Salvador e o Mundo

Salvador e o Mundo, o Mundo e Salvador… Londres!

Da série: Salvador e o Mundo, o Mundo e Salvador – Basta um pouco de atenção para sentir o “nosso mundo” pelo mundo afora.

Duas praças no coração das suas cidades, com um monumento em formato de coluna e uma estátua no topo dedicada aos seus heróis. Na base do monumento, quatro leões gigantes, símbolos internacionais de força, coragem e orgulho, que servem como guardiões simbólicos e protetores de palácios, parques, etc.

Uma é a Trafalgar Square (1843), a principal praça de Londres – Inglaterra. Seu nome vem da Batalha de Trafalgar (1805) na qual os britânicos (Inglaterra), liderados pelo Almirante Nelson (em destaque no topo), derrotaram as forças de Napoleão (França) e abriu caminho para o domínio econômico e militar do planeta pelos cem anos seguintes.

A outra é O Monumento ao Dois de Julho no Largo do Campo Grande (1895), homenagem aos heróis do 2 de julho de 1823, quando os portugueses foram expulsos definitivamente do Brasil, 10 meses após o grito do Ypiranga, – Independência ou morte – por D. Pedro I. Foi naquela data, que se consolidou a independência do Brasil.
O monumento tem como símbolo principal “O Caboclo“, um índio armado de arco e flecha simbolizando o Brasil e a afirmação de identidade, nacionalidade e liberdade, golpeando uma serpente, que vem a simbolizar o governo da metrópole e a tirania portuguesa.

As semelhanças entre as duas praças ainda ficam por conta de prédios históricos ao seu redor, como a National Gallery e a igreja de St. Martin-in-the-Fields em Londres e, por aqui, o Teatro Castro Alves e o Arcebispado de Salvador.

As diferenças ficam por conta da nossa ser bastante arborizada, pouco frequentada e fechada com cadeados. E a de Londres ser aberta, sem verde e viver eternamente lotada de gente do mundo inteiro que vão só pra curtir a praça.

Gostou? Compartilhe!

Comente direto no Facebook

comentários