Puerto Madero

Salvador e o Mundo, o Mundo e Salvador: Puerto Madero

Da série Salvador e o Mundo, o Mundo e Salvador – Basta um pouco de atenção para sentir o nosso mundo pelo mundo afora!

Puerto Madero em Buenos Aires, Argentina é um dos projetos de renovação urbana mais bem sucedidos do mundo. Após uma reforma, aportaram por lá monumentos, atrações diversas (como um navio que virou um cassino), prédios residenciais, escritórios e hotéis voltados para o Rio de la Plata. Largos calçadões para pedestres e ciclistas, num ambiente revitalizado e agradável, com inúmeros restaurantes, cafés, sorveterias, fecham o cenário idealizado que qualquer viajante procura.

Assim como Buenos Aires, Salvador tem o seu porto. Assim como Puerto Madero, o Porto de Salvador também está situado em frente ao Centro e a poucos metros da sede do governo. Só que, lamentavelmente, nosso porto não é turístico nem acessível aos soteropolitanos. Alguns armazéns foram demolidos e deram espaço a uma área que seria fantástico podermos desfrutá-la, mas hoje ela se restringe a um local cercado e abandonado e a um estacionamento pago e caro – pasmem, ao lado das águas da baía!

Porto de Salvador

Como em Puerto Madero, poderíamos ter aqui lindos prédios, inúmeras atrações e o melhor da gastronomia baiana e brasileira. Mas nada se compararia ao nosso potencial turístico. O que é o Rio de la Plata frente ao por do sol e aos inúmeros cruzeiros que chegam pela Baía de Todos os Santos? Para cada alfajor, temos um acarajé. Para o leve e sofisticado tango, a batida indelével dos tambores africanos.

Gostou? Compartilhe!

Comente direto no Facebook

comentários