Comércio em Salvador

Salvador e o Mundo, o Mundo e Salvador… Lisboa!

Da série Salvador e o Mundo, o Mundo e Salvador – Basta um pouco de atenção para sentir o nosso mundo pelo mundo afora!

Talvez você não tenha reparado, mas é bem provável que a calçada do seu prédio, da sua casa ou do seu trabalho seja feita com pedras portuguesas. E se você observar um pouco mais, notará que as pedras portuguesas desenham algumas das calçadas mais antigas de Salvador, são parte da nossa história e uma das muitas heranças lusas que existem na capital baiana.

Em Portugal, especialmente, em Lisboa, elas são muito tradicionais até hoje e, para sua manutenção, ganharam até profissionais especializados: os calceteiros. Foram eles que trouxeram para o Brasil, por volta de 1910-1920 a arte de revestir milimetricamente o piso das ruas.

Salvador e o Mundo... Lisboa

Por aqui, ainda é possível caminhar sobre as pedras portuguesas, especialmente no Centro Histórico, Campo Grande, Av. Sete, Comércio, Barra, Cidade Baixa e outros bairros. Apesar de representarem um pouco da nossa memória, a falta de manutenção dos calçadões e a falta de técnica utilizada na hora da colocação foram destruindo essa nossa história e dando espaço para calçadões de concreto e (pouco) mármore.

Trocar pedras por concreto é mais simples mas essa ação em massa e em lugares históricos significa um empobrecimento das nossas características culturais. O calçamento português é marca importante da nossa vida física e até espiritual!

Os calçadões da Praça do Rossio, em Lisboa (foto acima) e de Copacabana no Rio e esses dois últimos alentos no Comércio (fotos abaixo) estão aí para mostrar que os passeios, quando feitos bem feitos com pedra portuguesa, não há nenhum tipo de problema. Sobra charme, beleza, história e um sentimento incrível de pertencimento!

Comércio em Salvador Comércio

Veja outro post de Lisboa da nossa série Salvador e o Mundo.

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *