Vaticano

Vaticano: Informações gerais e práticas do país sede da Igreja Católica no mundo

Estado do Vaticano é o menor estado independente do mundo e está localizado dentro da cidade de Roma. Pra você entender melhor, é como se ele fosse mais ou menos um bairro da sua cidade, sendo que, nesse caso, o bairro é, simplesmente, um país. Esse pequenino território é formado pela Basílica de São Pedro, pela Praça de São Pedro, pelos Museus do Vaticano e pelos Jardins do Vaticano, tudo isso incluído dentro de muros ou paredes chamadas de leoninas.

Conhecer bastante o Vaticano era a minha prioridade em Roma. Em cinco dias na cidade, visitei o Vaticano em quatro momentos diferentes. O primeiro, no domingo, dia mais concorrido do Vaticano, para receber a benção papal, conhecer a Basílica de São Pedro e a sua cúpula. O segundo, para os Museus do Vaticano. O terceiro para a audiência papal e o quarto momento para conhecer a Necrópole Vaticana, no tour pouco conhecido pelos turistas, chamado de Scavi Tour.

Vaticano

Você precisa fazer tudo isso? Com certeza, não. “Eu sou muito católico e quero fazer isso tudo mas só tenho dois dias, tem como?” Não. Explico abaixo o porquê.

No domingo, dia fundamental para se visitar o Vaticano, os Museus do Vaticano e o Scavi Tour não funcionam. Porque o domingo é fundamental? Não é clichê ir à Roma e ver o Papa. Considero essencial, especialmente, se você é católico. Você não irá se arrepender, ainda mais se o Papa vigente ainda seja o iluminado Papa Francisco.

Já a audiência papal acontece apenas às quartas-feiras pela manhã e não dará para conciliar ela com os Museus, a Basílica e a cúpula no mesmo dia. Então, se o Vaticano for uma prioridade para você, um terceiro dia, no mínimo, precisa ser inserido em sua rota. Mas isso não significa que você ficará o dia inteiro lá, apenas que você terá que ir em três momentos diferentes.

Nesse post irei falar, de forma mais resumida, das maiores atrações do Vaticano. Em outros posts, detalharei melhor cada uma delas.

BASÍLICA DE SÃO PEDRO

Em uma cidade de igrejas magníficas, nenhuma chegará aos pés da Basílica de São Pedro, a maior, mais rica e mais espetacular da Itália e, já acrescento, do mundo. Tudo aqui é mais que superlativo. A segunda basílica, construída entre 1608 e 1612, possui imensa fachada de Carlo Maderno, com 48 metros de altura e 118,6 metros de largura. Oito coluna de 27 metros apoiam o sótão superior onde treze estátuas gigantes representam o Cristo Redentor, São João Batista e os onze apóstolos.

Vaticano

O cavernoso interior de 187 metros cobre mais de 15 mil metros quadrados – é a maior igreja do mundo! – e contém obras de arte espetaculares, como a Pietà de Michelangelo, o Altar Papal, o Baldacchino de Bernini, sob a abóbada, a Capela do Coro e tantas outras. Uma luz natural, suave e intermitente adentra a Igreja e deixa tudo ainda mais grandioso.

IMG_1487 Basílica de São Pedro

Basílica de São Pedro

❓Preciso alugar áudio para visitar a Basílica de São Pedro? 

Sim e muito. Se você tivesse que escolher um único áudio para gastar seus euros em Roma, seria esse! Não dá pra deixar passar tanta informação, que irão lhe emocionar, sobre as obras espalhadas pela igreja. Vale cada centavinho de euro e o aúdio é excelente, mesmo no português de Portugal. O português brasileiro ainda bem em baixa na Itália. 🙁 Aluguel do áudio: 6 euros

❓A Igreja do Vaticano é um santuário?

Não, não é. A Basílica de São Pedro não é aquele lugar em que você verá grupos de devotos, fiéis ou romeiros numa espécie de transe espiritual. Mas isso não a faz uma igreja fria. Eu não me senti pequena em nenhum momento. Mas se você for ao Vaticano fora de um grupo de excursão religiosa, em que durante todo o caminho o grupo esteja nessa “vibe”, talvez você possa se frustar por não se sentir tão “tocado”. Como sede da Igreja Católica no mundo, a Basílica de São Pedro é uma congregação de obras de arte sacras fabulosas, um verdadeiro templo de riqueza, cultura e história.

👉 Se você não for fazer o Scavi Tour, procure, dentro da igreja, a placa que leva às Grutas do Vaticano, que foram criadas para o sepultamentos dos papas. Você verá os túmulos e sarcófagos, bem como várias colunas enormes da basílica original do século IV. As grutas são o finalzinho do Scavi Tour.

💰Valor da entrada da Basílica: Gratuito

CÚPULA DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO

Antes que alguém possa ter dúvidas se vale a pena subir até a cúpula, já adianto que vale absurdamente! Aqui você sentirá uma das suas maiores emoções em Roma!

Basílica de São Pedro

Primeiro é preciso explicar que existem “dois passeios” à cúpula. Eu não fazia ideia e não havia lido sobre isso, anteriormente, em nenhum blog de viagem.

O primeiro, interno, você sobe até o teto da cúpula, a mesma que você olha pra cima e vê lá de baixo da igreja. Já lá em cima, além de ver as pessoas minúsculas passeando pela igreja; você vê, de pertinho, as pinturas mais lindas e perfeitas pintadas no teto por Michelangelo (gênio!) que você já estava babando lá de baixo. Inclusive, aí vem a primeira surpresa e spoiler: elas são, na verdade, um grande mosaico. Dá pra acreditar em tamanha perfeição?

Cúpula Basílica de São Pedro

O segundo passeio, o externo, é onde se tem a visão total de Roma. Explico melhor: após a parte interna, você sai para o telhado da igreja. Aí começa uma nova subida, para, digamos assim, a cúpula da cúpula, aquele ponto lá no alto, onde não tem mais para onde subir, rs.

Para essa segunda parte, não tem mais opção de ir de elevador. São 320 degraus que valem qualquer esforço. A visão de 360° de toda a cidade de Roma, dos Jardins do Vaticano, que compreende metade do território do Estado do Vaticano e são o refúgio predileto dos pontífices e da Praça de São Pedro é mais que esplendorosa.

Basílica de São Pedro

IMG_1161 DSC08753

❓São quantos degraus até a cúpula?

São 551 degraus até o topo. A primeira parada em que você vê os mosaicos imensos e com toda a riqueza de detalhes são 231 degraus. Aqui você pode ir de elevador e eu lhe aconselharia muito a ir! Deixe para gastar energia explorando outros pontos mais interessantes. A segunda parada são mais 320 degraus que só podem ser percorridos de escada. Apesar de um pouco difícil, a subida vai revelando ângulos sensacionais da própria Basílica.

❓Li em diversos lugares que a subida é muito difícil. É verdade? 

Olha, eu, sinceramente, não achei. Subi a cúpula com três idosos de 65, 70 e 73 anos e foi muuuito tranquilo. A escada é estreita? É. Você tem que abaixar em alguns lugares? Não! Em poucos momentos, você dá uma inclinadinha mas também nada demais. Só é importante ressaltar que se você resolver subir, não há possibilidade de retornar ou parar, pois o fluxo da escada segue em apenas uma direção.

💰Valor da subida de elevador: 5 euros e compra na hora. De escada é gratuito.

ANGELUS – A BENÇÃO DO PAPA NA PRAÇA DE SÃO PEDRO AOS DOMINGOS

Se você for à Roma e não quiser ver o papa, vá ao Vaticano em qualquer dia, menos no domingo. Porque o domingo é o dia principal para se ver o Papa em Roma. Ao meio dia, acontece o “Angelus Domini”, que significa “anjo do senhor”. Trata-se de um momento em que o Papa relembra aos católicos, através de orações, o momento da anunciação, quando o Anjo Gabriel teria anunciado à Maria a Concepção de Jesus Cristo.

Um multidão se aglomera na Praça de São Pedro aguardando o tão esperado momento: o Papa aparecer na janela e abençoar, em diversas línguas, uma multidão sedenta por tanta coisas! É muito emocionante ser, por um dia, parte dessa multidão.

Benção Papal

Nesse dia, especialmente, o Papa não deu a benção na janelinha. Ele presidiu a Santa Missa na Praça São Pedro na Solenidade de Pentecostes e deu a benção ao final. Foi uma missa linda e um momento indescritível de paz! Você pode conferir esse momento clicando aqui: https://www.youtube.com/watch?v=KPcXaEFY2j4.

AUDIÊNCIA PAPAL

Se não lhe basta ver o papa do alto da janelinha da Biblioteca do Vaticano abençoando a multidão que se aglomera, aos domingos, na Praça de São Pedro, você precisa tentar participar da audiência papal, que acontece todas as quartas-feiras no Vaticano.

Audiência Papal - Vaticano

O papa dirige-se ao seu rebanho na esplanada do Vaticano ou, se estiver chovendo, por ex, ele recebe os fiéis num espaço fechado, geralmente na Sala Paolo VI. Para participar dessa audiência, é necessário enviar um fax e uma carta à Prefeitura do Vaticano e torcer para que eles respondam e para que o Papa esteja em Roma justo no dia em que estará! Às vezes, eles mandam fax, às vezes, e-mail, às vezes, eles não respondem. Mas não desista. No dia da audiência vá mesmo assim, que você poderá participar.

❓Como funciona, na pratica, a audiência papal?

É bom chegar bem cedo ao Vaticano na quarta-feira. Isso porque há milhares de pessoas de todo lugar do mundo com o mesmo propósito que o seu. E, principalmente, para garantir um bom lugar nessa audiência. E esse bom lugar, lógico, é pra ver o papa mais de pertinho e sentir uma emoção única que você levará para o resto da sua vida!

Após todas as pessoas se acomodarem, sentados, religiosos do Vaticano saúdam todos os presentes em suas línguas nativas. Acredita que nesse dia a primeira saudação foi em português brasileiro? Você não ficará voando por não entender inglês, italiano ou coisa do tipo. Todas as mensagens sã traduzidas para o português. As mensagens são repetidas em diversas línguas, mas você não enjoa! É um momento único, de silêncio e especialíssimo! Imagine que privilégio viver isso? Com certeza, muitas pessoas desejariam estar no seu lugar!

Eu não sei qual será o papa atual quando você for ao Vaticano, mas se ainda for o Papa Francisco, garanto que tudo valerá a pena: as filas, o calor ou o frio, o cansaço físico. Eu me emocionei muito ao vê-lo bem pertinho de mim, do meu lado! Que momento, que emoção! Ver a sua face tão bondosa e carismática e ouvir sua mensagem de fé, através de uma fala tão tranquila e serena foi algo indelével para a alma.

❓O Papa Francisco fala em português na audiência?

O Papa Francisco fala em diversas línguas na audiência. Ela não falou exatamente em português, mas o tradutor do Vaticano faz a tradução perfeitamente. De qualquer forma, por ele falar italiano e espanhol, línguas próximas à nossa, dá pra entender bem a sua mensagem. Tudo é mágico! Tenho certeza que você vai entender o que precisa ser entendido, rs.

❓Dá pra tirar uma fotos, beijar a mão do papa na audiência?

Olha, se você for muito sortudo e mais que abençoado, quem sabe! Chegue muito cedo e fique na primeira fileira. Após a audiência, o Papa cumprimenta algumas pessoas, quem sabe ele não vem para o seu lado, rs. Reza, meu filho!

❓Tenho que ir um dia antes para pegar o convite para a audiência?

Tem. Mas se você não puder ir um dia antes, eles dão a opção de você pegar na própria quarta, a partir das 7h, antes da audiência. Mas é um pouco confuso e você poderá ficar num local ruim. Melhor mesmo pegar no dia anterior.

❓Não recebi a confirmação da audiência do Vaticano. O que faço?

Vá mesmo assim! Vi pessoas que não tinham recebido e mesmo assim conseguiram participar.

‼A audiência papal é completamente gratuita! Cuidado com empresas, pessoas ou pacotes de viagem que cobram por ela. Você só precisa entrar em contato com a Prefeitura do Vaticano, clicando aqui.

MUSEUS DO VATICANO

Por que “museus”e não “Museu do Vaticano”? Aqui pinta a primeira dúvida. Porque os Museus do Vaticanos são formados por diversos museus. Não é um museu único, com uma única temática. São diversos e cada um explorando uma coisa diferente. Há o Museu Egípcio, Etrusco, Gregoriano Profano, o Pio Clementino, Pio Cristino e por aí vai.

DSC01232 Museus do Vaticano

Os Museus do Vaticano contêm uma das maiores coleções de arte do mundo. Eles exibem desde múmias egípcias e bronzes etruscos até obras dos velhos mestres e pinturas modernas. As Salas de Rafael, que faziam parte dos aposentos privados do Papa Júlio II, merecem uma apreciação redobrada; mas o destaque e apogeu da visita acontece na chegada à espetacular, fascinante e esplendorosa Capela Sistina, que abriga duas das obras mais famosas do mundo da arte – os afrescos do teto e o Giudizio Universale (Juízo Final) do Michelangelo.

Você até pensa que a Capela Sistina é o final do museu, mas na verdade, ainda tem muita coisa para se ver. Por isso, pare, descanse e aprecie sem moderação esse momento. Muita coisa ainda terá por vir.

Museus do Vaticano

👉 Preciso alugar áudio para visitar os Museus do Vaticano? 

Eu diria que é primordial. Não dá para passar batido, sem maiores informações sobre tanta riqueza histórica. Eu até teria uma pequena crítica ao áudio. Ele não é muito objetivo e traz algumas informações desnecessária para aquele momento, deveria ser mais focado nas obras de arte expostas, mas vale a pena!

💰Valor da entrada do Museus do Vaticano com áudio: 16 euros. Adquira aqui.

SCAVI TOUR

Primeiramente, o que é isso?

Scavi Tour

A Guarda Suíça Pontifícia te recepcionará para o Scavi Tour

O Scavi Tour é um tour feito pelas “escavações” do Vaticano, guiado por um padre ou um guia com bastante conhecimento da Roma Antiga e do mundo antes do cristianismo. Ele te leva a conhecer tudo aquilo que foi achado a partir das escavações bancadas pelo próprio Vaticano cujo objetivo era procurar alguma prova de que Pedro, o apóstolo de Jesus e fundador da Igreja, de fato existiu.

A histórica é bem complexa: o último desejo do Papa Pio XI, morto em fevereiro de 1939, foi ser enterrado o mais próximo possível do túmulo de São Pedro. O Papa Pio XII resolveu atender o pedido de seu antecessor e determinou que algumas escavações fossem feitas porque sempre se soube que a Basílica de São Pedro tinha sido construída onde São Pedro havia sido crucificado, mas não se sabia exatamente onde isso teria ocorrido. Os escavadores acabaram descobrindo uma necrópole romana dos tempos pagãos bem embaixo da atual Basílica de São Pedro. A escavação continuou em segredo (isso foi durante a II Guerra Mundial e receava-se que se Hitler descobrisse se interessasse pelo lugar) e o túmulo original de São Pedro terminou sendo descoberto.

Em um altar existente nessa necrópole descoberta nas escavações foram encontrados restos mortais que, depois de estudos científicos e religiosos, foram anunciados como sendo os de São Pedro. Os ossos eram de alguém com setenta anos, com marcas de crucificação nos pés (São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, a seu próprio pedido, porque ele que não se sentia digno de ser crucificado da mesma maneira que Jesus Cristo) e que estava enterrado no altar principal de uma igreja, o que seria uma indicação de respeito e relevância.

Essa visitação traz uma carga considerada de conhecimento histórico e a própria visitação, em si, é bastante densa. Eu jamais imaginava haver uma necrópole embaixo da Basílica de São Pedro e mesmo que restos mortais do apóstolo Pedro estivessem ali. Na verdade, todo esse tour possui um ar de mistério e o próprio Vaticano não estimula muito sua visitação. Cada grupo possui no máximo dez pessoas e é preciso reservar com bastante antecedência para se conseguir uma vaga. Os horários são um pouco apertados.

❓Sou católico e não gosto de história. Gosto de história mas não sou católico. Vale a pena fazer o Scavi Tour?

Independente de qual lado você esteja ou até mesmo se você for ateu, vale, sim, e vale muito! Com tudo que você verá e ouvirá lá dentro, uma pouco diferente, no mínimo, você irá sair.

❓Dá mesmo para ver o túmulo do apóstolo Pedro, aquele da Bíblia?

Não, não existe exatamente um túmulo. O que existe é um altar, que foi construído, a posteriori, ao redor do local onde estaria os seus restos mortais. Esses restos mortais hoje estão numa urna. Você fica um pouco distante e há uma luz indicativa desse local.

❓Como reservar esse passeio?

É preciso passar um e-mail para scavi@fsp.va e aguardar o retorno deles. Quando eles responderem, é só efetuar o pagamento da visita por cartão de crédito. É tudo muito simples e no e-mail eles explicam tudo direitinho. Você fica sabendo mais e até podendo fazer um tour visita virtual, clicando aqui.

💰Valor do Scavi Tour: 13 euros

Observação: A parte do post que fala da história do Scavi Tour é do Viaje na Viagem.

Gostou? Compartilhe!

Comente direto no Facebook

comentários