Zona Azul - Salvador

Pensar Salvador… Cobrança de estacionamento nas zonas azuis da cidade

Vivemos um atual momento em que o assunto corrupção é a pauta, a ordem do dia. E, para o bem geral da nação, tomara que assim continue eternamente.

Para além da assombrosa corrupção política e empresarial que assola (e sempre assolou) o país, é um momento também de vir à tona e refletirmos sobre “pequenas corrupções” impregnadas no nosso dia a dia, na nossa rotina, das quais muitas vezes também somos agentes, visto esse assunto quase nunca envolver um único lado.

Uma coisa presente no dia a dia dos soteropolitanos e que (pode) ser um prato cheio para pequenos desvios de conduta – tanto para os motoristas quanto para os guardadores – são as cobranças de estacionamento nas zonas azuis da cidade, nos seus mais diversos desdobramentos.

Estamos contribuindo para a corrupção quando:

* Dizemos que não vamos demorar e há uma consenso entre as duas partes para dar “um por fora”, abaixo do preço da cartela e sem colocar a cartela.

* Os guardadores pedem para devolver a cartela no final, e por mais inofensivo que isso pareça, ele irá utilizar essa cartela para encobrir e forjar uma situação nada legal lá na frente.

** No primeiro caso, é muito provável que o motorista será multado por o veículo estar sem a cartela e, certamente, o guardador que você ajudou “por fora” não vai lhe defender. E se (improvavelmente) ele tentar reverter essa situação com a Transalvador, será mais um prato cheio para ele alimentar um outro ciclo vicioso de corrupção.

** No segundo caso, essa atitude só serve para fomentar a corrupção e contribuir para um clima de que “isso é besteira”, “sempre foi assim”, “não faz mal”.

↪️Quer contribuir para uma cidade e um país melhor? Então, pague o preço exato da cartela, cobre a cartela, confira se são os dados do seu veículo e não devolva em hipótese alguma a cartela ao final!

👉 Qual a sua opinião sobre isso? Você consegue ver outra coisa nesta linha em Salvador que possamos refletir?

Gostou? Compartilhe!

Comente direto no Facebook

comentários