Praga: Um pouco da Igreja de Nossa Senhora de Týn

Um pouco da Igreja de Nossa Senhora de Týn

A Igreja de Nossa Senhora de Týn foi fundada por comerciantes e mercadores e remonta ao ano de 1365, sendo o maior símbolo do estilo gótico tardio da capital da República Tcheca. Destacando-se no horizonte de Praga, é impossível não se impressionar com as suas duas torres pontudas, que superam 80 metros de altura, cada uma com oito lanças e que são um marco (e um guia, rs) em meio ao labirinto de telhados da Cidade Velha. Interessante que essa linda igreja é uma das raras igrejas em que a sua fachada não é completamente livre.

Igreja Nossa Senhora de Týn

O arcade de edifícios em frente à igreja, restringindo sua vista, abrigava a famosa “Escola Tyn“. A construção teve que ser interrompida durante a agitação hussita. Mais tarde, com o rei eleito, King de Podebrady, a igreja e suas torres distintivas foram concluídas. Esta foi a igreja principal dos hussitas entre 1419 e 1621.

Uma estátua de George de Podebrady com uma espada estirada, como protetor do cálice hussita, foi colocada no telhado do frontão e foi removida logo após a vitória dos Habsburgo católicos na Batalha da Montanha Branca, após o qual o cálice dourado foi derretido para formar o halo para a estátua da Madona que agora domina o telhado do frontão. Dentro da igreja está o túmulo de mármore do importante astrônomo dinamarquês Tycho de Brahe. Ele foi convocado para Praga em 1599 pelo imperador Rudolph II.

Para achar a entrada da Igreja de Nossa Senhora de Týn é um pouquinho complicado, é quase tava desistindo. Para encontrá-la, é preciso atravessar o prédio de quatro arcos em frente a ela, do lado direito. A entrada é grátis e, infelizmente, neste dia ela estava fechada. Mas segundo relatos e previsto, o interior da igreja é maravilhoso e, claro, vale a visita!

Não perca nenhuma atração de Praga: O que fazer em Praga

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + um =

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − seis =