O que fazer em Windsor

O que fazer em Windsor, a cidade da Rainha Elizabeth II

O que fazer em Windsor? Windsor é quase um conto de fadas, uma pequena cidade tipicamente inglesa, com ruas de paralelepípedos, localização à beira do rio e prédios históricos. O fato de você poder chegar lá em pouco mais de meia hora de Londres faz com que seja um dos passeios mais populares; e todos vão para lá, claro, por ser o lugar onde Sua Majestade a Rainha chama de lar.

Windsor, o lar da Rainha Elizabeth II

E nesta primavera todos os olhos estarão ainda mais voltados para a cidade, pois o príncipe Harry se casará com sua noiva, Meghan Markle, na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, no sábado, 19 de maio de 2018.

Se você estiver em Windsor justo nesta data, se prepare para a multidão de ingleses fervorosos nas ruas saudando esse raro acontecimento. Pelo que li, as festividades ficarão resumidas ao interior do gigante castelo, mas, com certeza, haverá desfile do novo casal e as ruas em frente ao castelo estarão tomadas e no maior clima. E, claro, lotadas de pequenas e grandes bandeiras do Reino Unido, que é praxe em ocasiões especiais, como a cerimônia de um casamento real.

Vai sentindo o clima de Windsor…

Há muito o que fazer em Windsor, além do gigante Castelo de Windsor, mas é claro que esse é o ponto alto de qualquer viagem até lá. Embora seja uma cidade pequena, ela possui muitos atrativos para os turistas, devido à sua proximidade ao castelo, estações de trem, restaurantes, lojas de luxo, lojas de chá, lembranças, alguns hotéis e até mesmo um teatro; o que acaba atraindo visitantes durante todo o ano.

O que fazer em Windsor

O paredão do castelo não nega: Estamos em Windsor!

O que fazer em Windsor?

1. Castelo de Windsor

A atração turística número 1 é obviamente o Castelo de Windsor. O Castelo de Windsor é o maior e mais antigo castelo ocupado do mundo e está aberto aos visitantes durante todo o ano. Fundada por Guilherme, o Conquistador, no século 11, ela já foi a casa de 39 monarcas. Hoje ele é o lugar onde a rainha passa a maior parte de seus fins de semana privados.

Visitei Windsor em um domingo, no mesmo dia que Bath e Stonehenge e, por isso, acabei privilegiando a cidade e não fiz o tour interno do castelo. Mas se você tem mais tempo ou irá passar o dia todo ou mais de um dia em Windsor, não deixe de conhecer esse castelo, que acho que vale muito a pena.

Por fora, já dá pra sentir o drama, a suntuosidade que é o Castelo de Windsor. Paredões gigantescos, muita segurança, área verde e bancos contornando o castelo, em meio a ruazinhas tranquilas no coração da cidade. Impressiona também a acessibilidade e proximidade que as pessoas têm ao mais importante lar da Rainha Elizabeth II.

O que fazer em WindsorO que fazer em WindsorO que fazer em Windsor

Se você der muita sorte e estiver lá em um dia em que ela receba algum Chefe de Estado no castelo, prepare-se porque é bem provável que ela desfile em carro aberto com o seu convidado. Quando eu estava em Windsor, há poucos dias a Rainha havia recebido e desfilado pelas ruas com o presidente da Irlanda. As ruas ainda estavam completamente enfeitadas com das bandeiras do Reino Unido e da Irlanda.

O que fazer em WindsorO que fazer em Windsor

O castelo fica aberto todos os dias das 9:30 às 17:15 de março a outubro e das 09:45 h às 16:15 de novembro a fevereiro e os ingressos para adultos custam £21,20 e menores de 17 anos paga £12,30. Esses valores incluem o tour multimídia e é possível a readmissão gratuita por um ano se você comprar o ingresso diretamente no site da Royal Collection. No final da sua visita, é só pedir para carimbar o seu bilhete para convertê-lo em um passe de 1 ano.

2. The Long Walk

The Long Walk é uma avenida ladeada por árvores que se estende por três milhas em frente ao castelo. Você pode chegar lá andando pela High Street e entrando no Windsor Great Park, localizado próximo ao castelo. Existem mais de 500 veados no parque que você pode encontrar ao longo da caminhada. Há também três jardins para visitar nas proximidades: O Jardim Savill, The Valley Gardens e Virginia Water.

3. Fazer um passeio de barco

Outra maneira de admirar Windsor é através de um passeio de barco ao longo do Tâmisa. A viagem dura cerca de 40 minutos e é possível apreciar o Castelo de Windsor, o Eton College, Mill House, o Windsor Racecourse e o Brocas Meadows. Umas das empresas que faz o passeio é a French Brothers Boat Trip e no site é possível ver  preços e horários, sendo que, comprando antecipado, paga-se um pouco mais barato (£7.95), no dia sai a £9. O barco parte de Windsor Promenade.

4. Conheça algum pub tradicional

1. Market Cross House – The Crooked House of Windsor

Esse é um dos pubs e uma das construções mais interessantes e intrigantes de Windsor. The Crooked House – também conhecida como Market Cross House – é um dos edifícios mais famosos da Windsor High Street graças à sua famosa inclinação. Foi construído pela primeira vez em 1592, mas sua famosa inclinação aconteceu após a sua reconstrução, 100 anos depois.

O que fazer em Windsor

A casa era originalmente um açougue, mas ao longo dos séculos o prédio abrigou muitos tipos de empresas, incluindo uma joalheria, cervejaria, loja de antiguidades e uma loja de presentes no passado. Atualmente, ela é uma casa de chá e restaurante, que serve bolos artesanais e pequenos almoços e jantares.

O que fazer em Windsor

O grande lance da Crooked House (Casa Torta de Windsor) é que, além da inclinação, ela tem uma passagem secreta (agora bloqueada) e que leva ao Castelo de Windsor e que foi usada para encontros ilícitos entre o rei Charles II e sua amante Nell Gwyn. Há também histórias que a passagem também foi usada para entregar produtos do mercado diretamente às cozinhas do Castelo de Windsor.

2. Ye Olde King’s Head

Se você procura um autêntico pub britânico no centrinho de Windsor e ainda com uma forte dose de história, pare no Ye Olde King’s Head.

O que fazer em WindsorO que fazer em Windsor

Ye Olde King’s Head foi construído durante o reinado de Henry VIII e abrigou na hospedaria de mesmo nome, ninguém menos que o escritor William Shakespeare, que escreveu, por volta de 1597, “The Merry Wives of Windsor” (“As alegres esposas de Windsor”) neste lugar. É pra infartar de emoção! Se você quer ainda mais emoção e vai dormir em Windsor, avalie ficar na pousada de mesmo nome. É a hospedaria mais antiga de Windsor, de 1525.

3. The Duchess of Cambridge Pub

Esse pub não é aquele pub histórico, mas é pub verdadeiramente britânico, no coração de Windsor, bem do ladinho do castelo. Sua decoração é uma combinação ímpar do moderno com o antigo. Se você não tiver tempo de sentar, pegue uma pint e siga andando pelas ruas de Windsor.

O que fazer em WindsorO que fazer em Windsor

Olha aí abaixo um frequentador real do pub “A Duquesa de Cambridge”. Segundo me disseram lá, o príncipe Harry também já esteve nesse pub.

O que fazer em Windsor

5. Cervejaria Windsor & Eton

Windsor tem cervejaria própria, a Cervejaria Windsor & Eton, onde é possível fazer um passeio de duas horas, experimentar algumas cervejas, visitar taverna e a loja. A cervejaria está localizada no morro abaixo do castelo.

6. Eton College

O Eton College foi fundado em 1440 pelo Rei Henrique VI a fim de proporcionar educação gratuita para 70 estudantes carentes os quais prosseguiriam seus estudos na Universidade do Rei, em Cambridge. Essa escola é uma das mais exclusivas de todo o mundo e educa aproximadamente 1.280 rapazes dos 13 aos 18 anos de idade. Os príncipes William e Harry e nada menos que dezenove primeiros-ministros britânicos estudaram em Eton, como David Cameron e os atores Tom Hiddleston e Eddie Redmayne.

O Eton fica a uma caminhada média de 15 min do Castelo de Windsor. Assim que atravessar a ponte Windsor/Eton, siga em frente por mais uns dez minutos e o colégio estará à direita.

7. Compras

Vá para o Windsor Royal Shopping, uma ruazinha liinda, ao lado do castelo, cheia de lojinhas, cada uma mais fofa que a outra. Você encontrará grandes lojas como Gap e Zara, ao lado de lojas locais com moda, jóias, lembranças e tudo mais. Foque nas lojas locais, sério, tem cada coisa surpreendente!

O que fazer em Windsor

Vale a passada na Peascod Street, no King Edward Court Shopping Center e na loja WJ Daniel & Co, que tem um selo de garantia real de Sua Majestade a Rainha como fornecedora de “presentes” para a Casa Real. Babe muito nos muitos chapéus de princesa e nos vestidos nada convencionais dessa super loja de departamento.

Além de mais de 40 lojas, no Windsor Royal Shopping há uma variedade de lugares para comer, incluindo Bills, Patisserie Valerie e Gourmet Burger. Se você quiser experimentar alguns produtos locais, o Windsor Farmer’s Market acontece no primeiro sábado do mês em St Leonard’s Road. Há também o Mercado de Rua Independente de Windsor na Rua Peascod, que acontece no meio do sábado.

8. Legoland

Se você estiver viajando com crianças, você pode planejar uma visita à Legoland, o parque temático do Lego, em Windsor. Existem mais de 55 passeios e atrações, ficando a apenas a 2 km do centro da cidade.

Como chegar a Windsor a partir de Londres

O que fazer em Windsor

Os trens partem das estações Paddington ou Waterloo. Você pode comprar os ingressos antecipadamente no site da Rail Europe ou na própria estação. Além dos guichês das companhias ferroviárias, há muitas máquinas de bilhetes nas estações.

Pegando o trem de Paddington, ele chegará à estação de Slough, onde você sairá e atravessará a plataforma para o outro lado, onde embarcará novamente para Windsor & Eton Central. Esta é a mais central das duas estações de Windsor e vai colocá-lo diretamente em frente ao castelo.

Saindo de Waterloo, você sairá na estação de Windsor & Eton Riverside. Há uma pequena subida da colina até o castelo de lá.

Você também pode pegar o ônibus da Linha Verde da estação de ônibus Victoria, mas isso leva um pouco mais de tempo, porém mais barato.

Como falei no início do texto, eu fui a Windsor de ônibus, em um passeio que inclui Bath e Stonehenge. Independente por onde você chegar, mire o castelo que estará no horizonte e siga em direção a ele. A partir dele, comece a explorar os seus arredores e as ruas de Windsor.

Quais são as suas dicas de Windsor?

E você tem alguma outra dica sobre o que fazer em Windsor? Adoraríamos saber quais foram suas impressões de lá. Divida suas experiências e recomendações com a gente deixando um comentário abaixo.

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × três =