Relógio Astronômico de Praga

Praga: o Relógio Astronômico e a Torre da antiga Prefeitura

Dos atrativos da praça da Cidade Velha, o mais disputado é o Relógio Astronômico de Praga (Orloj), que fica no prédio da antiga Prefeitura. Sua parte mais antiga data de 1410, ou seja, ele está ativo há mais de 600 anos! O relógio mostra a posição do sol e da lua (considerando o Planeta Terra como centro do Universo), é cheio de detalhes e é formado pelos doze apóstolos de Cristo, o mostrador astronômico, o calendário na parte de baixo, que representa os meses do ano e várias esculturas ao redor.

A cada hora cheia, uma corneta começa a tocar alto e, uma pequena multidão que já estava em frente ao relógio formada, começa a aumentar ainda mais. Vão surgindo turistas de todos os lugares e, se você quiser ver melhor o espetáculo, o ideal é já garantir um lugarzinho o quanto antes. O local em frente vai ficando completamente tomado.

Roteiro de um dia em Praga

Multidão aglomerada em frente ao Relógio Astronômico de Praga

No topo do relógio existem duas janelinhas que se abrem para revelar a “Caminhada dos Apóstolos”, saudando a cidade. Essa encenação dura cerca de dois a três minutos e é feita ao som de uma musiquinha.

Na lateral direita do relógio, você verá um esqueleto (que representa a morte) tocando um sino, que acena para a escultura do homem turco (símbolo do prazer e entretenimento), que abana a cabeça em resposta. Em seguida, na lateral esquerda, um avarento (que representa a avareza) com uma bolsa cheia de dinheiro agita uma vara para um homem se olhando no espelho (representando a vaidade).

As outras estátuas do relógio não se movem, são elas: um astrônomo, um cronista, um filósofo e um anjo. Toda a performance termina com o canto de um galo dourado e o toque do sino soa no topo da torre. É muito lindinho tudo, mas já adianto: a encenação do relógio da Prefeitura de Munique, na Alemanha é mais bonita. Breve, conto tudo aqui!

É uma pena que o vídeo que gravei da encenação dos apóstolos não caiba aqui para anexar. 🙁

Relógio Astronômico de Praga

❓ A encenação do Relógio Astronômico de Praga é feita a qualquer hora do dia e da noite?

 Não. Todas as horas em ponto, das 8h às 20h. Será muito difícil estar em Praga e não estar próximo dele em alguma hora cheia.

A Torre da Antiga Prefeitura de Praga, onde fica o relógio, possui 69,5 metros e a visão de cima é realmente espetacular. Você não irá se arrepender. Você confirmará (se ainda não) como Praga é uma verdadeira joia da Europa e se perguntará como essa cidade pode ser tão linda! Tão encantador quanto percorrer as ruas de Praga é vê-la de cima, um cenário que remete aos contos de fada.

Roteiro de um dia em Praga

O mais legal (e diferente) dessa Torre é que, após a parte que você solta do elevador, você vai subindo até o topo por rampas, o que, convenhamos, já é uma boa ajuda. No topo da torra tem uma lojinha de produtos bem bacanas e diferentes, porém eles são um pouco mais caros, aposte em algo que seja bem diferente.

DSC00806

Gostou? Compartilhe!

Comente direto no Facebook

comentários