro de Cambridge.

O que fazer em Cambridge

Bom passeio!!!

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *