Táxi Salvador

Pensar Salvador… preço dos nossos táxis

Há alguns dias postei que o troféu Salvador Surreal iria para os nossos táxis, visto seus preços serem altíssimos. Numa viagem ao Rio de Janeiro, pude ratificar o que já era claro: os baianos pagam muito mais caro pelo serviço de táxi em suas cidades que os cariocas.

Conforme valores atuais (destaque na foto), o custo do km rodado na Bandeira 1 em Salvador é $2,19, no Rio, $2,05; e o da Bandeira 2 aqui é $3,06 e no Rio, $2,46 – uma diferença de absurdos $0,60 (!) por km rodado, o que é MUITA COISA. Não à toa, ir e vir do aeroporto de táxi custa quase uma passagem aérea em Salvador.

Espantoso foi saber que, numa recente convenção, a classe dos taxistas de Salvador optou pelo aumento da tarifa, num contrassenso às demais classes de taxistas dos outros estados que optaram pela permanência do valor, sabedores que, quanto mais acessível, mais utilizado o serviço pela população.

Fazendo um paralelo com a atual população e frota da cidade do Rio de  Janeiro (6.476.631/33.000) e Salvador (2.921.987/6.996), temos uma proporção de 1/196 táxi/hab. no Rio e 1/417 táxi/hab. em Salvador. Apesar da proporção bem maior no Rio, uma coisa é fato: táxi lá não fica parado. Tudo bem que a cidade oferece um razoável sistema de metrô, que faz com que pessoas que possam ter carro, optem por não ter, e, consequentemente, andem mais de táxi e isso favoreça essa realidade. Mas nada justifica os preços cobrados aqui!

No post anterior havia elencado valores de corridas do aeroporto a alguns lugares da cidade. Todos preços bem elevados, por exemplo: Aeroporto x Pituba, com uma média de corrida de $70, $75, para uma distância modesta. E pessoas citaram outros abusos como Aeroporto x Vila Laura por $130.

Conversando com um taxista do Rio sobre os preços cobrados em Salvador, ele ficou abismado e deixou bem claro: uma corrida que dê mais de R$100 no Rio, é raro acontecer. Talvez do Recreio x Galeão, atravessando a cidade inteira.

Preços mais amenos para uma cidade bem mais rica que Salvador, descontos nas corridas, não oposição a corridas curtas, não ouvir desaforos quando isso acontece e transporte público a preços modestos para ir e vir do aeroporto. Uma realidade que, infelizmente, não ainda vivemos em #Salvador.

As únicas coisas que pagamos mais barato em relação ao Rio de Janeiro é o valor da bandeirada (4,35 – 5,20), hora parada (21,83 – 25,83) e a bagagem já estar inclusa.

Gostou? Compartilhe!

Comente direto no Facebook

comentários