Cemitério dos Ingleses Salvador Bahia

Saiba mais sobre os Cemitério dos Ingleses, localizado na Ladeira da Barra

Você sabia que em Salvador, além do Cemitério dos Estrangeiros, que fica em frente ao Campo Santo, existe o Cemitério Britânico (British Cemetery), mais conhecido como Cemitério dos Ingleses?

A principal razão da existência desse Cemitério foi a diferença de religião, na época. Ao chegarem no início do século 19, os imigrantes britânicos eram protestantes, da Igreja Anglicana, e construíram sua própria Capela no Campo Grande.

Em 1810, o Príncipe Regente D. João concedeu aos britânicos residentes no Brasil o direito de estabelecer seus próprios cemitérios.

Neste cemitério foram sepultadas várias pessoas ilustres, como John Ligertwood Paterson, um dos fundadores da Escola Tropicalista Baiana, Edward Wilson, fundador da empresa de navegação Wilson & Sons, dois companheiros de Charles Darwin, da expedição do Beagle, Jones e Charles Musters. Alguns ex-consules britânicos e estadunidenses também foram sepultados no Cemitério, além de membros da comunidade judaica em Salvador.

Composto também por um capela do séc XIX, esse sítio histórico foi tombado, em 1993, pelo Governo da Bahia e é aberto à visitação pública.

Localizado na Ladeira da Barra, o Cemitério dos Ingleses possui uma vista privilegiada para a Baía de Todos os Santos.

Gostou? Compartilhe!

Comente direto no Facebook

comentários