O que fazer em Colonia del Sacramento

Uruguai: O que fazer em Colonia del Sacramento

O que fazer em Colonia Del Sacramento? Colonia del Sacramento (Colônia do Sacramento) no Uruguai é a única cidade uruguaia colonizada por portugueses e isso a faz ter um estilo diferente das outras. Muito interessante é que a fundação de Colonia del Sacramento foi feita por Manuel Lobo, então Governador da Capitania Real do Rio de Janeiro, a mando do Império Português no século XVII.

Colonizados por portugueses que também fomos, passear por suas ruas de pedras e pelo seu centro histórico, cheio de casinhas portuguesas simples e antigas é como fazer uma viagem ao passado e também se sentir um pouco no Brasil, mais especificamente numa cidade histórica do interior do Brasil, como Paraty, por exemplo.

Eu conheci Colonia del Sacramento a partir de um bate e volta de Buenos Aires e neste post irei relatar como ele é super fácil de fazer e dicas sobre o que fazer em Colonia del Sacramento.

❓Como ir de Buenos Aires à Colonia del Sacramento?

É muito simples. A partir de Buenos Aires existem algumas opções de se chegar à Colônia do Sacramento. Várias empresas de ferry fazem esse trajeto e a viagem dura entre 50 min e 3 horas, a depender do tipo de embarcação utilizada. Eu utilizei a Buquebus, pois segundo informação do taxista seria a melhor empresa e foi uma travessia muito tranquila e rápida (cerca de uma hora e meia) pelo Rio de la Plata (Rio da Prata) até Colonia.

O que fazer em Colonia del Sacramento

O Buquebus é uma das empresas mais famosas para se fazer o trajeto Buenos Aires x Colonia del Sacramento, além de fazer outros trajetos (Buenos Aires x Montevidéu ou Buenos Aires x Punta del Leste). Os barcos possuem uma estrutura muito boa, com lanchonete e duty free.

O Duty Free do Buquebus é muito bom e os preços um pouco melhores que o Duty Free do Aeroporto de Ezeiza. Inclusive, deixei de comprar um Ray-Ban nele e depois não encontrei o modelo que eu queria no aeroporto. Fiquei retada. Portanto, se você tiver interesse em algo específico, aproveite para comprar logo lá.

Você pode comprar sua passagem antecipadamente no site www.buquebus.com ou na hora, no terminal que fica em Puerto Madero. Eu comprei na hora e foi muito tranquilo. Só tome muito cuidado quanto ao horário, você terá que passar pelo controle de imigração (Voilá, mais um carimbo no passaporte!) e a fila neste dia estava enorme.

❓O que fazer em Colonia del Sacramento

O Terminal Portuário de Colonia del Sacramento é grande e bastante arrumado, o oposto do Ferry boat de Salvador, dá até para se surpreender. Mesmo que só agora efetivamente você esteja em solo uruguaio, não é necessário fazer um novo controle de imigração, visto que ele já foi realizado em Buenos Aires, apenas é necessário passar pelo controle do raio-x.

Ao sair do terminal, logo em frente você verá diversas opções de meio de transporte para alugar. Tem bicicletas, bugres, bicicletas-jardineiras, entre outros. Eu aconselharia muito você alugar qualquer um deles, nem que seja a bicicleta para poder explorar melhor a cidade e ir a lugares mais distantes. Eu não aluguei e me arrependi muito, pois tive que andar demais e ainda estava com a coluna mega doendo, tinha dado um trauma nela em Buenos Aires.?

Bairro Histórico

Seguindo na rua em frente ao terminal, algumas quadras acima, do lado esquerdo, você encontrará uma avenida larga e bonita (Av. General Flores), que andando reto dará no famoso Bairro Histórico de Colonia del Sacramento.

O que fazer em Colonia del Sacramento

O Barrio Histórico de Colonia talvez seja o melhor local da cidade para se passear e contemplar. Cada beco, cada rua, cada casa, casarões vão revelando detalhes, uma beleza muito própria e um pouco de história da colonização portuguesa. Bom é ir andando, sem rumo e sem pressa, aproveitando as paisagens e a vista privilegiada para o Rio de la Plata.

O que fazer em Colonia del Sacramento

Ao longo do bairro, você encontrará a Plaza Mayor, casa de câmbio, igrejas, café, bares, sorveterias (tem unidade da Freddo!) e algumas opções gastronômicas.

O que fazer em Colonia del Sacramento

A Calle de los Suspiros é a principal e a mais antiga rua do Bairro Histórico, onde você encontrará um portal em pedra, correntes e farol, um resquício da guerra pela colonização do Uruguai. Em 1995, Colonia del Sacramento recebeu o título de Patrimônio Cultural e Natural Mundial pela UNESCO.

O que fazer em Colonia del Sacramento

Um dos lugares mais visitados no Bairro Histórico é o Farol de Colonia del Sacramento, que remota a 1857 e, ainda hoje, auxilia embarcações que cruzam o Rio da Prata desde o século XIX. A subida de 27 metros cansa um pouquinho mas é tranquila e do topo dá para aproveitar o panorama da cidade e do rio. O farol cobra uma pequena taxa de entrada e é aberto para o público todos os dias da manhã até a noite.

O que fazer em Colonia del Sacramento

Ainda nas proximidades do farol, é possível conhecer a Casa Nacarello, um museu que representa a vida colonial dos europeus assentados no século XVIII, o Museu Português (exibe réplicas de móveis e uniformes utilizados pelos portugueses), o Museu Municipal (acervo com objetos, artefatos e documentos de diferentes períodos da colônia), o Museu del Azulejo (mostra diferentes tipos de azulejos de países como Portugal, Espanha e França, além dos primeiros utilizados no Uruguai), o Museu Naval (conta a história dos conflitos marítimos que fizeram parte da história da cidade) e a Plaza Mayor.

❓O que mais sobre Colonia?

Como falei lá em cima, alugar algum meio de transporte pode ajudar a aproveitar melhor a cidade. Se andar é a sua praia, uma opção é fazer um walking tour e saber mais sobre a história da cidade. Se ainda der para aproveitar o por do sol, você pode escolher Muelle Viejo com sua ponte de madeira e barcos ancorados, a balaustrada do Paseo de San Gabriel ou o Centro Cultural Bastión del Carmen. A fama do queijo de Colonia é grande mas não atestei :(.

 

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *