O que fazer em Heidelberg

O que fazer em Heidelberg | Bate e volta de Frankfurt

O que fazer em Heidelberg. Quando eu estava organizando minha viagem para a Alemanha, algumas cidades já estavam certas na minha mente, como por exemplo Berlim e Frankfurt. Eu nunca tinha visto nada sobre e nem ninguém nunca havia me recomendado Heidelberg. Mas bastou eu ver algumas fotos aleatórias na internet (que mais pareciam um conto de fadas), que eu não tive dúvidas: preciso encaixar Heidelberg no meu roteiro!

O que fazer em Heidelberg

Como uma das cidades mais românticas da Alemanha, localizada ao longo do rio Neckar, aninhado em um desfiladeiro arborizado com as impressionantes ruínas do Castelo de Heidelberg empoleirado acima da cidade, Heidelberg é uma cidade que eu sempre vou querer voltar!

Um pouco da história de Heidelberg

Antes da Segunda Guerra Mundial, Heidelberg era um reduto nazista e, em 1939, muitos dos professores universitários foram expulsos por razões política. Apesar de ser uma fortaleza nazista, Heidelberg sofreu danos mínimos durante a guerra, sendo uma das poucas cidades alemãs que sobreviveram à Segunda Guerra com pouco ou nenhum dano. Acredita-se que o Exército dos EUA queria usar a cidade como uma guarnição, pois não era uma cidade industrial como as cidades vizinhas de Mannheim e Ludwigshafen nem um centro de transporte.

Hoje, Heidelberg é uma das cidades universitárias mais animadas da Alemanha, com uma população extremamente internacional. Heidelberg tinha a maior população americana fora da América do Norte até que a base militar fechou. A cidade é tão internacional que o inglês é falado com mais frequência do que o alemão, o que é ótimo para nós, brasileiros. Placas em restaurantes e lojas, geralmente, estão em alemão, inglês e chinês.

Como ir de Frankfurt a Heidelberg

Como Heidelberg está muito próxima de Frankfurt (cerca de 80 km), um bate e volta é super tranquilo de fazer. Peguei um ônibus ao lado da Frankfurt Hauptbahnhof (hauptbahnhof = estação central em alemão) e, numa curta viagem, já estava em Heidelberg Hauptbahnhof. Essa viagem é feita por um trecho do Vale do Rio Reno, listado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e tem um dos visuais mais lindos que já vi na minha vida.

Eu comprei a passagem de ida e volta para Heidelberg no site da Eurolines, que é um buscador maravilhoso de passagens de ônibus na Europa. Como a distância era muito curta, preferi economizar a ir de trem. Ir de trem é mais rápido e uma excelente opção e o melhor buscador de passagens de trem que existe é a Rail Europe. Estando com mais de uma, duas pessoas, ir de carro será também uma forma fácil e incrível para apreciar as paisagens no seu próprio ritmo. É só escolher a que mais combina com o seu estilo de viagem!

O que fazer em Heidelberg

Depois que comecei a pesquisar sobre Heidelberg, descobri que ela é um dos destinos turísticos mais populares da Alemanha, e olha que minha ideia também era conhecer lugares mais fora do comum enquanto eu estivesse lá; o que só me confirmou como o mundo é mesmo pequeno, rs. Eu passei uma tarde em Heidelberg e me pareceu que as as melhores coisas para se fazer lá são na verdade as coisas turísticas. Vamos a elas.

→ Castelo de Heidelberg 

Como uma das principais atrações de Heidelberg, o Castelo de Heidelberg é um ótimo lugar para começar qualquer passeio. Eu cheguei na estação central, peguei um táxi e parti direto para o castelo.

O castelo teve uma longa história de azar que levou à sua aparência atual. Em 1527, um raio destruiu a parte superior do castelo antes de ser destruído pelas tropas francesas no século XVII, apenas para ser novamente atingido por um raio em 1764, o que tornou impossível continuar com a sua reconstrução. Hoje, no entanto, as ruínas do castelo são uma das estruturas renascentistas mais importantes ao norte dos Alpes e e oferece algumas das vistas mais belas da cidade.

O que fazer em Heidelberg

O Castelo de Heidelberg foi criado como uma combinação de vários edifícios agrupados em torno de um pátio, cada um representando diferentes estilos de arquitetura alemã. O castelo é o lar de muitos artefatos, incluindo o famoso barril de vinho de Heidelberg, que possui uma capacidade de mais de 193 litros de vinho! Eu não tive muito tempo para poder entrar no castelo, mas seu interior parece ser muito bonito.

O que fazer em Heidelberg

Se você não subir ao castelo de carro, a maneira mais fácil é pegando o funicular. Para descer, pode ser pelo próprio funicular ou a pé. Eu desci a pé e é super tranquilo, você vai contornando todo castelo e apreciando as paisagens enquanto vai descendo. À noite, quando as luzes do castelo se acendem, o visual de baixo é simplesmente extasiante.

O que fazer em HeidelbergO que fazer em Heidelberg

→ Kornmarkt  e a Karlsplatz

Heidelberg tem pequenas praças aconchegantes espalhadas pela Hauptstrasse, mas acho que mais bela seja a Kornmarkt. Dominando a praça, está uma estátua da Madonna apoiada por um vislumbre do Castelo de Heidelberg ao fundo. À esquerda está o Palais Prinz Carl (Palácio do Príncipe Carl) onde Kaiser Wilhelm I, Otto von Bismark, a Imperatriz Elisabeth “Sissi” da Áustria, Goethe, todos ficaram aqui. Hoje, o palácio é um dos locais de casamento mais populares em Heidelberg e o Mirrored Hall sobreviveu à Segunda Guerra Mundial e ainda está em seu estado original.

Se você tiver pouco tempo em Heidelberg (foi o meu caso), siga para Karlsplatz. Descendo do castelo a pé, você rapidamente dará nessa linda praça. Infelizmente, já era noite (fui quase no inverso e o dia ficou escuro muito rápido, apesar de estar cedo) e as fotos não ficaram legais para postar aqui.

Foto: doatrip.de

→ Marktplatz e Heiliggeistkirche

Historicamente, a Marktplatz foi usada como um local de execução pública em frente à prefeitura e, hoje, a praça principal é repleta de cafés e restaurantes cheios de moradores e turistas saboreando seus cafés e apreciando a vista da impressionante Igreja do Espírito Santo, a igreja mais famosa de todas em Heidelberg, que fica ao centro da praça. Nessa praça, você também encontrará diversas barracas vendendo souvernirs. É a hora de garantir algo da cidade.

Foto: Hotel zum Ritter Heidelberg

→ Hauptstraße / Main Street

Hauptstraße tem 1,6 km de extensão, é a principal rua de Heidelberg e a maior zona de pedestres da Europa. Tomada de prédios com fachadas barrocas e renascentistas, aqui você encontrará uma infinidade de lojas de departamento, boutiques, cafés, restaurantes, vendedores de rua, artistas e muitas vitrines. Tem muita loja maravilhosa aqui que vende muitaaa coisa boa, principalmente pra casa, uma verdadeira tentação.

Heidelberg - Alemanha

Foto: Reprodução/Internet

Ao lado da Igreja do Espírito Santo (Heiliggeistkirche), você verá o Hotel zum Ritter St. Georg, um dos locais mais importantes para ser localizado ao longo da rua principal de Heidelberg. Ele foi construído em 1592 por um comerciante de pano rico e transformado em um hotel de luxo e restaurante. Se você está procurando o melhor lugar para ficar em Heidelberg, então não procure mais, rs. Ele também é o edifício mais antigo da cidade.

Nesta avenida, comi uma pizza no Emma – Pizza-Café-Bar. Você come sentado no chão e a pizza estava ótima. O lugar é super cool e diferente, chama a atenção de quem passa. Tem boas cervejas e bons drinks também. Dá para comer bem, beber bem e ficar olhando o movimento na rua.

O que fazer em Heidelberg

→ Ponte Velha / Alte Brücke 

Atrás da Igreja do Espírito Santo, indo para o norte em direção ao rio, está o marco mais conhecido da cidade! Estendendo-se através do rio Neckar, está a Ponte Velha com o majestoso Brutentor (Bridge Gate) com duas torres, encimado por dois capacetes barrocos. Goethe é conhecido por ter se referido à ponte como “uma beleza tal como talvez não seja igual a nenhuma outra no mundo!” Com arenito Neckar rosa escuro, é uma ponte bem diferente.

Ao lado da torres da ponte está o Heidelberg Bridge Monkey, uma réplica de outra escultura de macaco que ficava ali e que foi destruída durante a Guerra dos Nove Anos (1689-93). Segundo a lenda, o macaco traz boa sorte.

Se você esfregar o espelho na escultura, a boa sorte virá a seu caminho; se você esfregar os dedos do macaco, vai garantir um retorno a Heidelberg e, se tocar nas esculturas dos ratinhos ao lado, você será abençoado com crianças gritando, ou seja, lhe trará fertilidade. Para constar, fiz tudo isso ao mesmo tepo e me senti ridícula depois, as fotos ficaram pavorosas da cena, mas tá tudo certo, afinal, turista pode tudo, rs.

Essas são as minhas recomendações sobre o que fazer em Heidelberg, na Alemanha. Quais pontos turísticos e atrações você sugere ver?

Planeje sua viagem para Heidelberg

Hospedagem em Heidelberg

  • Booking.com tem 162 hotéis, hostels e pousadas em Heidelberg e em todo o mundo. Você obtém cancelamento gratuito na maioria dos quartos e garantia de menor preço.

Aluguel de carros em Heidelberg

  • RentCars é o um dos maiores serviços de reservas de aluguel de carros do mundo, que compara todas as principais marcas. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você pode dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.

Seguro de viagem na Europa

  • Seguros Promo é um site que faz cotação para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto.

 

Gostou? Compartilhe!

Um comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + dezessete =

Um comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 2 =