Elevador e Plano Inclinado de Salvador

Os dois Elevadores e os três Planos Inclinados (Funiculares) de Salvador

Por mais inacreditável que pareça, muitos soteropolitanos não conhecem, não sabem onde ficam ou nunca ouviram falar de algum desses cinco meios de transporte de Salvador. Com suas diferenças, todos dois Elevadores e os três Planos Inclinados (Funiculares) possuem o mesmo intuito: ligar as “Cidade Alta” e “Cidade Baixa”.

Essas denominações não são à toa. Salvador apresenta uma gigante falha geológica, batizada como “Falha de Salvador”, onde, no ponto do Elevador Lacerda, observa-se um paredão de rocha. Para unir as duas áreas geologicamente separadas, foram construídas ladeiras (Montanha, Preguiça, Água Brusca etc) e algumas obras de engenharia. Vamos saber um pouco mais desses lindos e pouco conhecidos tesouros de Salvador?

1. Elevador do Taboão (1896). Em ruínas e prestes a desaparecer, esse elevador é uma das coisas mais delicadas que a história de Salvador já produziu. Localizado num cantinho das ruas mais lindas (e abandonadas) do Comércio, esse elevador teria tudo para ser o mais lindo do mundo. (foto em destaque)

2. Plano Inclinado Gonçalves (1874). Fica no centro do Comércio e deixa a pessoa no Terreiro de Jesus, no Pelourinho. A saída é na lateral da Catedral Basílica de Salvador e bem pertinho da Casa do Carnaval. R$0,15.

3. Plano Inclinado Pilar (1889). Localizado atrás do prédio da SEFAZ no Comércio, sai no coração do Santo Antonio Além do Carmo, próximo à Cruz do Pascoal. La-men-ta-vel-men-te é pouco incentivado e com a área do Comércio abandonada, poucos os soteropolitanos e turistas que usam (e sabem da sua existência). Fica quase sempre fechado.

4. Plano Inclinado Liberdade-Calçada (1981). Tem o objetivo de ligar os bairros da Liberdade e Calçada. Bastante utilizado pela população, opera até aos domingos, das 7h às 13h. De segunda a sábado, funciona de 7h às 19h. De graça. (Foto: Jornal A Tarde)

Plano Inclinado Liberdade

5. Elevador Lacerda (1873). De estilo Art Decó, foi o primeiro elevador urbano do mundo e trata-se um verdadeiro cartão-postal, oferecendo aos seus visitantes a maior vista da Baía de Todos os Santos. R$0,15.

ELevador Lacerda

Quantos raros lugares no mundo tem uma conjuntura tão sui generis como essa de Salvador? Com tão pouco, quão mais inestimável seria esta cidade…

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + cinco =

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × três =