Festival Gastronomico de Itacaré

Veja a programação do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, que começa amanhã!

O sul da Bahia é tudo de bom e vai ficar ainda melhor com o Festival Gastronômico Sabores de Itacaré acontecendo entre os dias 01 a 17/12.

Nesta terceira edição, 42 restaurantes participam do Festival, com um total de 45 pratos. As receitas que serão apresentadas têm como ingredientes principais os produtos da terra, cultivados pelas famílias da região. Aliando turismo diversificado, praias, ecoturismo e a vida noturna da cidade ao Festiva, a expectativa é de atrair mais de 10 mil turistas durante os dezessete dias do evento.

No decorrer do evento, o público degustará os pratos inscritos com preços promocionais, que variam de R$6,00 a R$40,00. Os 42 estabelecimentos participantes estão subdivididos em cinco categorias: prato principal, petisco, lanche, sobremesa e drink.

Cozinha Show
O espaço preparado para a interação entre profissionais da gastronomia local e visitantes será montado em três pontos da cidade. Itinerante, a Cozinha Show será instalada na Praça da Mangueira nos dias 1 e 4 de dezembro, na Praça São Miguel nos dias 9 e 10 de dezembro, finalizando nos dias 16 e 17, na Passarela da Vila.
A cozinha será um espaço para os chefes mostrarem suas habilidades e ensinarem alguns de seus truques, usando como ingredientes os produtos da agricultura familiar.
Já estão confirmados o Chef Fabrício Lemos (Restaurante Origem), a finalista do programa Hells Kitchen – Cozinha Sob Pressão, do SBT, a chefe Grace Trankels, o consultor gastronômico Junior França, entre outros.

Festa do Chef
Esse ano a novidade é a Festa do Chef, uma apresentação ao vivo de uma receita com tema do Festival. É a primeira vez que o evento proporciona o formato de cozinha ao vivo.
Após cada preparo vai acontecer uma degustação do prato apresentado e encerra com música ao vivo de artistas locais. A Festa do Chef faz parte da programação da Cozinha Show e acontece entre nos dias 4, 8, 12, 11 e 15 de dezembro.

Programação Cultural
Durante o Festival, a cultura e a música terão espaço garantido e de forma gratuita. Manifestações culturais quilombolas ganham destaque, como a Levada Cultural, Rancho, Bicho Caçador, Volta da Jiboia, Capoeira, Maculelê, Samba de Roda, Puxada de Rede, Dança Afro, entre outras serão apresentadas.

Sempre após a Cozinha Show, artistas e músicos locais vão mostrar seu trabalho, como a MPB de Laís Marques, o pop rock de Abaga, o reggae do Bruta Raça, Luizinho Luz traz o seu forró estilizado, além do samba de Ronara Criola. Ju Moraes é um dos destaques do evento, que se apresenta na noite do sábado, dia 3. Na sexta-feira, dia 2, a banda U Tal do Xote leva o forró para a praça. A agenda de eventos segue até o dia 17.

Feira do Agricultor
A feirinha com produtos da Agricultura Familiar será montada nos dias 2 e 3 de dezembro, na Praça da Mangueira e nos 8 e 9, na Praça São Miguel. Serão comercializados produtos como grãos e farináceos, arroz agulhinha polido, centeio em grão, soja grão granel, óleos, temperos, geleia. A feirinha funcionará das 9h às 14h.

Feira de Artesanato
Os artesãos locais vão expor produtos como acessórios, roupas com estilo datado, telas, quadros, luminárias, velas, cosméticos e perfumaria artesanal e local. Além disso, os restaurantes que participam do Festival também poderão participar das feiras, comercializando seus pratos, em porções pequenas a preços promocionais.

Trilha do Cacau
A Fazenda Santana que produz vários insumos à base de cacau, receberá a visita de convidados e jornalistas durante o Festival. Localizada em Itacaré, o espaço trabalha de forma ética e sustentável com a produção de cacau orgânico em consórcio com outras culturas, entre elas o açaí e a pecuária com a produção de leite e derivados, dispondo também de serviços de turismo rural.
Entre os atrativos ecológicos, estão a trilha do cacau, trilha do curral, trilha do pau-brasil, trilha da cachoeira, observação de pássaros e pesca nos rios e lagos localizados na fazenda.

Turismo
Famosa pela beleza natural de suas praias, Itacaré também oferece atrativos para todos os gostos. As praias urbanas e rurais, as águas doces das cachoeiras, o pôr do sol que tem a sua melhor vista na Ponta do Xeréu, além das igrejas centenárias, como a de São Miguel – Padroeiro da Cidade – de 1720. O farol que pode ser visto na praia da Concha, o Rio de Contas para passeios de barco, canoa, stand up e rafting, além dos monumentos históricos, como o canhão do século XVI, em homenagem a ocupação e defesa da antiga Vila de Barra do Rio de Contas, localizado na Praça do Canhão. A cidade rica em turismo abre o verão destacando o turismo gastronômico.

FESTIVAL GASTRONÔMICO SABORES DE ITACARÉ

01 a 17.12 – Todos os estabelecimentos participantes do Festival estarão em funcionamento para degustação dos pratos subdivididos nas seguintes categorias: prato principal, petisco, lanche, sobremesa e drink
01 a 04.12 – Abertura Especial na Praça da Mangueira
01.12 – Abertura no espaço Cozinha Show, Feira de Produtos Locais e apresentações culturais e artísticas e show com artistas locais
02.12 – Cozinha Show e Feira de Produtos Locais apresentações culturais e artísticas
03.12 – Cozinha Show, Feira de Produtos Locais, show com Ju Moraes
04.12 – Cozinha Show, Feira de Produtos Locais, Apresentações culturais e artísticas
05 a 08.12 – Festa do Chef nos Estabelecimentos participantes
09 e 10.12 – Cozinha Show na Praça São Miguel – Orla de Itacaré
09.12 – Cozinha Show, Feira de Produtos Locais e apresentações culturais e artísticas
10.12 – Cozinha Show, Feira de Produtos Locais, e show com a Banda Utal de Xote
11 a 15.12 – Festa do Chef nos Estabelecimentos participantes
16.12 – Cozinha Show na Passarela da Vila e apresentações culturais
17.12 – Festa de Encerramentos para convidados

Gostou? Compartilhe!
  1. Sandra
    12 de dezembro de 2016

    Legal.

    Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *