Guia prático do Museu do Louvre

Paris: Um guia prático do Museu do Louvre

No outro post que fizemos sobre o Museu do Louvre, elaboramos um mini roteiro para visitar algumas das principais obras-primas do museu. Neste post, vamos elaborar um Guia prático do Museu do Louvre, com o maior números de informações possível sobre o funcionamento, de uma forma geral, do museu.

Guia prático do Museu do Louvre

Guia prático do Museu do Louvre

Comprando os ingressos

Como sempre falo aqui nos posts de viagem, para evitar perda de tempo (desnecessária) no seu destino preferido, é ideal que você compre alguns ingressos antes. A fila para entrar no Louvre é gigantesca e não é nada inteligente ter que pegar outra fila para comprar o ingresso. Por isso, nossa dica é que você compre antes no próprio site do Louvre. Lembre-se que comprando on-line, o bilhete é válido em qualquer dia do ano e as visitas começam a partir das 09:00 da manhã. Quanto custa entrar no Louvre hoje? 17 €.  

Os ingressos do Louvre também estão disponíveis nas lojas FNAC de Paris, bem como em outras lojas de departamento, Ticketweb e TicketNet.

Se você deixar para comprar o bilhete na hora, verifique a possibilidade de compra nas máquinas automáticas de bilhetes. É rápido e fácil, e as instruções estão em vários idiomas diferentes. Pegue as escadas rolantes da entrada da pirâmide para o lobby principal do museu, onde você pode comprar ingressos e encontrar acesso central a todas as diferentes áreas do museu. É onde você também encontrará informações sobre visitas guiadas e aluguel de guias de áudio.

Entre no Louvre sem filas

Tendo seu ingresso já em mãos, quando se aproximar do museu, economize ainda mais tempo entrando pela entrada pelo Carroussel do Louvre, em vez de entrar pela pirâmide do Louvre.

Para encontrar o Carroussel do Louvre, vá até o Arco do Carrossel (que imita o Arco do Triunfo), que está na frente do museu. Ao lado dele, você verá uma escada, desça ao subsolo e você chegará ao famoso shopping debaixo do museu. Aí você encontrará a pirâmide invertida que ficou famosa com o Código da Vinci (ali estaria enterrada Maria Madalena). Siga as placas e entre no museu.

Não sabe por onde começar?

Não sabe por onde começar? Confira o roteiro que fizemos no Louvre ou as trilhas de visitantes temáticas do Louvre, que podem ser visualizadas on-line ou impressas com antecedência para levar com você enquanto visita o museu. As plantas interativas também são uma maneira divertida de se orientar e planejar sua visita ao Louvre.

A Trilha de Visitantes das Obras-primas do Museu foi projetada para ser completada em 90 minutos, e levará você pela Mona Lisa, a Vênus de Milo, e as outras obras de arte que ganharam a fama do Louvre. Se você começar a turnê às 9h, terá visto os “maiores sucessos” às 10h30 e poderá tomar uma xícara de café rápido em um dos 15 cafés do Louvre, respirar fundo e planejar resto do seu dia. 

Dias e horários de funcionamento 

O Museu do Louvre está aberto todos os dias, das 9h às 18h, exceto terça-feira e nos feriados de 1 de janeiros, 1 de maio, 11 de novembro de 25 de dezembro. Segunda: 9h às 18h. Terça-feira: Fechado. Quarta: 9h às 21h45, Quinta: 9h às 18h. Sexta-feira: 9h às 21h. Sábado: 9h às 18h. Domingo: 9h às 18h. As salas começam a fechar às 17h30 e às 21h30 nas aberturas noturnas.

O museu do Louvre não pode manter todas as salas abertas em permanência. Um calendário anual indica as seções abertas ou encerradas cada dia da semana. Informações: www.louvre.fr.

Acesso ao Museu do Louvre

  • Pela Passage Richelieu para os visitantes com um bilhete de acesso.
  • Pelas entradas da Porta dos Leões (das 9h às 17h30 excepto às terças e sextas-feiras), porém, hoje, essa entrada é reservada apenas para grupos; do Carrousel ou da Pirâmide para os visitantes sem bilhete de acesso.
  • Acesso privilegiado e sem espera pela Passage Richelieu, pela galeria do Carroussel e pela porta dos Leões, par os visitantes que possuem os cartões Amis du Louvre, Louvre Jeunes, Musée et Monuments, Louvre Enseignant, Louvre Professionnels, o passe dos estudantes de arte, o cartão American Friends of the Louvre e certas parcerias específicas.
  • Os visitantes deficientes têm um acesso prioritário pela entrada da Pirâmide. Aos visitantes com mobilidade reduzida, são emprestadas gratuitamente cadeiras de rodas.

Transportes

  • Metrô: estação Palais-Royal/Musée du Louvre, linhas 1 e 7.
  • Autocarros (Ônibus): n° 21, 24, 27, 39, 48, 68, 69, 72, 81, 95.
  • Paris l’Open Tour: parada em frente da pirâmide.
  • Parque de estacionamento subterrâneo acessível pela avenida Général Lemonier, diariamente das 7h às 23h.
  • Acesso Batobus (carreira de barco): Escala Louvre, cais François Mitterrand.

Gratuidade do museu 

O acesso ao museu é gratuito no primeiro domingo de cada mês, durante todo o dia, para todos os visitantes.

Meios de apoio à visita

O Museu do Louvre propõe uma ampla escolha de meios de apoio à visita: mapas de informação, audioguias, locais de consulta e documentação…

  • Aluguel de audioguias em francês, inglês, espanhol, alemão, italiano e japonês.
  • O CyberLouvre permite aos visitantes familiarizarem-se com as coleções e a história do Louvre mediante a consulta local de CD-ROMs e DVDs. Consulta livre, todos os dias exceto à terça feira, das 9h às 17h45. Acesso: Allée du Grand Louvre (passagem que liga o hall Napoleão à galeria do Carrousel).
  • Sala multimídia das Antiguidades orientais. Três terminais interativos permitem consultar a Enciclopédia das artes e civilizações do Oriente e do Islão, bem como vários mapas. Departamento das Antiguidades orientais, ala Richelieu, hall Colbert, sala 1 bis. Consulta livre, para todos os públicos, durante o horário de abertura do museu.
  • Sala e centro de documentação dos Objetos de Arte: informação (livros, fotografias) sobre as coleções do departamento. Ala Richelieu, 1° andar, sala 94; de seg 10h às 12h30 e das 14h às 17h30. Consulta livre, à excepção da base informatizada.
  • Documentação do departamento de Artes Gráficas. Ala de Flore, porta dos Leões. Acesso livre, a sexta-feira, das 13h às 18h

Fotografias

Nas salas das coleções permanentes, as obras podem ser fotografadas ou filmadas para uso privado do operador. É proibida a utilização de flashes e outros dispositivos de iluminação.

Grupos

  • Visita em grupo (25 pessoas) com um conferencista do museu. As visitas (1h30) são dirigidas por conferencistas dos Museus nacionais em francês, inglês, alemão, espanhol, italiano, português (!), russo e lingua gestual francesa. Reservas online por formulário de reserva ou por telefone (01 40 20 51 77).
  • Visita em grupo autônomo com um responsável ou um guia exterior. A reserva é obrigatória a partir de 7 pessoas, incluindo o responsável, o conferencista ou o guia acompanhante.

Auditório

O auditório do Louvre propõe uma programação variada de conferências, concertos e filmes relacionados com as coleções, bem como eventos do museu.

Serviços gratuitos

Bengaleiro, depósito de bagagens, enfermaria. Empréstimo de bengalas, cadeiras portáteis, carrinhos de bebé e cadeiras de rodas.

Restaurantes e cafés

O museu dispõe de um restaurante “Le Grand Louvre”, uma cafetaria e cinco cafés. Estão abertos todos os dias exceto à terça- feira e acolhem visitantes individuais e grupos.

Livraria

A livraria (hall Napoleão, sob a pirâmide) está aberta todos os dias das 9h30 às 19h (21h45 às quartas e sextas-feiras). 

O Gabinete de Artes Gráficas

Situado na ala de Flore, o gabinete de Artes Gráficas, conserva cerca de 140.000 obras em papel, de todo o tipo de técnicas. Devido à sua fragilidade à luz, estas são apresentada no âmbito de exposições temporárias. Uma sala de consulta permite ao público aceder a qualquer obra, mediante pedido prévio. 

O Pavilhão das Sessões

O rés-do-chão do antigo pavilhão das Sessões, desde o ano 2000, exibe cento e vinte obras-primas prevenientes da África, da Ásia, da Oceania e das Américas. Esta seleção de esculturas constitui uma extensão do museu do Quai Branly. Entrada pela Porta dos Leões.

Gostou? Compartilhe!

3 comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − 1 =

3 comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 2 =