Onde se hospedar em Salvador: Dicas de bairros e hotéis na capital baiana

A gente recebe muitos e-mails e directs no Instagram solicitando dicas de hotéis e sobre qual o melhor lugar onde se hospedar Salvador. Como esta é a primeira decisão que você precisa tomar ao escolher visitar a capital baiana, vamos fazer um pequeno resumo de regiões interessantes para ficar em Salvador e algumas sugestões de hotéis, pousadas e hostels nas suas proximidades.

Tenha em mente que Salvador é uma cidade grande e, infelizmente, nosso transporte público não é dos melhores. Mesmo após a recente inserção do metrô, estamos longes de termos um transporte que integra toda a cidade de forma fácil, dinâmica e rápida. Aqui, certamente, você usará diversos modais: ônibus, metrô, Uber, táxi. Por isso, é muito importante saber quais são suas prioridades em Salvador e, assim, definir a melhor localização para você ficar na cidade.

Existem diversas razões para ficar em certas áreas de Salvador. Vamos tentar descrever, então, os pontos positivos de ficar numa região e noutra.

Onde se hospedar em Salvador

→ Centro Histórico (Pelourinho e Santo Antonio Além do Carmo)

Se a gente fosse um turista que estivesse vindo para Salvador pela primeira vez, seria nessa região que nos hospedaríamos. Por serem as áreas mais antigas de Salvador, o Pelourinho e o Carmo tem uma aura única de história e energia que você não encontrará em outro local da cidade. Cheia de casarões antigos e coloridos, ruas de pedras e igrejas seculares concentradas; essa é a área para ficar pertinho de diversos pontos turísticos, conversar com baianos nas ruas e sentir toda a nossa baianidade em seu fervoroso esplendor.

Onde se hospedar em Salvador

Os estrangeiros são os que mais ficam no Centro Histórico de Salvador e, apesar de ser a área mais linda do mundo, em nossa opinião, clama realmente por mais cuidado e um pouco mais de segurança. Entre os hotéis mais bacana desse região estão o histórico Pestana Convento do Carmo, o charmoso Villa Bahia e até uma unidade do Hostelling International. O novo Fera Palace Hotel chegou para colocar o centro de Salvador em um novo patamar hoteleiro. No Carmo, tem ótimas opções como o Hotel Villa Santo Antonio.

→ Barra/Ondina/Rio Vermelho

A Barra, a Ondina e o Rio Vermelho são lugares excelentes para quem quer curtir praia e a vida noturna na cidade. As praias da Barra – Farol da Barra e Porto da Barra – são praias calmas e incríveis para o banho de mar e nenhum bairro de Salvador tem uma vida noturna tão pujante como o Rio Vermelho.

Onde se hospedar em Salvador

Esses bairros também são áreas também residenciais, com boa estrutura de comércio e restaurantes, onde é possível pegar transporte para toda parte. O Ibis é um hotel de bom custo-benefício no Rio Vermelho, bem pertinho do Mercure. Na Barra, o Monte Pascoal e o Grand Hotel da Barra têm excelente localização. Em Ondina, vale o Vila Galé, Othon e o Portobello Ondina Praia.

→ Pituba/Costa Azul/Itaigara

Essa região é ideal para quem vem a Salvador, especialmente, a negócios e a trabalho. Localizada na parte central de Salvador e com fácil acesso ao Aeroporto de Salvador e a salas de convenções famosas, aqui estão localizados os maiores e mais modernos hotéis da cidade e próximos a grandes shoppings centers. Mercure Pituba, Intercity, Fiesta  Sotero Hotel e o Quality são alguns deles.

Onde se hospedar em Salvador

→ Itapuã/Stella Maris

Essa região é uma ótima opção para quem quer mais sossego e tranquilidade e queira curtir praia e aquele visual típico do Nordeste, com mar a perder de vista e muito coqueiro. Ideal também para crianças. O Villa da Praia é uma delícia de hotel, o Gran Hotel Stella Maris e Catussaba Resort tem uma proposta mais de resort.  E o Deville é um clássico. O cheio de bossa Mar Brasil Hotel funciona na casa que Vinicius de Moraes morou em Itapuã.

Onde se hospedar em Salvador

Se sua ideia é vir a Salvador na alta temporada, planeje e reserve o hotel com antecedência. No carnaval e no alto verão tudo fica mais caro e você pode correr o risco de não encontrar boas opções em cima da hora.

Planeje sua viagem para Salvador

Hospedagem em Salvador

  • Booking.com tem 1.052 hotéis, hostels e pousadas em Salvador e em todo o mundo. Você obtém cancelamento gratuito na maioria dos quartos e garantia de menor preço.

Aluguel de carros em Salvador

  • RentCars é o um dos maiores serviços de reservas de aluguel de carros do mundo, que compara todas as principais marcas. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você pode dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.

Fotos: Em destaque: Mywhere.it. Pelourinho: Deville. Ondina: Portobello Hotéis. Pituba: Leila Dourado. Stella Maris: Peixe Urbano.

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 4 =

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 14 =